[Dúvida]Guppy deformado...


SmylleAndre

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

A apenas alguns minutos atrás tive um acidente em meu aquário: minha pequena sobrinha de 6 anos (que amo muito mesmo que seja uma chatinha) ficou braba pois eu não queria ajudar ela a procurar uma peça de brinquedo e virou um copo inteiro de refrigerante dentro do meu aquário de Guppys juvenis. Até ai "tudo bem", mas ao retirar os pequeninos do aquário imediatamente me deparo com algo que não havia visto antes devido ao número de peixes e plantas: dois dos meus pequenos estão deformados, com postura de camarão... :puppydogeyes: Felizmente ambos nadam e se alimentão normalmente como todos os outros.

 

-Eis a dúvida: o que fazer? caso consigam se reproduzir podem de fato passar a deformidade aos descendentes? e mais importânte ainda: os pequenos iram sofrer durante a vida em razão da deformidade?

 

-Eis as fotos (não muito boas):

1000266e.jpg

1000264w.jpg

 

-Eis o vídeo:

 

Agradeço desde já todo comentário e ajuda.

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

primeira vez que vejo mas devo deduzir que mesmo na aquarofilia se aplique deformacoes ou mesmo deficiencias.penso que e uma coisa que faz parte da vida.nao deve ser doenca ao menos que tenha conhecimento.

 

cumps

 

gil vicente

Um peixe nao e so pelo natal e para toda a vida................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

primeira vez que vejo mas devo deduzir que mesmo na aquarofilia se aplique deformacoes ou mesmo deficiencias.penso que e uma coisa que faz parte da vida.nao deve ser doenca ao menos que tenha conhecimento.

 

cumps

 

gil vicente

 

Sim, intendo e concordo, no entando eles são meu hobby, são uma higiene mental e seu ambiente é controlado sempre. Dou tanta atenção a eles quanto daria a um cachorro, gato, cavalo, iguana, etc... Gostaria mesmo de saber se irão precisar de alguma "atenção especial" para que vivam mais, visto que não penso em me desfazer deles...

 

aguardo por respostas.

smylleandré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se ele nao nasceu assim os descentes nao serao assim. Para isso tinha que haver mutações geneticas e um copo com refrigerente nao nao provoca isso (penso eu)

E bastante estranho... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é consequencia de consaguinidade.

Pais com filhos e com irmaos....

 

Eu ja tive alguns assim. Desde que consiga comer, nao tens com que te preocupar.

Essa deformidade pode ser passada a descendentes, creio eu, no caso dos machos.

No caso das femeas, acho que essa deformacao nao lhes permite ter filhotes.

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se ele nao nasceu assim os descentes nao serao assim. Para isso tinha que haver mutações geneticas e um copo com refrigerente nao nao provoca isso (penso eu)

E bastante estranho... :D

 

Olá Diogo607,

 

A história do refrigerante que contei, é apenas a história de como notei que os dois juvenis estavam deformados, nunca quis dizer que o refrigerante que causou isto. Nenhum nasceu tortinho, eu sei pois viveram em grupos de 5 em 8 aquário diferentes até o 1 mês de idade, aproximadamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é consequencia de consaguinidade.

Pais com filhos e com irmaos....

 

Eu ja tive alguns assim. Desde que consiga comer, nao tens com que te preocupar.

Essa deformidade pode ser passada a descendentes, creio eu, no caso dos machos.

No caso das femeas, acho que essa deformacao nao lhes permite ter filhotes.

 

cps

 

Olá [C4],

 

Se não houver nenhum sofrimento para o peixe durante sua vida fico feliz então. Mas irei separa-los em um aquário de 20L durante a maioridade para que não passem descendentes com este problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá [C4],

 

Se não houver nenhum sofrimento para o peixe durante sua vida fico feliz então. Mas irei separa-los em um aquário de 20L durante a maioridade para que não passem descendentes com este problema.

Nunca vi os meus a queixarem-se :D

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que o [C4] disse tambem é hipotese, mas em qq ninhada ha sempre individuos mais fracos ou com defeitos. Barbatanas, natação, corpo etc etc.

O que acontece é que os progenitores normalmente tendem a fazer eles a selecção natural nesses casos, sempre são nutrientes a entrar para a continuidade dos mais fortes. Por isso não penso ser doença mesmo. Alem de que tens mais um caso por exemplo:

 

- Ao nivel dos criadores, e como os pais são retirados cedo para manter um maior numero de bebes activos ... fazem eles ao fim de algum tempo a selecção dos melhores. Os que apresentam "defeito" são retirados pois n têm comercio nem podem dar boas ninhadas. Assim sendo servem de alimento a espécies maiores.

 

Sobre esse peixe n sei mesmo se pode ou não dar origem a futuras ninhadas.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais