Recommended Posts

Publicado

Boas!

Há largos meses que preparo a montagem deste aquario de 250litros, só falta mesma a iluminação e ando com muitas duvidas em relação ao sistema a colocar :idea2:

Pretendo fazer um plantado!

O Objectivo é ter uma boa iluminação ao melhor preço possivel; Se for eu a construir ainda melhor...

O euros são um factor vital na decisão, mas se for necessário esperar mais uns meses assim o farei, o importante é ter uma iluminação de qualidade á altura e enquanto não a tiver o aquario não será montado.

Há que pensar também na manutenção da iluminação (troca de lampadas,etc...)

Comprimento: 120cm

Altura: 52cm

T5

-Quanto ao sistema t5 tenho a possibilidade de montar eu proprio o sistema, tenho até já uma calha preparada para o efeito, embora não tenha ainda as lampadas e balastros.

Está preparada para 4lampadas t5 de 54w (114cm)

Consigo montar o sistema a um custo muito reduzido comparado com as lojas, apesar do investimento inicial ser menor parece-me que a longo prazo sai caro (9 em nove meses 40euros no minimo).

Estou a par de todas as caracteristicas das lâmpadas fluorescentes tubulares, além de estar informado já possuo um aquario plantado de 75litros com este sistema.

HQI

-Tenho sentido dificuladade em achar informação detalhada em relação a este sistema, já fiz várias pesquisas e fiquei confuso cabecadura

Sei que é possivel adaptar projectores de halogenio de 500watts para hqi, aparentemente é só alterar a reactancia (balastros) e ignitor (e já li tambem que é necessário também o condensador). A pessoa que me recomendou já o fez e da forma como o disse até parecia bastante fácil. No entanto tenho muitas duvidas.

Tenho vários projectores 500watts halogenio e estava a pensar então na alteração.

Sei que o hqi propriamente dito já não existe embora o nome tenha permanecido (lâmpadas de descarga em alta pressão a que foram adicionados iodetos metálicos).

-Mas afinal que sistemas hqi existem hoje em dia?

-Quantos tipos de sockets/encaixes existem e como se organizam? (Reparei que o tipo de excaixe parece mudar consoante a potencia, mas não tenho a certeza)

-Os Sockets/encaixes hqi coincidem com os de halogenio? (sei em que alguns tipos é possivel)

-Uma alteração deste tipo mantém a qualidade de luz?

-Quanto tempo duram estas lampadas originalmente? e num sistema alterado? (já li informações contraditórias, uma em que referia um ano e outras mesmo a afirmar 4 anos de vida util)

Em suma, Acham viavel um hqi caseiro/home made?

Aguardo conselhos sobre o assunto.

Agradeço desde já a atenção disponibilizada biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!