O ph do meu aqua está baixo demais (HELP)


Recommended Posts

Não percebo bem o keke se passa com o meu aqua visto que o ph está sempre á volta dos 6.3 aos 6.7. Faço mudanças de águas regulares, uma vez por semana, e tudo e tudo e tudo. Mto francamente não percebo o keke está mal, só há uma hipótese que já me passou pela cabeça: sobrepopulação. Não tava á espera que os peixes ficassem tão grandes.

Contudo deixo aqui os dados do meu aquário para os experts do fórum, possam ter a bondade de analisar e depois partilhar a sua sabedoria com os outros:

 

60x30x30

 

Decoração:

A única coisa que podia eventualmente ser suspeita é um tronco que eu tenho mas ele é mto pequeno e já o tenho a mto tempo por isso, n é por aqui...

 

Medições:

NO3 25 mg/l

NO2 0/1 mg/l

GH >6ºd

pH 6.8/7.0 (medição feita logo após a muda)

KH 0/3ºd

 

Peixes:

3 escalares grandes, n são dakeles gigantes

3 rasboras harlequin

5 tetras neons pretos

1 botia palhaço

1 siamang

1 neon

1 neon beje

 

Ficava-vos eternamente agradecido se fossem capazes de me ajudar

Abraço

fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

tudo fish?

 

para aumentares o pH da tua agua de forma suave, podes misturar uma colher de chá com bicarbonato de sodio de vez em quando. encontras junto aos fermentos no supermercado. em ingles, baking soda.

 

O teu suspeito inicial, o tronco pode bem ser a origem de substancias levemente acidas que se vao dissolvendo na agua.

 

Fica no entanto a questão: ao certo o ph está baixo demais para que objectivo? entre 6 e 6,8 é perfeitamente usual para os rios sul americanos e quem tem peixes brasileiros como é o teu caso costuma ficar satisfeito com esse nivel de acidez. Na minha opiniao, este assunto provavelmente nao te deveria tirar o sono :roll:

 

Para finalizar, a prazo podes vir a ter um problema com peixes a mais para o tamanho do teu aquario. os escalares crescem bastante, e às vezes obtém proteínas extra comendo neons. um botia palhaço tambem pode ficar do tamanho de um hamster

 

poe-te a pau, procura alguem que queira hospedar peixes ou vai investigando o preço de aquarios maiores :)

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Contudo os meus peixes dão-se relativamente bem, a dois anos que n vejo nenhum deles desaparecer. Eles até se dão bem na verdade. A minha grande dôr de escabeço é as plantas. Elas nunca foram muito viçosas, não têm akele verde de ficar assim :roll: .

E eu um dia olhei para o aquário de um ângulo diferente, com a cabeça inclinada a 32,1%, e disse:«isto podia ficar melhor...»

Comecei a ver aquários plantados e axei que era uma boa fazer o mm. E estava a pensar seriamente em adicionar ao meu grupo de electrodomésticos de aquariofilia, um aparelho de injecção de CO2. Mas depois quando ouvi falar dakelas cenas de que o pH de um aquário que tenha este aparelho deve ser superior a 7.5 hesitei e não sei o ke faça se me deixe de ideias ou tente dar a volta ao assunto.

Uma coisa que tb n deve ajudar ao crescimento das plantas deve ser o filtro de fundo mas brevemente ele vai ser trocado por um externo, num dia em que eu tenha tempo para tratar disso.

Alguem me sabe dizer se as condições do aquário estão boas?

 

Obrigado pelas dicas

Abraço

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Contudo os meus peixes dão-se relativamente bem, a dois anos que n vejo nenhum deles desaparecer. Eles até se dão bem na verdade. A minha grande dôr de escabeço é as plantas. Elas nunca foram muito viçosas, não têm akele verde de ficar assim :roll: .

E eu um dia olhei para o aquário de um ângulo diferente, com a cabeça inclinada a 32,1%, e disse:«isto podia ficar melhor...»

Comecei a ver aquários plantados e axei que era uma boa fazer o mm. E estava a pensar seriamente em adicionar ao meu grupo de electrodomésticos de aquariofilia, um aparelho de injecção de CO2. Mas depois quando ouvi falar dakelas cenas de que o pH de um aquário que tenha este aparelho deve ser superior a 7.5 hesitei e não sei o ke faça se me deixe de ideias ou tente dar a volta ao assunto.

Uma coisa que tb n deve ajudar ao crescimento das plantas deve ser o filtro de fundo mas brevemente ele vai ser trocado por um externo, num dia em que eu tenha tempo para tratar disso.

Alguem me sabe dizer se as condições do aquário estão boas?

 

Obrigado pelas dicas

Abraço

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Contudo os meus peixes dão-se relativamente bem, a dois anos que n vejo nenhum deles desaparecer. Eles até se dão bem na verdade. A minha grande dôr de escabeço é as plantas. Elas nunca foram muito viçosas, não têm akele verde de ficar assim :roll: .

E eu um dia olhei para o aquário de um ângulo diferente, com a cabeça inclinada a 32,1%, e disse:«isto podia ficar melhor...»

Comecei a ver aquários plantados e axei que era uma boa fazer o mm. E estava a pensar seriamente em adicionar ao meu grupo de electrodomésticos de aquariofilia, um aparelho de injecção de CO2. Mas depois quando ouvi falar dakelas cenas de que o pH de um aquário que tenha este aparelho deve ser superior a 7.5 hesitei e não sei o ke faça se me deixe de ideias ou tente dar a volta ao assunto.

Uma coisa que tb n deve ajudar ao crescimento das plantas deve ser o filtro de fundo mas brevemente ele vai ser trocado por um externo, num dia em que eu tenha tempo para tratar disso.

Alguem me sabe dizer se as condições do aquário estão boas?

 

Obrigado pelas dicas

Abraço

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha nos lê-mos bem a 1º por isso nao vejo a razao de 3 topicos :roll::):lol: .....

se nao gostas do teu ph(e de estranhar :D :wink: )podes por umas quantas pedras calcarias k ajuda a subir o ph.....

bem cntudo o teu aqua e mt pekeno para esses peixes inormes.....

posta ai fotos....

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diminic umas coisas:

Aqui não se trata da questão de gostar ou não do ph mas sim do que é melhor para os nossos peixes, também te peço para escreveres em português e não em prétogues por isso não é nada e é contra as regras do fórum :wink:

Mas passando ao essencial:

Razões de ph baixo:

:roll: Tens aspirado o areão, muitas vezes ai está a causa!

:) Dás muita comida? os restos não fazem nada bem

:lol: Qual é o ph da agua da tua torneira?

:D Faz uma medição do ph antes do tpa e depois, porque se depois tem um ph de 6.5 antes deve ser bem inferior.

:wink: O bicarbonato de sódio é uma ideia mas acho que com os peixes que tens (sul americanos) não é muito viável.

:arrow: Num aqua com 60*30*30 (54L brutos) ter escalares é um ataque ao coitados, são peixes que ficam muito grandes. Por isso trata de lhes arranjar uma nova casa :oops: .

:arrow: Qual é a iluminação que tens? Deves ter plantas muito exigentes e uma luz muito fraca dai as plantas não terem o verde vistoso.

:arrow: Em relação ao CO2 enquanto não arranjares uma boa iluminação não podes por Co2 porque depois as plantas não fazem a fotosintesse e intoxicas os peixes.

 

Por isso trata de 1ª ter os peixes certos, depois uma agua estável, uma boa iluminação e só depois injecção de Co2.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

so uma pregunta...ja que nao me responderam no meu topic...

 

As pedras calcarias sao aquelas da calçada?!As brancas...

Quais e que se devem por no aqua para aumentar o pH?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver o keke se pode fazer dentro dos conselhos que me deram, estou mto agradecido.

Quanto ás réplicas da minha mensagem, não tenho culpa que a minha net ser ranhosa!!!

E quanto a minha escrita é da rapidez com que foi escrita, sou um homem muito oucupado, terão que me perdoar (lol).

Antes que me esqueça, eu próprio fiz algumas pesquisas e dizem os livros e os sites, que os peixes que eu tenho, no seu habitat natural, a água tem uma dureza de 10 a 15ºd, logo se calhar não era nada má ideia juntar dakeles reagentes para subir o pH/KH.

Qual é a vossa opinião?

Se preciso de facto de aumentar o pH e o KH, vou conseguir que a água se torne uma solução tampão, ou seja que daki em diante se mantenha no pH que as espécies que possuo precisam. Eu já tenho este aquário a aproximadamente 3 anos, já não sou bem um leigo nesta matéria, sobretudo pq já a dei :idea: .

Bom , cá espero pelas vossas opiniões, brigado por tudo.

 

Abraço

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás a fazer uma confusão:

Escalares- america do sul(rio amazonas) necessitam de ph 6.5 e kh e gh perto dos 5. Hoje em dia consegues manter um escalar com ph 7 e kg e gh 6. São normalmente os valores da torneira :shock:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.