AQUARIO 90 X 37 X 42 139L


hesteves78

Recommended Posts

Em primeiro de tudo gostaria de dar os Parabéns a todos aqueles que escrevem neste fórum. Cool

Chamo me Henrique 32 anos e vivo em Samora Correia.

Há já alguns anos que tenho o gosto por este hobbie, tendo tido um aqua comunitário com guppies, mollies, corrydoras, neons, Platies etc... etc... Nestes últimos 2 anos, por motivos profissionais e para grande tristeza minha foi me impossível ter o agua a funcionar...

Mas agora chegou o momento de voltar a dar uso ao material e da melhor maneira possível, iniciando me nos Discus.

Sempre tive muita admiração por este animal, mas sempre com algum receio, nem sei bem explicar porquê...

Tenho pesquisado muito sobre estas criaturas, lido muito, ficando ainda a gostar mais delas... Ja entrei em contacto com o Sr. Manuel Carvalho que mora aqui perto e no Sábado vou lhe la fazer uma visita...

Entretanto vou deixar aqui o meu Setup e estou aberto a sugestões, concelhos, etc..etc...

O meu SETUP:

AQUARIO 90 X 37 X 42 139L.

Filtragem: Eheim Ecco Comfort Filter 2232 - 480L./Hora (Externo)

Caixa Biologica Bomba Agua 300L./Hora (Interno)

Bomba de Ar: Rena Air 400

Aquecimento: Rena Basic 150W

Iluminação: 2 Lampadas Aqua Glo 25W T8

 

A minha ideia seria ter só Discus + equipa de limpeza (Corridoras, Peco, Ancistrus, Limpa vidros, etc...) sugestões? O que acham?

 

Este Aqua arrancou a cerca de 10 dias, amanha vou buscar musgo de java para prender a umas pedras grandes e um tronco raiz que aqui tenho e não tenho intenção de plantar outras plantas... Areão é preto. Tenciono criar zonas mais escondidas/escuras com as pedras/raiz e um tapete de musgo ocupando parte (não a totalidade) do fundo do aqua.

 

Testes realizados hoje:

pH 7,8 - gH 80 ppm - kH 60 ppm - Nitritos 0 - Amonia 0 - Temperatura 28ºC

 

Agora a parte das duvidas, concelhos, sugestões etc...

Eu sei que este aqua não é muito grande, o que acham?

Sistema de filtragem, gostava de retirar a caixa biológica, será boa ideia?

Quantos peixes aconselharam a ter, de modo a que vivam sem stress e a felizes?

Não tenciona adquirir peixes adultos.

Irei adquiri-los junto a um criador nacional, em principio será ao Sr. Manuel Carvalho, pois o seu FeedBack é excelente...

 

Desde já muito obrigado...

 

Vou tentar tirar uma fotos do projecto a medida que for evoluindo... Para poderem (se quiserem, claro...) acompanhar e dar me ideias, concelhos, criticas, são sempre bem vindas.... Agradeço.

 

Henrique Esteves.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário esta a funcionar a cerca de 2 semanas, tem um tronco grande, rocha de lava, e e plantei musgo de Java no tronco nalgumas pedras e também plantei um tapete de musgo ocupando menos de 1/4 do fundo do aquário, o aquário esta simples, sem estar demasiado cheio, meti a um pleco pequenino para começar o ciclo.

Os valores da agua estão dentro do normal, o meu único problema é o PH de 7.8. A cerca de uma semana meti turfa no filtro externo que já continha cerâmica e lã de vidro, mas não consigo baixar o PH, como nunca usei a turfa antes, não sei bem como ela funciona, se demora muito tempo a baixar o Ph... Tenho a agua um pouco tipo chá, mas já sabia que isso iria acontecer e eu gosto desse aspecto...

Estou aqui com um pequeno(grande) problema...

A minha ideia (depois de visitar e ouvir os conselhos do Sr. Manuel Marques) seria de adquirir 3 ou 4 (pois queria quero que eles cresçam...)discus juvenis... 2 ou 3 Corydoras para limpeza ou outra equipa de limpeza (sugestões?)

 

Já agora, outra pergunta:

Com o filtro externo Eheim Ecco Comfort Filter 2232 - 480L./Hora, terei necessidade de ter a Caixa Biológica com Bomba Agua 300L./Hora(Cerâmica + Lã de Vidro) a funcionar?

O filtro externo oxigena a agua? Tenho medo de desligar a bomba de ar e depois a oxigenação não ser o suficiente.

mas gostava de a desligar pois faz um pouco de ruído...

Desde já muito obrigado...

Prometo postar aqui umas fotos...

 

Henrique Esteves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva amigo vais ter mesmo de esperar por uma resposta de um user com mais experiência porque com um ph 7,8 não sei mesmo se vale o risco mas ?

Em relação ao filtro penso que seja suficiente eu faço o mesmo e nunca tive problemas mas também faço tpa's regulares por semana.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo ;)

Está tudo muito certo, é exelente que queiras entrar no mundo dos Discus que na minha opiniao ao contrario de muito que se le por ai é bastante simples, são peixes como qualquer outro que requerem os seus cuidados mas nada de mais.

Agora ai só vejo um problema, e não é esse que te tens preocupado com o Ph..é um pouco elevado sim mas na minha opiniam bem mais grave que isso é os 37x43...estas medidas para um discu adulto são muito curtas mesmo, descontando altura do substracto e da que tens de deixar sem agua ve lá com quanto ficas e o tamanho que os bichos atingem! biggrin

Ve melhor isso!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em relação ao filtro penso que seja suficiente, como esse aquário deve levar +/- 110l e é aconselhado que o filtro faça 4 ou 5 vezes o volume da água, penso que serve.

Mas concordo com o membro Lapierre a altura é insuficiente para Discus no seu estado adulto e infelizmente tenho o mesmo problema. Aconselho a começar com discus pequenos 6/7 cm nesse aquário que não tem problema nenhum e depois fazer a aquisição de um aquário maior. Isto é o que eu penso fazer. Até porque depois será tudo mais fácil, já tem 1 filtro ciclado, água ciclada e plantas. Que me corrijam os entendidos se estiver errado.

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais