Recommended Posts

Publicado

Boas!

Esta pergunta provavelmente já foi feita algures ai pelo forum, mas como nao encontrei nada que me esclarece-se completamente resolvi criar o topico.

A questao é qual é a luz mais aconselhada para plantas naturais?A luz branca ou Roxa?

o meu aqua é de 200l (100x40x50) e tou a pensar em planta-lo bem.

Vou explicar a minha duvida...

Segundo o que se aprende sobre a luz em Ciencias da Terra e da Vida, as plantas utilizam o espectro solar para realizar a fotossintese.E segundo experiencias realizadas, comprovou-se que as plantas utilizam a zona Violeta/azul, verde/amarelo e Laranja/vermelho para satisfazer as suas necessidades.Portanto a luz branca leva vantagem!(1-0)

Nas lojas de aquariofilia os peixes tao todos em aquarios onde há lampadas roxas,penso que seja apenas para realçar as cores!(2-0).

As lampadas roxas nao fazem sentido para as plantas uma vez que elas necessitam de mais cores do espectro além da cor roxa!

Em algumas lojas de plantas(jumbo de setubal onde vejo mais), eles usam lampadas roxas fluorescentes sobre as plantas(nao aquaticas) que estao em exposição.(3-1).

Aconselharam o meu pai(numa loja que eu nao sei onde) que para as plantas naturais era aconselhavel as roxas fluorescente(3-2)Ele tambem comprou uma lampada da Starpor que era roxa(a k possuo agora)por causa disso.

Outra coisa, é que em alguns aquarios(nomeadamente onde há discus) ve-se mtas vezes as cores dos peixes com um efeito semelhante ao efeito que as lampadas roxas dão!(3-3)

Tou +/- confuso,expliquem-me pff, porque ainda tenho que montar uma tampa para por luz adequada(+/-130w certo?)

Já agora essas lampadas Grolux, aqualux(nao sei se é assim o nome) sao proprias para os aqua,elas têm que cor?branca né?

Obrigado desde já! :)

Bué da Fish's!

Publicado:

Boas,

As lampadas de cor roxa a que te referes são das lampadas especificas para plantas, que emitem mais radiação das cores mais utilizadas pelas plantas que são o vermelho e o azul, emitindo menos das outras cores como por ex: o verde.

O que acontece nas lampadas do tipo Daylight é que emitem todas as cores na mesma quantidade, daí a luz ser branca.

Publicado:

Olá

Se falas um bocadinho de Inglês lê este artigo muito bom sobre todo o tipo de luzes que podem ser usadas em aquários.

Fica bem

Publicado:

Lol...k artigo? nao vejo nenhum site... :lol:

:wink:

Mas afinal o que voces me recomendam para um aqua plantado??Luz roxa ou branca?

Bué da Fish's!

Publicado:

Olá boas

Eu no meu entender acho que as luzes roxas ´servem essencialmente para fazer realçar as cores dos peixes, é uma das técnicas usadas em algumas lojas para venderem mais peixes.

A luz branca será mais indicada pois como já foi focado emite um espectro mais alargado, sendo assim mais natural, fomentando o crescimento das plantas.

Cumpts.

António Azevedo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!