Carvão Activado


Recommended Posts

Caríssimos,

 

Como o titulo do tópico indica, venho expôr algumas dúvidas que me restaram mesmo com a leitura de tópicos sobre este assunto. Utilizo 2 filtros (um interno, outro de cascata) respectivamente um Duetto DJ 50 da Aquarium Systems e um Hagen AquaClear PowerFilter 20, ambos com carvão activado. Para ~80 litros reais fazem, juntos, 600L/h e o primeiro tem uma flauta o que é optimo para oxigenação! Na loja aconselharam-me sempre a trocar o carvão activado mensalmente, visto que são filtros pequenos e tal. Mas cada vez que mando as recargas destes meninos para o lixo fica um sentimento de desperdício... Vim pesquisar no Forum e descobri mais do que estava à espera, nomeadamente o seguinte:

 

"o carvão activado pode re-activar-se e não é lavando mas sim pondo-o no tabuleiro do forno durante pelo menos 30 minutos a 300º C.

assim pode re-utilizar-se com segurança e eficácia como se fosse novo e pode fazer-se esta operação muitas vezes.

eu utilizo carvão permanentemente nos meus aquas com excelentes resultados, mas não poderia fazê-lo se tivesse que comprar carvão novo de cada vez. " Mais alguém faz isto? É aconselhável para recargas que vêm em sacos de tecido fino?

 

Mas também encontrei muita gente a dizer que o Carvão Activado absorve nutrientes que as plantas precisam e que se encontram na coluna de água. Tenho plantas pouco exigentes, sem substrato fértil, apenas fertilização através das Seachem Flourish Tabs enterradas no areão junto das raízes. O que é que, na verdade, o C. activado tira da coluna de água?

Muitos de vocês deixam de usar o carvão activado após a ciclagem ou apenas durante um curto espaço de tempo. Pelo que julgo ter percebido até hoje, o carvão só serve para manter a água cristalina e retirar odores indesejáveis...

 

Com tudo isto, as dúvidas são:

Se deixar de usar o carvão, o que é que ponho no seu lugar para ter melhor qualidade de filtragem? (se é que deva pôr alguma coisa)

Se continuar a usar o carvão, posso reactivá-lo no forno?

 

 

Obrigado e boas entradas!

 

Bartolomeu Paes.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Disponho de pouca informação para te ajudar...

 

Apenas sei que realmente não é aconselhável utilizar carvão num aquario plantado e que a sua utilização deverá ser após uma intervenção medicamentosa no aquario.

 

Aguarda por opiniões de pessoal mais experiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

basicamente é isso o carvão usa-se mais no inicio dos ciclos dos aquários e depois de serem efectuados tratamentos, de resto não é essencial te-lo permanentemente. há quem diga que ao fim de um certo tempo polui mais do que aquilo que limpa.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, e o que aconselhas que ponha no lugar do saco de carvão activado e que acrescente qq coisa à filtragem?

 

Cumps.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu aconselhava te a tirar o carvao activado, pois passado um x de tempo vai te começar a poluir a agua.

No lugar do carvao sempre podes por mais ceramicas para aumentares a colonia de bacterias.

 

Cumps

jp616

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CA não retira os nutrientes da agua.

O CA é muito util para remover o cloro e amonia em aquarios novos.

O CA é excelente para retirar medicamentos da agua.

 

Mas.....não se deve usar a não ser para retirar medicamentos ou em aquarios novos.

 

O CA satura e depois tem de ser trocado.

O CA pode tirar vitaminas aos peixes e provocar a doença da linha lateral (Não é comprovado este facto !)

 

Devemos ter sempre um saco de CA em casa mas só para usar normalmente no fim de um tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.