Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

recentemente apareceu me uma especie de algas nem sem bem o é pois nunca tal me tinha acontecido nao tenho plantas no aqua alguem pode ajudar a resolver este problema? tem vindo a alastrar para as pedras como se pode ver e vidros o que me preocupa. agradeço desde ja toda a ajuda possivel. obrigado

p04011121040001.jpgp04011121050001.jpg

Editado por Filipe23
Publicado:

Isso parece-me o mal que me tem afligido a mim também: "Black Beard Algae" ou, como dizem os brasileiros, as petecas.

São tramadas essas gajas.

Se não tens plantas, a coisa torna-se mais simples porque podes pura e simplesmente tirar as peças que estão contaminadas e passá-las numa solução com lixívia ou água oxigenada.

Depois de lavares muito bem, voltas a colocar dentro do aquário.

Publicado:

pois parece que sao mesmo tramadas...agradeço a ajuda mas nao faço isso fora de questao pode correr mal...havera outra soluçao digo eu.

Publicado:

As soluções que me têm apontado são:

- flourish excel (o seu efeito será maior em aquários plantados mas também tem efeito algicida

- Comedores de algas siameses (são os únicos que realmente comem estas algas)

- água oxigenada (num plantado é bastante difícil porque tem de se aplicar com uma seringa nos locais afectados. No teu, é como te disse. No teu caso parece-me o mais fácil. A água oxigenada aplicada fora do aquário não tem qualquer risco porque, com o tempo ela reduz-se a água simples (H2O2 a H2O). Depois com uma lavagem não ficas com lá nada senão H2O.

Se optares por lixívia, tens de lavar bem. A água da torneira também tem lixívia, né?

Numa das minas pedras afectadas foi o que fiz e não tive problemas.

Nas plantas, retirei as folhas mais afectadas.

• 3 meses depois...
Publicado:

recomendo a utilização do Seacham Flourish Excell... comigo resultou mesmo sem exagerar na dose.