Pelicula de gordura


Recommended Posts

Caros,

 

tenho uma pelicula de gordura a formar-se à superficie da água. Eu sei que é normal, mas que se tem de evitar/retirar e o skimmer é a melhor forma de o fazer.

 

A minha questão é que o meu skimmer é interno (turboflotor 750) e a entrada de agua não fica na superficie mas sim a meio da altura do tanque. Isto não é ajustável.

 

Não tenho espaço para uma sump pelo que não posso usar sistemas de overflow ou afins.

 

Tenho uma bomba de 3700 l/h a criar bastante turbolencia à superficie, mas não resolve todo o problema.

 

Sugestões? Aquilo já começa a cheirar mal quando se mete a mão na água.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A única hipótese que conheço é realmente aumentar a turbolência à superficie, criando o efeito de uma onda.

 

Não sei qual é o débito do skimmer mas se calhar não tem suficiente força para o teu aquário ou não está bem ajustado. Eu sou apologista de que o skimmer deve estar sobredimensionado em relação ao aquário e no meu caso tenho um skimmer para 1000 litros, e tenho apenas 300 litros no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu skimmer também está sobredimensionado. Ele ultimamente não escuma quase nada, mas isso é "normal" porque está a receber ozono.

 

A qualidade da água não deve estar mal, pois o redox está entre 300 e 350 mV (depende da hora).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Está a um canto. O tanque tem duas placas horizontais de vidro. É numa delas que o skimmer está preso.

 

Talvez não esteja a perceber a tua ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

então com dois pedaços de vidro da altura do aqua fazes uma caixa como se estivesses a tapar o skimmer deixas apenas 1 ou 2 cm de folga para o poderes manobrar, colas com silicone ao aqua e em cima colocas um pedaço de plástico como se fosse um pente virado para cima igual ao das colunas secas ou dos overflow na altura da superficie da agua e em um dia a pelicula desaparece.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Para a gordura da superficie basta aumentares a circulação á superficie... se mesmo assim não funciona é porque não estas a movimentar bem á superficie.

Podes ajudar a retirar essa gordura com uma TPA retirando apenas água da superficie, mas regra geral criando turbulencia á superficie resolve sempre.

Experimenta !!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

o que é um TPA?

 

Tenho uma elevada turbulencia na superficie graças a uma bomba de 3700 l/h que aponta para uma rocha e esta faz deflectir grande parte do fluxo para cima. Mas mesmo assim acumala-se gordura (principalmente nas zonas com menos turbulencia).

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

TPA - Troca parcial de água...

Com 3700 litros a movimentar a superficie é muito dificil teres alguma camada de gordura...

 

Tenta melhorar ainda mais, e se possivel que se dê uma turbulencia da água que vai dessa bomba com água de outra bomba !!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA - Troca parcial de água...

 

E assim se prova que o óbvio às vezes é o mais dificil de perceber.

 

Vou ajustar as outras duas bombas (1000l/h cada) para apontarem tb para cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais