Dezenas de minhocas minúsculas dentro do aquário!!


Gremlyn

Recommended Posts

Boas

 

Como o nome do tópico indica, há dois dias deparei-me com dezenas de minhocas brancas com 2 ou 3 milímetros de comprimento e nem meio milímetro de espessura a rastejarem-se (na vertical, entenda-se) nos 4 vidros do meu aquário.

 

Nenhum dos peixes aparenta sinais de doença.

 

Isto é normal?

 

 

 

Tenho um Malawi com 240l (70x70x60) com cerca de 20peixitos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dás algum tipo de comida congelada aos peixes? Isto porque existe daquela comida que são larvas de mosquito branco e etc... Aquilo pode eclodir. Se não, tenta arranjar algum peixe que coma isso, também pode ser algum tipo de verme, mas duvido, daqui por um tempo tens é moscas ou mosquitos a saírem do aquário. Um simples cometa, peixe de água fria, resolvia-te o caso. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda

 

 

Dás algum tipo de comida congelada aos peixes? Isto porque existe daquela comida que são larvas de mosquito branco e etc... Aquilo pode eclodir. Se não, tenta arranjar algum peixe que coma isso, também pode ser algum tipo de verme, mas duvido, daqui por um tempo tens é moscas ou mosquitos a saírem do aquário. Um simples cometa, peixe de água fria, resolvia-te o caso. Cumps.

 

Só dou granulado para ciclídeos e ervilhas cozidas... o peixe cometa dá-se bem com ciclídeos e com água quente (24º,25º)?

 

 

Vê o meu tópico que está na minha assinatura do aquário dos camarões

 

Não me aparece nenhum link na tua assinatura e fiz um search no motor de busca do fórum e não me apareceu nada... mas encontrei o tópico que falas no Google! lol... não fizeste nada para tirar as minhocas? Simplesmente as deixaste lá ficar?

 

 

Será que um bótea palhaço (ou lá como se chamam) come isto?

Editado por Gremlyn
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom se são realmente o que eu tenho, são inofensivas.

 

é de estranhar como é que no teu aquário os peixes não lhes tocam.

 

Ainda ontem ao fazer uma TPA no aquário de invertebrados peguem em umas quantas e deitei no aquário dos escalares, foi uma festa, agora em vez de as mandar fora dou-as aos escalares para eles as comerem.

 

Podes recorrer ao uso que químicos, ou à colocação de uns peixes que as comam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possível que não lhes toquem por terem a barriga cheia! Mas também tenho medo de passar um dia sem lhes dar comida na próxima semana porque acabei de por lá 2 pequenitos e em vez de jantarem minhocas, jantem dialeptos bebés... Ainda ontem saltou um Memba deep (ou lá como se chama) da maternidade com 1,5cm e nunca mais o vi...

 

Também não queria recorrer a químicos. Que tipo de peixe recomendas para pH 7,7?

 

Obrigado pela ajuda! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não serei a pessoa indicada para te responder a isso derivado a teres africanos e eu não ter experiência em africanos, só em americanos.

 

Pelo que tenho lido dos Africanos eles são muito territoriais, mas são mais virados para o vegetal, já os Americanos também gostam de Animal em especial os Escalares.

 

Sempre podes os ir aspirando nas TPAs, os vermes encontram-se mais no areao, e nos vidros, mas tem que ser assim que a luz se acende.

 

Assim que a luz se acende muitos deles começam a esconderem-se ou nas pedras ou substrato.

 

O Facto de ser inofensivos já te dá uma boa vantagem, e muito tempo para tentares encontrar uma solução adequada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda

 

 

 

 

Só dou granulado para ciclídeos e ervilhas cozidas... o peixe cometa dá-se bem com ciclídeos e com água quente (24º,25º)?

 

 

 

 

Não me aparece nenhum link na tua assinatura e fiz um search no motor de busca do fórum e não me apareceu nada... mas encontrei o tópico que falas no Google! lol... não fizeste nada para tirar as minhocas? Simplesmente as deixaste lá ficar?

 

 

Será que um bótea palhaço (ou lá como se chamam) come isto?

 

coitado do cometa. o cometa é um peixinho dourado, vai ser muito maltratado pelos ciclideos e duvido que sejam eficientes.

 

Eu tive dessa bicharada no meu aquario de inverterio coloquei peixes-lapa e resolveram o problema. Podes meter peixes-lapa com ciclideos africanos. eu tenho sem problemas., mas não fazem parte do biotopo africano.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha escrito antes mas reafirmo, só falei no cometa por brincadeira, e posso garantir que o cometa resolvia isso, tenho cometas em casa à anos, sou particularmente apaixonado por esse peixe, e ele come tudo o que se mexa na água e que consiga agarrar, até lhes dou caracóis pequenos quando estão em numero exagerado no aquário de água quente e comem, já comeram moscas e até traças, e até platys minúsculos já vi os meus comerem numa troca de aquário que não consegui agarrar os alvins todos. Isso dos cometas serem meio "bobos" não podia estar mais errado, na natureza os cometas são predadores, comem tudo, até camarões. Quanto a usares peixes "lapa", pode ser uma ideia, isso de peixes "lapa" são plecos borboleta, ou plecos do Bornéu, ou plecos de Hong Kong, são peixes de água fria também como os cometas, não vão resistir muito tempo em temperaturas superiores a 23 graus, e uma vez dentro do aquário esses meninos são muito difíceis de lá serem retirados. Aconselho-te a estudares os peixes da família dos que tens e ver se algum gosta de "bitoqque". Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cometa não é nenhuma espécie de peixe, é uma variação manipulada ( se bem que não muito) de peixinho dourado criada nos EUA. Depende do tamanho das minhoquinhas, mas estas serao demasiado pequenas para serem comidas por cometas. Ninguem disse que sao peixes estupidos...

 

os peixes-lapa são predadores naturais de pequenos seres para além de algas e precisam é de um aquario bem oxigenado, o problema nao é bem a temperatura, mas o oxigenio. A temperatura de um aquario de africanos também não é tão alta assim.. Mas sim, depende do ciclideo em questao, mas por norma os ciclideos africanos vendidos nao serão problema com algumas honrosas excepções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos!

 

Penso que o peixe lapa seja este: Beaufortia leveretti

 

Temperatura de 18º a 24º e pH de 6,5 a 7,5.

 

Neste momento no aquário tenho pH 7,7 e temperatura de 24,5ºC.

 

Posso tentar arranjar o peixe mas mais cedo ou mais tarde terei de me livrar dele ou então é possível que morra dado não conseguir reunir as condições ideais. Assim que me livrar dele o mais cedo é o raio das minhocas começarem a brotar do nada. Será que há algum peixe que dê para manter num Malawi e goste de minhocas minúsculas brancas? :medieval_mace:

 

Já agora, quanto custará o peixe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende da oxigenação do teu aquario e cuidados extra no verao com a subida de temperaturas e respectiva perda de O2 da água.

 

é peixe para custar 3 euros.

 

Do Malawi não faço ideia.

 

Suspeito que os Synodontis anões do lago tanganyika são capazes de comer isso, mas não tenho certeza. Tenho synodontis lucipinnis e dafnias sei que comem, logo pode ser que comam também isso.é um peixe mais caro, e se calhar muito mais a ver com os ciclideos africanos, mas julgo que não farao, mesmo sendo capazes de comer, um trabalho tao bom como os peixes-lapa.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que não só, poderia levar golpes pelo corpo e perder escamas, alem de alto stress para o animal. o maior problema seria com o ciclideos tanganyikas e americanos que desovam no substrato em covas, logo territoriais, dado os peixes dourados terem tendencia a circular sempre pelo aquario e nao conhecerem a noção de territorio, seriam vitimas constantes de ataques.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Quase três semanas depois tenho o problema quase resolvido.

 

Limpei o filtro e comecei a dar menos comida aos peixes porque disse-me um primo meu que as minhocas cresciam e multiplicavam-se alimentadas por matéria em decomposição.

 

Também me deixei de preocupar tanto quando vi os pseudotropheus e os labidoscromis (ou lá como se escreve) no dia semanal de passar fome a fazerem a folha às minhocas.

 

Ainda tenho algumas pelo aquário mas já não estou preocupado porque eles as comem, são muito poucas e nenhum peixe apresentou sinais de doença.

 

Aqui fica o meu tributo para a comunidade

 

obrigado a todos que me ajudaram.

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos que me ajudaram.

Só agora vi este post, mas cá vai; a ajuda que de facto precisavas, ninguém te deu...

 

Ciclídeos do Malawi num aquário de 70 cm? Ainda po cima 20 peixes? Esse aquário não serve nem para manter um casal de LABIDOCHROMIS, portanto todos esses peixes devem estar em muito más condições. Por isso não é de espantar o aparecimento desse tipo de pragas, sempre associadas a má qualidade da água.

 

Se pesquisares um pouco vais concluir que esse biótipo necessita de pelo menos 120 cm de frente e uma filtragem de grande capacidade, acima das 3 ou 4 vezes litragem do aquário; os teus 20 peixes, prsumindo que se tratem todos de ciclídeos do Malawi necessitariam aí de 140 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.