Reactor CO2


Recommended Posts

Boa Noite,

 

Sendo um membro recente aqui no forum, não sei se a minha questão já foi colocada e esclarecida recentemente, no entanto aqui fica, e aproveitando o tema aguardando pelas vossas sugestões e ajuda.

 

Passo a explicar:

Montei recentemente um aquário no qual decidi aplicar um reactor de CO2, com todos os prós e contras da solução.

Sendo o meu problema a nível do fluxo/caudal do filtro, tenho um Eheim 2078 ligado a um reactor Sera Flore 1000 que fica em alarme quando é introduzido o referido reactor.

Tendo a vantagem ou desvantagem do filtro fazer uma analise ao fluxo/caudal que consegue debitar, ao aplicar o reactor, o filtro dá a indicação de alarme tendo como possivel causa a redução de caudal causado por obstrução ou mangueiras demasiado longas.

Uma vez que o alarme não ocorre quando não tem o reactor, fica claro que é este o factor originador do problema.

 

A minha questão é saber se alguem já se deparou com este problema e qual a solução encontrada e/ou quais as alternativas possiveis.

 

Fico a aguardar pelas vossas respostas.

Actualemte tenho o reactor aplicado, pelo que não sei se poderei estar a causar qualquer dano no filtro com esta situação.

 

Cmpts,

LPires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não sei se será possível mas a primeira coisa que me ocorrer seria abrir o reactor e tirar um dos elementos que ajudam a dissolver o CO2 na água.

Com menos obstáculos pelo caminho haveria maior fluxo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

à entrada do filtro julgo que pode ser letal para as colónias de bactérias.

Mas não tenho a certeza...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

à entrada do filtro julgo que pode ser letal para as colónias de bactérias.

Mas não tenho a certeza...

 

Eu acho que não há qq problema quanto a isso. Existem sempre grandes quantidades de O2 dissolvido dentro de um filtro, ainda para mais mesmo à entrada que é a zona de maior corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Desda já o meu muito obrigado pela indicações e sugestões, contudo parece-me que mesmo seguindo as vossas sugestões o problema manter-se-á.

 

Passo a explicar o meu ponto de vista:

1ª sugestão - retirar um elemento

Os elementos aqui são um tipo de pás de ventoinha que estão completamente livres, basta soprar pela entrada e não existe qualquer "prisão".

 

2ª sugestão - instalar mangueiras de maior diametro

Seria neste caso aplicar reduções para fazer a ligação no filtro e no referido reactor, logo continuaria a haver os mesmos pontos de passagem e "estrangulamento"

 

3ª sugestão - colocar á entrada do filtro

Acho que é identico. Não me parece que traga qualquer melhoria.

 

Tenho como objectivo fazer um teste criando um "by-pass" entre entrada e saida do reactor colocando uma torneira de forma a controlar o fluxo através desse "desvio".

O objectivo é compensar o estrangulamento criado pelo reactor criando este "desvio".

 

O que acham desta ideia?

 

Para quem conhece este e outros reactores, a "cana" de saida da água encaixa num "suporte/guia", que tapa parcialmente a entrada. Poderá este factor estar a condicionar e a contribuir para a redução do fluxo.

 

Continuo a aguardar pelas vossas sugestões e troca de ideias pelas vossas experiências.

 

Cmpts,

 

Lpires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.