guppys doentes, preciso de ajuda


ffar

Recommended Posts

Tenho dois guppys com a pele e barbatanas cheias de pequenissimos tufos brancos.. não sao pontos brancos pois são ligeiramente salientes, parecem pequenos granulos.

 

Pelo que li penso que seja a doença do algodão.. Tou correcto?

 

Como é q a posso tratar? Tenho medo que se espalhe pelos restantes peixes :)

 

Neste momento tenho a agua a 27ºC e o pH por volta dos 7.3 +-

Ajuda subir a temperatura da àgua?

 

Tenho 5 guppys, 2 espadas, 2 betas e duas mollys no aquario...

 

Li também que era bom adicionar sal à agua, vale a pena? e em que quantidades o devo fazer? O aquario é de 50L.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verifica se os pontos estão "em cima" dos "raios" das barbatanas...

Se assim for são parasitas. Normalmente melhorando a higiene do aquário acabam por desaparecer.

 

Se não for separa os peixes e aplica um pouco de anti-fungos.

Também podes usar sal. Convém separar os peixes para outro aquário.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verifica se os pontos estão "em cima" dos "raios" das barbatanas...

Se assim for são parasitas. Normalmente melhorando a higiene do aquário acabam por desaparecer.

 

Se não for separa os peixes e aplica um pouco de anti-fungos.  

Também podes usar sal. Convém separar os peixes para outro aquário.

 

Os pontos estão por todo o lado, corpo e barbatanas. Parecem minusculos tufos brancos. A água parece-me estar em condições, faço as TPA, tenho o cuidado de lavar o filtro com água do próprio aquário, etc.. A guppie apanhou isto no dia a seguir a ter tido filhotes qd a soltei da maternidade.

 

O outro aquário que tenho neste momento tem dois peixes de água fria pelo que não posso separar este.

 

O que fiz foi aplicar FungiStop da Tetra e aumentar a temperatura para 29ºC. Estou um bocado renitente em por sal porque não sei bem que quantidade pôr. Uma colher de sopa para 50L? Não sei bem...

 

Isto foi há dois dias, parece que ela apresenta melhoras mas são muito ligeiras ainda. O meu receio é que isto se espalhe por outros peixes.. Guppies até já vou ter demais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais