COMO AUMENTAR A DUREZA DA AGUA??


formigalx

Recommended Posts

Olá

O meu aquario comunitario tem Mollys , Espadas , Guppys , 1-escalar , Neons e Corys.

Os parametros da agua estão todos normais á exepção da dureza que ronda os 3º e pelo que li , todos os peixes que possuo gostam da agua mais dura.

O que posso fazer para subir a dureza da agua??

Também tenho CO2 caseiro conforme link em baixo.

O MEU AQUA

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O meu aquario comunitario tem Mollys , Espadas , Guppys , 1-escalar , Neons e Corys.

Os parametros da agua estão todos normais á exepção da dureza que ronda os 3º e pelo que li , todos os peixes que possuo gostam da agua mais dura.

O que posso fazer para subir a dureza da agua??

Também tenho CO2 caseiro conforme link em baixo.

O MEU AQUA

Obrigado

 

Ola formigalx.

Pelo que tenho lido sobre o tema para aumentar a dureza da agua, vasta acrescentar algumas conchas de "marisco" ou pedras de coral morto

no filtro (exemplos) etc.... :)

Mas os entendidos que falem nisso e se poderem que expliquem cá para o pessoal com o mesmo problm, a química da agua....lol

Pesquisa melhor sobre o que falei.

Não tenho a certeza, se estiver errado peço o perdão de todos os que lêem o equivoco que escrevi. cabecadura

Já agora :busted_red: O escalar gosta de aguas moles :sleep: lol, não tão moles e não tão duras...

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos a falar de qual dureza ? A total ? Ou a carbonatada ?

Boas

Não sei ao certo , mas no link que deixo em baixo para um outro post meu , dá para ver qual o meu problema e os teste que usei.

PROBLEMA COM CO2

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

O kh aumentas com bicarbonato de sodio, se não me falha a memória, 5 gramas aumenta 0,8Kh em cada 50 litros, mas confirma. De qualquer maneira faz isso devagar e progressivamente. Vai controlando enquanto enquanto aumentas.

 

abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

O kh aumentas com bicarbonato de sodio, se não me falha a memória, 5 gramas aumenta 0,8Kh em cada 50 litros, mas confirma. De qualquer maneira faz isso devagar e progressivamente. Vai controlando enquanto enquanto aumentas.

 

abraço

 

BB

Boas

Li em outros sites que as rochas calcarias tambem elevam o Kh. É verdade ? Para o meu problema , poderia ser uma solução ?

Relembro que tenho Guppys , Mollys e Espadas que gostam de aguas duras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As rochas calcarias elevam o kh e o gh. Consequentemente vai-te subir também o ph. Com um kh mais elevado será também mais dificil descer o ph com o CO2!

Estás a ir pelo caminho mais dificil; O mais fácil é escolheres espécies para manter de acordo com a agua que tens disponivel e assim escusas de estar a alterar parametros!... e ainda por cima ao alterares 1 deles, vai alterar também os outros, o que dificulta mais encontrares um equilibrio. Faz estas alterações sempre muito devagar e progressivamente e sempre monotorizando!

 

Boa sorte!

 

Abraço

 

BB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As rochas calcarias elevam o kh e o gh. Consequentemente vai-te subir também o ph. Com um kh mais elevado será também mais dificil descer o ph com o CO2!

Estás a ir pelo caminho mais dificil; O mais fácil é escolheres espécies para manter de acordo com a agua que tens disponivel e assim escusas de estar a alterar parametros!... e ainda por cima ao alterares 1 deles, vai alterar também os outros, o que dificulta mais encontrares um equilibrio. Faz estas alterações sempre muito devagar e progressivamente e sempre monotorizando!

 

Boa sorte!

 

Abraço

 

BB

Boas

Como tenho o PH a 7.2 e o KH a2º pensei que subindo um pouco ambos não faria mal.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero levar ninguem ao engano mas já me deixei enganar por ti.

 

Boas

Li em outros sites que as rochas calcarias tambem elevam o Kh. É verdade ? Para o meu problema , poderia ser uma solução ?

Relembro que tenho Guppys , Mollys e Espadas que gostam de aguas duras.

 

Falas no kh mas no fim dizes aguas duras, mas agua dura nada tem a ver com o kh mas sim com o gh !

 

Podes usar o SERA mineral salt para subir o kh

 

Portanto a minha resposta é boa para subir o gh apesar de subir o kh mas pouco, a culpa é minha mais uma vez.

 

Portanto o que queres subir ? O gh ou kh ? Se subires o kh o ph vai atras, se subires o gh o ph pouco se mexe.

 

Agora se injectas co2 para descer o ph é ma ideia subir o kh

 

Acho que é isto que o membro BB queria dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero levar ninguem ao engano mas já me deixei enganar por ti.

 

 

 

Falas no kh mas no fim dizes aguas duras, mas agua dura nada tem a ver com o kh mas sim com o gh !

 

 

 

Portanto a minha resposta é boa para subir o gh apesar de subir o kh mas pouco, a culpa é minha mais uma vez.

 

Portanto o que queres subir ? O gh ou kh ? Se subires o kh o ph vai atras, se subires o gh o ph pouco se mexe.

 

Agora se injectas co2 para descer o ph é ma ideia subir o kh

 

Acho que é isto que o membro BB queria dizer.

Boas

Eu injecto CO2 para as plantas e a minha preocupação com o KH é sómente por causa da fauna , pois li que gostam de agua mais dura. Agora não sei se se referem ao KH ou GH.

Já agora pesso ajuda em relação a isso .Até porque na ficha dos peixes aqui no forum vem como DH , como posso obter o valor do DH ?

Por exemplo na ficha dos Guppys diz que eles preferem a agua entre 10DH e 30DH ideal 20DH. Como acho esse valor para tentar aproximar os parametros da agua dos ideais para eles?

Relembro que a minha fauna são Guppys , Molly Balão , Espadas ,etc...

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.