1º Aquário de água salga Recife Azul


pedrotexa

Recommended Posts

Boas caros colegas vou aventurar-me no maravilhoso mundo de água salgada gostava que me dessem opiniões.

Aquário 100x50x40 comp x larg x alt ( já foi mandado fazer pa semana está pronto );

Móvel diy estrutura em aço ( estou a fazê-lo );

Iluminação gostava que fosse led mas é muito cara portanto vou optar por calha sun sun 4x39w;

Escumador que acham do tmc v2skim 600 ou novo deltec hang on mce 300 ? ( Bom era o deltec mce 500 ou 600 mas são muito caros )

Aquecimento jagger 250 W;

Rocha morta 18 kg;

Rocha viva 2 kg;

Areão de coral 15 kg;

Bombas de circulação 2 sun sun de 5000 l/h cada;

Sump ( sem sump )

 

Cumps

Pedro Teixeira

Editado por pedrotexa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Pedro.

 

Já vi que és de S. Miguel! Espero ir aí nos próximos meses e talvez troquemos umas ideias!

Vamos lá cocmentar algumas coisas do aquário:

 

Aquário 100x50x40 comp x larg x alt ( já foi mandado fazer pa semana está pronto );

Boa dimensão. Hoje em dia o pessoal vai optando por aquas com menos altura e mais profundidade. Para ficar ideal era ser um pouco mais profundo, talvez 60 ou 70cm, mas por vezes é complicado.

 

Iluminação gostava que fosse led mas é muito cara portanto vou optar por calha sun sun 4x39w;

Na minha opinião, os LEDs ainda têm de desenvolver um pouco mais, mas com uns bons LEDs já se faz qualquer coisa. O que escolheste não é mau, dá para misturar espectros, no entanto eu colocava algo com 6x39w para ficar com um pouco mais de iluminação em todos os locais do aqua.

 

Escumador que acham do tmc v2skim 600 ou novo deltec hang on mce 300 ? ( Bom era o deltec mce 500 ou 600 mas são muito caros )

Entre esses 2 eu optava para o Deltec, mas existem outras marcas que têm demonstrado alguma eficiência e baratos, que é o caso dos Bubble Magus. Já vi um NAC7 a trabalhar e não é nada mau, mas sem sump, nada feito no que toca a este modelo.

 

Rocha morta 18 kg;

Rocha viva 2 kg;

É pouca rocha, terás de colocar um pouco mais e de preferência viva. Normalmente é mais viva e menos morta.

 

Sump ( sem sump )

Isto é que era bom teres, acredita. Mas se não dá, paciência.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro antes de mais muito obrigado pela tua opinião nesse momento já tenho quase tudo hoje chegou-me o aquário 100x50x40 (cxlxa), móvel diy com estrutura em tubo facar zincado 40x40 mm com base em madeira tudo pintado de preto, calha 4 x 39w sun sun, 2 bombas circulação 5000 l/h sun sun, 20 kg de areão de coral, 15 kg rocha morta falta a viva lol, fica faltando escumador que vai ser o deltec mce 600, termóstato e mais rocha nesse caso viva e agua lol.

Quando vieres cá diz qualquer coisa já há cá aquarios de recife muito bons :thumbup3:

 

 

 

Um Abraço

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as fotos para animar a malta lol, ainda falta o escumador mas já está a caminho que é um deltec mce600.

Setup actual

aquário feito numa vidreira 100x40x50 cxaxl, móvel diy, calha 4x39 w t5, 1 bomba circulação 5000 l/h e 1 de 3000 l/h, termóstato tetra 200 w, 20 kg rocha morta, 20 kg areão de coral. Objectivo alguns peixes pequenos e corais moles.

 

foto0142i.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

foto0143ka.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Comentem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens ai um projecto fantástico.

 

Um dos problemas de usar rocha morta é ganhar muitas algas(como já se vê nas photos) na fase inicial e com isso tornar o mais difícil estabilizar o aquário. Tens de ir com mais calma apenas.

Sugiro que comesses a adicionar kalk que ajuda a formação de coralina e com isso controlar as algas.

 

Tens de pensar numa equipa de limpeza quando introsuzires as rocha viva. .

 

 

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens ai um projecto fantástico.

 

Um dos problemas de usar rocha morta é ganhar muitas algas(como já se vê nas photos) na fase inicial e com isso tornar o mais difícil estabilizar o aquário. Tens de ir com mais calma apenas.

Sugiro que comesses a adicionar kalk que ajuda a formação de coralina e com isso controlar as algas.

 

Tens de pensar numa equipa de limpeza quando introsuzires as rocha viva. .

 

Boas antes de mais obrigado pela opinião, entretanto já introduzi 3 kg de rocha viva e mudei o layout aqui vao as novas fotos :thumbup3:

foto0149x.th.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais