Mais um inexperiente à procura de ajuda!


Recommended Posts

Boas,

Desde já quero dar os parabéns a todos os membros aqui do fórum pela excelente informação que têm escrito por aqui! ;)

 

 

Posso dizer dizer-vos que provavelmente sou mais um daqueles curiosos que vem para aqui chatear-vos com perguntas e se calhar já foram feitas mil vezes mas tenho algumas que gostava de esclarecer.

 

Vamos começar pelo início, sou completamente inexperiente nestas andanças da aquariofilia, mas depois de ver alguns aquários aqui mostrados pelos utilizadores confesso que estou muito interessado em entrar “neste mundo” :)

 

Então ca vai. Tenho aqui um desses, tão usados por aqui, cubos da Vodafone e gostaria de lhe dar uso para ver como me safo. :) Pelo que tenho lido por aqui não é aconselhável por fauna, também não me quero aventurar na fauna, por enquanto. Mas em termos de flora acho bastante interessante o que tem sido feito por alguns utilizadores e acho que fica bem bonito.

 

 

Sendo assim gostaria de saber quais as plantas mais adequadas a um aquário tão pequeno, e o que necessitava para o manter vivo.

 

Já andei a ler sobre isso e, como é lógico, a luz é importantíssima. Tenho uma lâmpada económica de 11W e penso ser de 2700K. Será indicada para esta litragem?

 

Depois a qualidade da água é a minha outra duvida. O método de deixar a agua repousar é eficaz para lhe tirar o cloro e os outros químicos nocivos?

 

Ah, e precisarei de um filtro ou apenas TPA's regulares chegam? Estava a pensar num daqueles mais pequeninos, de mochila, não são caros e pelo que tenho lido são suficientes para a quantidade de água presente.

 

Por ultimo em termos de solo o que me aconselham? Moro muito perto de um rio, alguma hipótese de aproveitar o que tenho aqui á mão?

 

Pronto, acho que é tudo, e já é demais! Agradeço desde já a quem teve paciência para ler tudo, e agradeço a duplicar a quem se der ao trabalho de me responder.

 

 

 

Obrigado a todos e continuem com o excelente trabalho a dar vida a este fórum.

Editado por LuisDuarte_49933
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar muito bem vindo ao forum.

 

Com um cubo da vodafone podes fazer coisas bastante interessantes como por exemplo um nano de camarões, em vez de ter só plantas podes ter camarões uns red cherry por exemplo como são facil de manter.

 

Em relação á filtragem há uns filtros da marca JEBO muito bons pelo que li.

 

Tens também que comprar um termostato porque mesmo só para plantas elas precisam de agua quente. tens uns baratos de 50w dá perfeitamente.

 

Em relação ao solo eu escolhia um areao preto no caso de quereres camarões ou areão de rio como dizes moras ao pé de um rio vai lá ver o que podes aproveitar, mas se aproveitares tens que ferver tudo muito bem.

 

Mas espera por mais opiniões dos expert aqui do forum eu sou apenas um novato.

 

Espero ter ajudado com a minha opinião.

 

E força nesse projecto.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é apenas flora não é absolutamente necessário o termostato. Há muitas plantas que vivem bem em água fria. Se colocares camarões (uma óptima ideia!) então, sim!

 

A lâmpada deve ser uma qualquer daylight com 5000k ou 6400k.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar muito bem vindo ao forum.

 

Com um cubo da vodafone podes fazer coisas bastante interessantes como por exemplo um nano de camarões, em vez de ter só plantas podes ter camarões uns red cherry por exemplo como são facil de manter.

 

Em relação á filtragem há uns filtros da marca JEBO muito bons pelo que li.

 

Tens também que comprar um termostato porque mesmo só para plantas elas precisam de agua quente. tens uns baratos de 50w dá perfeitamente.

 

Em relação ao solo eu escolhia um areao preto no caso de quereres camarões ou areão de rio como dizes moras ao pé de um rio vai lá ver o que podes aproveitar, mas se aproveitares tens que ferver tudo muito bem.

 

Mas espera por mais opiniões dos expert aqui do forum eu sou apenas um novato.

 

Espero ter ajudado com a minha opinião.

 

E força nesse projecto.

 

 

Ora, desde já obrigado pela resposta tão breve.

 

Em termos de filtragem estava a pensar neste filtro. será suficiente?

 

No caso do aquecedor acho que vou por, visto que os camarões vão precisar de agua quente. 50w não sera demais para a quantidade de agua (5 litros)?

 

Na parte do solo, o areão preto teria de o comprar. Mas o areão do rio já tenho algum em casa, já o lavei mas ainda não fervi. É mesmo necessario?

 

Em relação á iluminação, 2700K nao chega mesmo não é?

 

Obrgidao mais uma vez pela ajuda e continuação do bom trabalho. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, desde já obrigado pela resposta tão breve.

 

Em termos de filtragem estava a pensar neste filtro. será suficiente?

 

 

Xii, penso que esse filtro será um exagero para um cubo da vodafone... Esse filtro faz 400 L/h, ou seja numa hora faz 80 ciclos de água, para não falar na corrente dentro do cubo...

Eu talvez optasse por um filtro de esponja ;)

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, desde já obrigado pela resposta tão breve.

 

No caso do aquecedor acho que vou por, visto que os camarões vão precisar de agua quente. 50w não sera demais para a quantidade de agua (5 litros)?

 

Na parte do solo, o areão preto teria de o comprar. Mas o areão do rio já tenho algum em casa, já o lavei mas ainda não fervi. É mesmo necessario?

 

 

50w é demais para um cubo da Vodafone, 25W é o mais indicado. Procura um pequeno porque o espaço que tens não é muito

 

Lava o areão varias vezes, aconselho que o laves mesmo muito bem e ferve antes de o colocares.

Editado por bnito

bnito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao filtro tenta procurar um jebo ou um elite que dá perfeitamente para o que tu pertendes.

 

Em relação ao termoestato vou ser sincero nunca vi de 25w o mais baixo que vi ate hoje foi de 50w mas se o bnito diz que há acredito.

 

Sim tudo o que metas dentro do cubo seja areia troncos ou outras decorações deves de ferver sempre tudo muito bem que é para tirar os micróbios que as coisas possam trazer.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ir ás lojas da especialidade aqui em Coimbra para ver o que há, porque ainda só andei a ver online. Mas o que está no link é de caudal ajustável, não dará para ajustar à litragem que tenho?

 

ion, acho que estamos a falar de coisas diferentes. Eu estava a pensar num aquecedor sem termostato. E desses há uns mais "fraquinhos", a partir de 5w.

 

Ok, vou cozinhar tudo muito bem para não ter problemas :P

 

Obrigado mais uma vez, pessoal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eles têm loja física ou é só mesmo online?

Desconheço que tenham loja física mas entregam em frente ao portugal dos pequeninos sem quaisquer custo adicionais.

 

Sim há termostatos de 25W. Mas tem atenção ao tamanho tens de comprar um que seja compacto, há uns baratos e pequenos de 10w e 15w penso que deve dar bem.

 

Filtro é complicado pois mesmo os mais pequenos vão provocar muita agitação da agua, penso que o melhor mesmo são TPA dia sim dia não ou mesmo todos os dias.

 

aqui há muito topico sobre cubos da vodafone

Editado por bnito

bnito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconheço que tenham loja física mas entregam em frente ao portugal dos pequeninos sem quaisquer custo adicionais.

 

Sim há termostatos de 25W. Mas tem atenção ao tamanho tens de comprar um que seja compacto, há uns baratos e pequenos de 10w e 15w penso que deve dar bem.

 

Filtro é complicado pois mesmo os mais pequenos vão provocar muita agitação da agua, penso que o melhor mesmo são TPA dia sim dia não ou mesmo todos os dias.

 

aqui há muito topico sobre cubos da vodafone

 

 

Amanha ligo para o contacto que eles têm no site.

 

Mas os filtros não são reguláveis em termos de caudal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tens é que ter o cuidado de não tirar muita agua para não teres grandes picos de temperatura por exemplo se o cubo levar 5l tiras 1L isto é só um exemplo.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Novidades no meu 1º aqua. Acabei agora de definir o layout com que vai ficar. (Em principio!)

Agora só faltam as plantas e encher para depois virem uns Red's.

Ou posso encher já? É que ainda não tenho o termostato nem o filtro (se comprar).

Fica aqui uma fotozita do aqua!

 

52e0ec5275c25bc2a866d43c1c3586df9ec61a44ffcb0f65c88a27cd46bbee3f6g.jpg

 

Obrigado pela preciosa ajuda, abraços!

Editado por LuisDuarte_49933
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.