PacoLoco Publicado Dezembro 28, 2010 Publicado Dezembro 28, 2010 Pessoal bom natal e umas boas entradas antes de mais nada. Agora cá vai, o meu aquário tá na sala, não apanha luz directa mas apanha com a luz ambiente que entra pelas janelas, eu passo o dia todo em casa (quase sempre na sala onde está o aquário) e costumo deitar-me tarde a trabalhar (eu trabalho em casa na sala onde está o aquário) por isso as janelas abrem-se as 9 da manhã e as luzes da sala apagam-se por volta das 2 da matina. Já a iluminação do aquário liga as 3 da tarde e apaga-se as 10 da noite. A minha questão é se a luz do meu dia a dia interfere muito com os ciclos de luz do aquário? Será que devo tapar o aquário no periodo escuro do mesmo para a luz do dia a dia não interferir? Obrigado e até breve Citar
Julius Publicado: Dezembro 28, 2010 Publicado: Dezembro 28, 2010 Boas Tens os teus horários de luz mais ou menos como os meus. Tens as luzes do aquário ligadas 7h por dia, esta tudo nos conformes;) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
PacoLoco Publicado: Dezembro 28, 2010 Autor Publicado: Dezembro 28, 2010 Sendo assim, não tenho que me preocupar muito com a luz exterior e não vale a pena tapar o aquário quando as luzes do mesmo estão apagadas. Muito obrigado pela ajuda Citar
Rui Galrão Publicado: Dezembro 28, 2010 Publicado: Dezembro 28, 2010 a única pessoa que pode responder a tua pergunta és tu próprio.. tens de analisar o aquário e ver se não terás algas indesejadas, isso seria sinal de excesso de iluminação, o problema seria as horas de sono dos peixes.. mas pela tua descrição não existe nada que possa ser preocupante.. pois nos trópicos tb existe em média 12 horas de luz, quando não é mais.. por isso faz a observação que te disse, analisas o aquário e regulas as horas de iluminação do próprio, como exemplo posso te dizer que cheguei a programar a minha iluminação para 4 horas.. por isso já sabes.. :D Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
PacoLoco Publicado: Dezembro 29, 2010 Autor Publicado: Dezembro 29, 2010 Realmente tem aparecido algumas greenspots nos vidros, nada de preocupante e as minhas ampulárias e os meus ottos agradecem, já as filamentosas pretas que me estão a aparecer nas cryptocorines ninguém lhes pega e essas gostava de as fazer desaparecer. Talvez reduzindo o ciclo para 4 horas apenas. Citar
Rui Galrão Publicado: Dezembro 29, 2010 Publicado: Dezembro 29, 2010 contra as filamentosas temos os SAE's o único inconveniente dele é o tamanho que atinge.. Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
Recommended Posts