Projecto para um semi Low-Tech


redeyes

Recommended Posts

Boas,

Já algum tempo que venho a pensar construir um aquario plantado, mas devido ao que lia sempre hesitei um bocado, pois existia muita complexidade á volta e cuidados a ter que por experiência própria sei q acaba-se por perder "interesse" devido a tantos cuidados diários, alguns, q se tem q ter.

Mas, a paixao por ver esses belos aquarios nunca se perdeu ate q com pesquisa descobri "isto" do low-tech, então la decidi por mãos á obra no meu aquario e reformula-lo, ate pq ja algum tempo q queria acrescentar umas coisas q me facilitassem as trocas de agua, e um filtro de carbono para por logo agua directamente da torneira para o aquario q ja o faço, mas q n devia eu sei, mas hj por acaso quando andava a procura de outras coisas vi um filtro de carbono q dura 1 ano, o q é muito bom +-19mil litros de agua ou seja para mim mais de um ano, desconhecia a existencia de tais coisas pois ja tinha pensado nisto mas so conhecia carbono para os filtros de aquario e esses duram +-2 semanas cada o q e muito pouco, e o preço e +- o mesmo.

 

 

Bom falando de outras coisas isto é o q tenho de momento

 

Aqua: 100*40*50

 

Iluminação: 2 t5

 

Filtragem: EHEIM PROFESSIONAL II 2028

 

Fauna: 2 discus

20 neons negros

1 botia

1 locarideo (golden nugget) n me lembro do numero

4 corydoras

2 limpa vidros

1 beta macho

1 nariz de bebado(sobrevivente de outros aquarios do passado)

 

Flora: neste momento n tenho nada de relevo

 

AGORA, o que pretendo fazer..aqui fica o meu PROJECTO, peço sugestoes e criticas

 

 

Aqua: 100*40*50

 

Iluminação: para ja tenho 2 t5 mas se calhar vou fazer um update para t8 ou estudar a hipotese de leds,

 

Filtragem: EHEIM PROFESSIONAL II 2028

 

Fauna: 2 discus (pretendo + no futuro)

20 neons negros

1 botia

1 locarideo (golden nugget) n me lembro do numero

4 corydoras

2 limpa vidros

1 beta macho

1 nariz de bebado(sobrevivente de outros aquarios do passado)

 

Peço desde ja desculpa pelos desenhos no paint mas n sei fazer melhor, devo referir q a forma do tronco q está na imagem á mais ou menos essa, e é um tronco q ja tenho há mto tempo e dai tentar aproveita-lo para o layout.

 

aquario1.jpg

 

a imagem nº1 é uma tentativa do visual q mais ou menos pretendo, visto de frente, a imagem nº2 é as formas geométricas q penso conseguir com este layout ou seja 3 formas triangulares

 

agora as plantas q pensei para este layout

 

1-Crinum natans

2-tronco,coberto com musgo de java

3-eleocharis parvula

4-anubias barteri var.barteri

5-anubias barteri var. nana

 

6-caminho feito com pedritas pretas q actualmente uso no fundo do aquario, e á sua volta representado pelos quadrados amarelos serão pedras umas maiores q outras para tentar ajudar no efeito de profundidade, em principio serao brancas mas ainda n esta bem decidido isso

 

Objectivo: o objectivo deste aquario acima de tudo MM é criar um habitat mais agradavel aos meus peixes, principalmente os discus, e claro criar algo mais atractivo ao nosso olhar, sem duvida!

 

o "maior" problema neste aquario sera a planta crinum natans, pois é a menos low-tech q aqui esta e mais exigente penso eu, mas gostaria saber de pessoas mais exprientes com plantas a sua opiniao sobre este conjunto e ja agora ate q ponto é exigente esta planta e em q pontos é + exigente.

 

quanto ao substracto pretendo usar um bom, pois por mais low-tech q possa ser o aquario acho q algo em condiçoes vai ajudar e muito o aquario a dar bons resultados mais sustentavelmente

o q tenho em mente sao os da ADA, n faço ideia é as quantidades necessarias para fazer alguma elevaçao e cobrir todo o aquario praticamente

 

mas pretendo comprar

Power Sand Special

Aqua Soil-Amazonia II

 

bom aqui esta o inicio do projecto, um pouco atabalhoado, desculpem lá qq coisa ;)

agora digam-me se estou a esquecer de algo,se estou a ir pelo bom caminho...e venham dai..conselhos e opinioes pois quero evoluir e preciso da vossa ajuda, em principio sá vou arrancar com o projecto em meados dezembro, gostaria ja agora de saber para quem souber os melhores sitios para comprar as plantas e o substrato, pois hj fui a 2 e nelas todas so vi o musgo e anubia nana mais nada, eu moro nos arredores de lx mais precisamente loures, ja agora acho q n ha problema dizer as lojas a q fui,foram a aquahobby e aquaplante...por isso preciso ajuda nesta parte tb!!!

 

ja agora a nivel de luz tb preciso ai de uma orientaçao ;) q acham da hipotese dos leds, fiquei com essa ideia atraves de um topico q aqui esta tb de um membro q tem tido sucesso com isso, eu ate acho q era capaz de dar a minha maior preocupação é mm a Crinum natans, sera q dá!!!???

 

P.S:OBRIGADO PELA PACIÊNCIA DE LER ISTO TUDO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, boas.

 

Não desanimes que não é caso para tal.

Não te esqueças que o fórum esteve fechado para manutenção e up-grade e mais não sei o quê e portanto o pessoal andou ausente «à força». Mas verifico que o people já recomeçou a postar coisas e ainda anda a explorar o novo fórum. Não te preocupes que logo logo o pessoal vai cair aqui com resmas de soluções e palpites que até te vais fartar....

Acho que o teu projecto está porreiro, os equipamentos parecem adequados e suficientes (filtros, luz, etc..) e quanto ao layout, isso eu acho que é mesmo como tu quiseres, a teu gosto, mesmo que ninguém mais goste.

Quanto ao «low tech», indo e vendo, Roma e Pavia não se fizeram num dia, isso é para levar com calma para não teres muito desgostos.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais quero felicitar-te pela tua paciência e dedicação em expores as tuas ideias antes de começares, assim é que é. Poderás evitar gastos (€) desnecessários e dissabores futuros. Aprende-se muito por aqui.

 

Quanto à tua escolha de substratos, vai-te ficar bastante dispendioso para cobrires uma área de 100x40, com os respectivos desníveis (maior altura de substrato atrás do que à frente).

 

Em relação à iluminação, penso que não terás vantagem nenhum em mudares de T5 para T8. As lâmpadas T8 são menos eficientes que as de T5 e estão em claro desuso.

 

Quanto às plantas, penso que conseguirás um layout agradável com a escolha que fizeste. No entanto, poderás considerar algumas plantas de baixa manutenção e que são bastante bonitas: Limnophila Sessiliflora, Hygrophila Polysperma, Cryptocorines...

 

Espero ter ajudado e verás que terás mais opiniões, porque, acima de tudo, neste mundo o que é preciso é calma ;)

 

Abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obg pelos comentários dados ate agora, e respondendo ao colega sim sem duvida paciência.

Bom mas para ja tenho uma boa novidade para mim pelos menos, o aquario q tenho em principio ja o vendi e vou comprar uma maior,q foi algo q sempre quis, as novas medidas n estao exactamente definidas mas sera algo do genero 1,50©x70(A)x70(L) aonde eu tenho mais duvida e na altura do aquario 70 acho q e capaz de ser muito sera melhor talvez 60 apenas, ja agora quanto ao que o h_saldanha disse, realmente acredito q seja preciso muita quantidade entao para estas novas medidas n se fala!!!...qual e a tua sugestao para compensar, e assim eu escolhi essa marca devido a sua inerente qualidade e apesar e ser um low-tech quero q tenha qualidade tb, isto e para ir se fazendo ate pq com este novo aquario em principio q vira, vou fazer a estrutura para ele de raiz, com as tomadas e afins necessarios e sistemas de troca de aguas quase q automaticas,ando a pesquisar algumas coisas nesse sentido e quando tiver tudo vou tentar esquematizar tudo aqui e claro tb vou por duvidas acerca disso pois sou um leigo nessa materia, de bombas de niveis e afinse ai ate gostava de uma ajuda, ja agora para um aquario dessas medidas caso eu decida comprar os vidros qual sera a espessura ideal(dentro do € razoavel lol) para algo desas dimensoes e a nivel de traavessas o q tera q ter para uma boa segurança??!!

 

 

saldanha ja agora quanto as plantas q sugeris-tes gostei particularmente da Hygrophila Polysperma, talvez em troca das anubias "maiores" mas ja agora qual a tua opiniao a nivel de layout q eu pretendo as "melhores" plantas para esse efeito, a minha ideia das anubuas e por ser plantas de folha larga q alguns peixes poderao gostar

 

 

mais uma vez obg pelos comentarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Redeyes

 

A questão da espessura do vidro é de segurança e não de €€, na minha opinião quando se faz, deve-se fazer bem. Tire umas dicas aqui:http://aquariofilia.do.sapo.pt/index.html.

Abraço

Carlos Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg pelo conselho, ja agora quero ememndar algo ai quanto a iluminaçao, as q eu tenho sao aquelas largas...essas sao as T8 ou T5 eu sei q a umas q sao mais finas q se n me engano essas sao as T5 logo portanto eu tenho e T8, mas para este low tech essa iluminaçao tb ja n interessa muito pois as dimensoes do aquario em principio serao outras, e realmente estou a pensar usar leds, mas lampadas com leds so em T8 e n T5 o q é uma pena, ams ha outras opcçoes tenho q ver isso melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Fico contente que os teus projectos estejam a avançar e sobretudo com a perspectiva de vires a ter um aqua de 1,5m.

Acho que 70 cm de altura é um bocado alto, porque depois fica complicado fazer a manutenção, não dá muito jeito (pelo menos a mim não me dá jeito, porque não sou muito grande), mas tudo é uma questão de hábito. (compras um escadote :))

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, venho ca postar mais info do q pretendo fazer apesar de ir levar algum tempo pois a areas q n sou mm expert mas como as pretendo fazer la vou ter q arranjar uma maneira de me safar com elas!

 

aqui fica um esquema do q pretendo a nivel do circuito de agua

 

diagramad.jpg

 

o esquema da electro-vavula q pretendo fazer é ESTE partilhado por um membro do forum, algo muito bom a meu ver,e vai ser uma das dores de cabeça q vou ter para fazer!mas vai ser comprar todos os componentes q ele la tem e ver o q dá!!:alberteinstein:

 

Ja tive a ver iluminaçao para o futuro aquario, realmente vou optar por led, ja vi umas T5 LED para uma iluminaria q tb ja tive a ver q leva 4 T5, acho q vai ser mais q suficiente e ainda hei-de acrescentar 2 luzes moonlight a frente e atras do aquario, e mais tarde quando tiver o material todo verei qual a hipotese de ligar um Controlador Digital AquaLED Sun/Moon achei deveras interessante, mas n sei ate q ponto da para aplicar nas lampadas q pretendo!

 

para ja n tenho mais nada acrescentar,so a espera da confirmaçao da venda meu aquario actual para começar a tratar de todas as outras coisas,ideias n faltam! :)

 

abraço a tds e boa sorte com os peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva….

 

A minha vez de contribuir.

Acho que estas no bom caminho em pensar tudo primeiro e só dp avançar. Assim estás a evitar erros que acabam por se revelar um “pain in the ass”.

Pretendes um low-tech, tens de ter cuidado….qd começamos a “magicar” no fim já estamos num high-tech. N que isso seja de algum modo mau, mas foge do que queremos inicialmente.

 

Aquário – 150*70*70 – 735l - bicho grande, a minha opinião era cortares 20cm em altura e 20 em largura. Estes cortes prendem-se principalmente com questões de iluminação e manutenção. Um aquário tão alto fica difícil ser correctamente iluminado, e com 70cm de largura é te difícil chegar à parte traseira do mesmo. 150*50*50 – 375l ficas com mais que espaço para tudo o que queres.

 

Iluminação – Para esse comprimento as T5 serão de 80w- ora 4*80w e um abuso de luz (estou a referir-me a uma aquário de 150*50*50, pq se quiseres mesmo 70cm de altura só vejo mesmo a solução de Hqi) e já 2*80w é capaz de ser muito.

 

Filtração - esse filtro é bom mas dp ai vai depender do que lá vais por dentro. Se quiseres mais discus ai aconselhava-te a teres outro, mesmo que seja com menos capacidade, para complementares a capacidade desse.

 

Substrato – aposta nisso..um bom substrato e uma montagem já farta em plantas é meio caminho andando para o sucesso de qualquer plantado. Fica caro? Depende. Existem varias maneiras para “dar a volta” e a coisa ficar um pouco menos dispendiosa. Podes só por o substrato fértil em ares que vão ser plantadas ou para dar altura inserires um camada de areão inicial só para dar altura.

 

Layout – isto é pessoal, eu n vou à bola com rios….mas isso sou eu. Mas fica aqui uma dica, tu pretendes um aquário com medidas muito desproporcionadas (comprimento muito maior que largura e altura), um layout de rio neste tipo de aquário é sp mais difícil de ser bem conseguido.

 

 

Abraços e continua o projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas obg pelos feedbacks, quanto ao layout tens razao sem duvida, o layout tinha sido pensado para o aquario q ainda tenho, 100*50*40, para o futuro novo aquario vou ter q pensar em algo ainda n sei bem o q!

 

1uqnto as medidas do aquario sem duvidas q sao muito grandes o q defeni como aquilo q pretendo sao 150*60*60 pois apesar de ter altura de 60cm descontando a altura do substrato na zona mais baixa e como a agua nunca esta ate ao topo MM a coluna de agua tera uma altura de +-50 cm por isso penso q seja uma boa altura!

 

a iluminaçao sera LED's logo penso q 4 n seja abusado pois a intensidade n sera tanta! mas como pretendo ter moonlight se vir q é demais passa a 3 e assim ate fico com espaço para colocar os blue leds

 

quanto ao substrato ja tinha pensado,lembrei-me mm o q aquascaper fez no aniversario do forum em lx pondo um outro substrato em meias de mulher q da para trabalhar melhor para fazer as alturas e por ai adiante!

 

quanto ao filtro o q pretendo la por dentro é o q sempre usei n sei se bom , medio ou mau!mas deixo aqui o q tenho para opiniao do q posso melhorar, mas era o q dizia na caixa do filtro para usar

 

eheim mech e eheim substrat pro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora a nivel de maior capacidade de filtragem alguem tem alguma sugestao de um bom filtro estive a ver o eheim 2075 e o fluval 405...ambos com preços diferentes mas ambos em complemtento com o q tenho agora mais q suficiente n??:whocares:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.