maiato Publicado Janeiro 15, 2005 Publicado Janeiro 15, 2005 Tenho neste momento uma criação de 30 alevins de discus com 2 semanas e noto que alguns se deitam. Já na 1ª criação me aconteceu o mesmo, esta 1ª criação tem agora dois meses e dois deles passam avida deitados. Tenho receio que aconteça o mesmo nesta criação, pois os dois da 1ª criação desenvolvem muito menos que os irmãos. Alguém sabe explicar o que esta a acontecer :D Terá cura ou será alguma má formação Um Abraço Pedro
André Filipe Publicado: Janeiro 15, 2005 Publicado: Janeiro 15, 2005 Isso costuma acontecer por alimentação deficiente Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN
ruitaborda Publicado: Janeiro 16, 2005 Publicado: Janeiro 16, 2005 Ola Pedro Tenho a impressão de que deve ser deformação e o mal deve estar nos pais. Não há nada para ultrapassar esta deformação. Ou se toma uma atitude radical ou então teremos de ter paciencia para acompanhar o seu desenvolvimento defeituoso, que diga-se em bom da verdade custa muito. Já agora Pedro gostava ver umas fotografias desses juvenis, pois salvo erro tenho também alguns com +/- com a mesma data. Até sempre Rui
Valter Silva Publicado: Janeiro 16, 2005 Publicado: Janeiro 16, 2005 Viva, Tal como diz o Rui, isso é uma deformação congénita. Também me acontece nos escalares.... ficam sempre deitados, não nadam, e, a muito custo conseguem nadar um pouco para comer.... Os americanos chamam-lhe "belly sliders" e dizem que morrem prematuramente, nunca chegando a crescer.... Isto já provei que é mentira, pois, mesmo para fazer a experiencia, tenho ali 2 que nasceram assim e já têm uns 6 mesmes de vida... estão grandes.... mas não nadam! A mim só me acontece se os pais forem consanguineos!! Abraço Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
maiato Publicado: Janeiro 16, 2005 Autor Publicado: Janeiro 16, 2005 Eles nadam, mas a maior parte do tempo estão deitados. Começo a pensar que os pais devem ser irmãos ou algo do genero pois da 1ª postura alguns nasceram com uma deficiência nas barbatanas dorsais ( parecem ratadas) e nesta 2ª postura embora ainda sejam pequenos mas dá-me a impressão que vou ter alguns casos semelhantes. Acho que vou ter que desistir deste casal e dedicar-me à pesca Em relação à consanguinidad, estava convencido que não era possível uma vez que os adquiri em alturas bastante diferentes ( diferença de +/- meio ano) e em lojas diferentes, mas infelizmente aqui no Norte a proveniÊncia de todos os Discus é quase sempre a mesma Sr Rui em relação às fotos vou tirar algumas e depois coloco-as aqui. Um Abraço Pedro
Nuno Silva Publicado: Janeiro 17, 2005 Publicado: Janeiro 17, 2005 Boas, Não me parece que seja uma deficiencia a nivel de genes como está a ser sugerido. Já tenho observado em criações de colegas que por vezes algo corre mal e os discus simplesmente ficam deitados. Mas isto acontece a discus que antes eram saudaveis e que ficam doentes. As vezes morrem mas também se safam quando as condições boas voltam. O que provoca esse ''deitar'' talvez seja uma infecção da bexiga natatoria que pode ser provocada pela má alimentação. Em relação ás barbatanas ratadas acho que isso acontece por eles se desenvolverem numa água pouco dura ( pouco magnésio e cálcio ). Se não existir cálcio o esqueleto não se forma como deve ser e eles ficam com esse aspecto. Parece que levaram umas dentadas. Um abraço Nuno Silva Um abraço! Nuno Silva
Jose Henriques Publicado: Abril 3, 2005 Publicado: Abril 3, 2005 Concordo com o Nuno Silva, não me parece genetico. Na minha opinião, e se os discus nascem bem e só depois ficam assim, deve-se provavelmente a trocas parciais de agua incorrectas ou mesmo a uma descolação dos alevins para outro aquario realizada de modo incorrecto. Tanto pelo comportamento, bem como pelo facor referido das barbatanas ratadas. É importante que a agua nova tenha parametros quimicos bastante similares a do aquario nesta fase de desenvolvimento.. ph e temperatura importantissimos. Muitas vez e no que diz respeito a criação de discus, muitas pessoas não levam em linha de conta esta situação. A criação é feita com agua muito blanda.. os peixes nascem e praticamente não existem mudanças nesta altura e com o acumular de detritos organicos por parte dos pais e dos alevins o ph tem tendencia a descer muito, principalmente em sistemas onde o filtro principal é desligado e é acficionado um filtro de esponja com o intuito de não sugar os alevins. Atenção aos promenores.
mansoa_98 Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 De uma forma genérica, os problemas de flutabilidade nos peixes (que aparecem no início do seu desenvolvimento), devem-se a problemas na formação da bexiga natatória. É esse orgão que permite que eles andem "direitos" e se movimentem verticalmente e horizontalmente na camada de água. Poderão existir diversas causas para a mal formação da bexiga natatória, sendo as mais vulgares, a não ingestão de gás atmosférico (devido à acumulação de gorduras na superfície da água), ou doenças que provocam esse tipo de mal formações. Quanto às doenças, não há muito a fazer, em relação à acumulação de gorduras, um escumador é uma boa solução, ou colocação de oxitabs dentro do aquário nas primeiras semanas de desenvolvimento dos alevins. No casos particular dos discus, não faço a menor ideia se esta solução é funcional, e esta explicação é, como disse, genérica.
Recommended Posts