Filtragem em aqua de 400 litros


Recommended Posts

Boas tardes a todos.

 

A questão é a seguinte: penso adquirir um aqua de 150 cm da Rena, com cerca de 400 litros úteis. O vendedor aconselhou-me a colocar um filtro exterior da Eheim, 2026 com débito de 950 l/h, que seria utilizado para filtragem mecânica e um filtro Red Sea de areia ( Merlin), com débito de 600 l/h, o qual ficaria a fazer filtragem biológica. No total a capacidade de filtragem seria cerca de 1550 l/h o que está próximo do recomendado para um aqua desta capacidade. A alternativa seria a instalação de dois filtros da Eheim 2026, o que daria um total de 1900l/h, um a fazer filtragem mecânica e outro biológica.

O aqua destina-se a ciclídeos africanos.

Qual será a melhor opção ? ou haverá ainda outras soluções melhores?

 

Fiquem bem.

 

Jonas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso um Seco Húmido da Eheim o 2229 com Ehfisubstrat num aquário com 150x50x60 cm já lá vão 2 anos sem problema nenhum. Tive um 2227 num aqua de 240 l, com ciclideos africanos de 1998 a 2001 também sem nenhum problema. Se precisar doutro tipo de filtragem introduzo temporáriamente um filtro rápido da Hagen Aquaclear 802 com as massas filtrantes ou resinas que venha a necessitar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com um projecto para um aquário grande e recomendo pela qualidade / preço / potência / volume de filtragem o modelo da linha clássica da EHEIM 2217.

 

No teu caso seriam 2.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

 

Compreendo o seu receio, mas estranho que não use o seu seco-húmido e siga a opnião de outros sem ter feito experimentação própria.

Como sabe os nitratos não são "atóxicos" mas são muito pouco tóxicos para os peixes se devidamente controlados.

Primeiro e mais importante que tudo são as mudanças de água.

Segundo num aquário bem plantado como sabe são um "fertilizante" para as plantas e os níveis são também mantidos baixos por estas. Caso dos "Holandeses".

 

Por exemplo tenho um comunitário, bem plantado, com 370 l "úteis" de agua com um Eheim 2229, faço uma mudança semanal de agua de 10, 15 ou 20 %, tenho 0 de Amónia 0 de Nitritos e Nitratos entre 0 a 5 mg/l. Se isto é uma fábrica de nitratos os operários estão em greve.

Perdoe-me a graçola mas realmente já houvi muitas histórias e discusões de "entendidos" como diz, mas a realidade da minha experiência e os testes da agua dizem-me o seguinte.

 

Em agua doce um bom seco-húmido é para mim uma garantia de descanso e paz de espírito. É raro perder um peixe, ter uma doença ou qualquer tipo de problema.

 

No aquário que mantive de ciclídeos africanos com um 2227 da Eheim, uns dos inquilinos, os brichardi que começaram por ser 6, foram oferecidos em doses maçivas aos amigos e vendidos em quantidade às lojas ao pé de mim. Ora se os secos-húmidos fossem a tal fábrica de nitratos, como é do conhecimento geral, alevins nem vê-los. Morria tudo.

 

Só para terminar, como sabe em agua salgada nos anos 80 aquários de recife não havia. Foram os secos-húmidos que permitiram aos aquariofilistas marinhos da época, a explosão de sucessos que começou a haver finalmente nessa década. Os peixes de água salgada invertebrados etc. são muito mais sensíveis que a maioria dos peixes de água doce.

 

Se tem um seco-húmido como diz, experimente-o que não se vai arrepender. Eu ao longo dos anos acabei por usar toda a gama clássica da Eheim (e não só) e garanto-lhe que não troco. O único contra é o preço. :wink:

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola SLAN

Obrigado pela sua resposta e tambem por ser assim objectiva.

Quanto a marca EHEIM para mim sera a melhor que existe no mercado, tanto assim que nesta altura tenho a atrabalhar 7 filtros e como deve calcular estou muito contente.

Slan o meu problema talvez sera o facto de os meus aqs. serem nus e nas mediçoes que faço a agua, os nitratos saiem sempre um pouco elevados sempre por volta dos 40mg.

Dedico-me somente a DISCUS, nesta altura tenho 35 sendo 5 casais que volta e meia desovam, mas os alevins nascem e passados 2 dias morrem.

Como atraves da internet estou em contacto quasi diario com criadores espanhois e franceses e depois de se analizar o que esta a contecer, leva-me a mim e a eles tambem desconfiarmos dos nitratos que embora nao sejam nocivos sao ate certo ponto, no facto da criaçao dos alevins.

Se levantei esta questao ou alias pergunta foi mais pelo facto de eles se pronunciarem nesse sentido.

Nao contesto a sua opiniao porque nao tenho experiencia e francamente ainda nao foi preciso por esse filtro a funcionar.

Slan espero e acredito que sera frutuoso estas trocas de ideias

Ate sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui

Mesmo com mudanças de agua diarias ( Discus) tem um nivel tão elevado de nitratos?

 

Nos ciclideos africanos sem plantas com o seco-húmido nunca cheguei a esse valor.

 

Se os alevins são sensiveis então os de Discus mais sensiveis são.

 

Realmente já que os nitratos lhe matam as posturas, penso que talvez seja a altura de investir num DESNITRIFICADOR. A Sera tem um que é vendido em portugal por +/- 150€. A Aqua Medic tem um Nitrat Reductor ( http://www.aqua-medic.de/cgi-bin/php/displ...ng=en&cat_id=17 ) que transforma os nitratos em nitrógenio perfeitamente inofensivo para os peixes. É vendido por 84€ no site da Aquaristic.net ( http://store.aquaristic.net/AQebfb7edad715...0,0,0,id4117,,0, ). Funciona com Deniballs que custam 0,8L 24.16€ e duram para 9 a 12 meses. No seu caso montava um no aquário de criação, já que se vender mesmo barato os Discus que criar, muito rápidamente recupera o investimento.

 

Outra solução é encher esses aquários com plantas flutuantes de crescimento muito rápido tipo Ceratopteris Cornuta.

 

Já agora o seu seco-húmido é da Eheim? Os meus são e trabalham fabulosamente bem.

 

Fique bem

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.