Apistroom


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Decidi montar um novo aqua para os meus apistos e retira-los do meu comunitário.

 

Adquiri então um aqua de 35*35*45(dos quais 10cm destes 45cm se encontram ocupados pelo compartimento de filtragem e respectiva bomba de retorno, no fundo o espaço útil é 35*35*35), o aqua para alem do sistema de filtragem vem também equipado com 2 lâmpadas PLL de 18W cada e com leds moonlight.

já tenho um tronco e estou a aguardar a chegada da ADA Amazónica e das plantas para começar a montagem e ciclo do aqua! deixo umas fotos.

 

gallery_43850_2615_190882.jpg[/url

 

gallery_43850_2615_340176.jpg

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 124
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

continuo a espera da vinda dos restantes elementos para começar a montagem do aqua, desta vez a Pet4You esta a demorar um pouco mais na entrega, o que nem é hábito mas pronto é esperar :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Esse tronco é interessante! Tem buracos na base? Parece bom para os apistos se enfiarem.

O que é que estás a pensar utilizar como hardscape? vais usar folhas secas? Esse aquário faz me lembrar Um aquário de biótopo que vi no fórum MFK, e estava bem interessante!

Mas olha, não será um pouco curto?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

até pode ser um pouco curto mas o espaço disponível também é pequeno... :S

este vai ficar muito longe da qualidade desse outro que viste, presumo eu... vai ser muito lowtech.

para hardscape para alem do tronco vou utilizar ADA AQUASOIL AMAZONIA e talvez uma ou outra pedra pequena, algumas Anúbias e fetos de Java e pouco mais quero algo simples e com a concentração das plantas em redor do tronco mantendo o resto do aqua 'limpo', talvez adicione uma casca de coco. infelizmente não tenho muito tempo para as manutenção e opto sempre por plantas com crescimento mais lento e sem grandes necessidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É, defacto é lindo apesar de não ser grande fã desse tipo de madeira, prefiro a mais escura, mangroove.

Vou seguir este tópico, quero ver como vais resolver isso e equilibrar o espaço com o temperamento dos apistos. O truque está em criar um ambiente complexo e onde se possam abrigar, daí ter perguntado pelas folhas, é o melhor porque funciona como um labirinto para eles, juntamente com umas plantas flutuantes, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] são boas, as raizes também são bons abrigos, embora os apistos sejam bottom dwellers, e assim ainda poupavas uns trocos no aquasoil e em plantas muito exigente. Como no tópico da minha assinatura, se quiseres tirar umas ideias vê ;)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei folhas de amendoeira e outras que apanhei de uns arbustos em frente à minha casa, não faço a minima ideia do nome, mas tive apistogrammas a desovar nelas. As mais usadas são as de amendoeira e as de carvalho. Por um lado as folhas de amendoeira são muito boas pelas propriedades que teem, mas para aquários pequenos são muito grandes, e as de carvalho ficariam melhor. Para usufruires das propriedades das de amendoeira podes metê-las no filtro ou então arranjar umas pinhas pequeninas, não sei o nome mas não são as dos pinheiros, que servem para lenha. Penso que tenham efeitos semelhantes às folhas de amendoeira.

 

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de ver no que vou apostar... estive agora a ver o material da pet4you deve ser recebido amanha, faltam-me só portanto areia de sílica e as folhas! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

hoje iniciei a montagem finalmente!! :D

 

ficam algumas fotos

 

gallery_43850_2615_839145.jpg

 

gallery_43850_2615_289372.jpg

 

 

agora é ir desenvolvendo o conceito.

acabei por no meter a sílica embora a tivesse arranjado, assim, fiz uma combinação da ADA com esse areão branco/cinza, gostei mais desta opção. faltam também adicionar umas folhas secas... ainda não arranjei nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente teria optado pela areia, esse areão é muito branco e brilhante, mas eu sou suspeito hehe :)

Não tens turfa no filtro?

Atenção, se vais fazer leito de folhas, esse tapete não é compativel..

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por uma questão de estética gostei muito mais deste areão... :confused4:

em relação ao tapete eu vou retirar-lo para o aqua principal! já agora tens algum tipo de sugestão adicional para plantas?

em relação a turfa vai ser complicado... :confused4: com a quantidade de ADA que meti (3L) e devido as propriedades da mesma (ajudar a baixar pH) já tenho o pH a bater nos 5.0 se colocar turfa vai descer demasiado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5.0 de pH é bem bom para selvagens! sendo assim nao precisas de turfa, mas atenção que as folhas também baixam o pH.

As plantas que tenho são valisnérias e futuramente fetos também, é mais por serem densas e boas para se refugiarem. Podes por musgo, se tiveres posturas é bom porque contém ''micro-coisas'' para os alevins comerem nos primeiros tempos (não sei o que é, se são micro vermes ou algas, mas é benéfico). Outas que podes incluir são as flutuantes, tens a lemna, é pequena, oi a (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], que tem aquelas raizes enormes, também bons refugios. Eu não percebo nada de plantas, e quando compro são só as de muito baixa manutenção, e escolho-as pela função, pela utilidade. Essas são as que eu uso..

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de completar o aqua com mais algumas plantas alguém tem sugestões? tenho preferência por plantas de pouquíssima exigência e crescimento lento/médio.

 

fica uma foto do dia de hoje:

gallery_43850_2615_639025.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Parabéns Ric.Gomes, o curto espaço do aquário está muito bem aproveitado e isso é muito importante, até porque os Apistos que vais meter aí não são tão pequenos quanto isso.

Agora é deixares terminar o ciclo e colocares aí a bixarada :D

Boa sorte.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado fábio! ;)

 

fica ai mais uma foto.. adicionei umas folhas de carvalho e uma anúbia junto à 'toca' do lado direito

 

gallery_43850_2615_380775.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricardo.

 

Vou te ser sincero, tens o aquário bastante bonito e gosto dos acessórios que colocaste (folhas,troncos etc). Eu sempre achei que um aquário com esse comprimento não será o ideal, ou melhor, se calhar sou eu que não gosto assim.

 

Pessoalmente gosto mais de aquários na horizontal, mas tens ai um bom projecto (pelo menos de visual, as características internas ainda não estou habilitado para falar sobre elas).

 

Cumprimentos,

Vitor Teixeira.

Cumprimentos,

Vitor Teixeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá ricardo, o que é essa banheira a flutuar :P?

Está a compor-se, cada vez mais perto de ter os apistos!

Olha, essas folhas não são de carvalho... ve as que o José (Spaar) tem, essas é que são!

Não sei se há mal em ter essas folhas, não deve haver.. Essas são as que se vê pela rua nesta altura?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hey Vítor,

 

o aquário é de facto curto... comprei-o por um conjunto de situações, primeiro para o espaço disponível era o que melhor se ajustava.. depois pelo preço, €75 já com iluminação iluminação e moonlight e sistema de filtragem incorporado. também é para colocar apenas um casal de Apistos. (embora no entanto devesse ser um pouco maior para evitar problemas, pois na generalidade são temperamentais.

 

quanto as características gerais não está nada de especial, se quiseres ver um aquário 'standard' já com peças de alguma qualidade podes sempre visitar o tópico do meu aqua principal, tens o link na minha assinatura.

 

cumps! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais