Diario de Bordo da minha iniciação


psi20

Recommended Posts

Ora viva, finalmente estou a entrar na recta final, ou no inicio.

Neste momento apenas me falta o móvel, deve chegar amanha, depois é encher yikes

 

Como iniciado que sou optei por um kit, a um preço simpatico (78€) comprei um aquadream 60 com iluminação 15w e uma biobox interna.

Já comecei a fazer alterações, na biobox retirei o filtro de carvão activo e alterei a ordem dos elementos por forma a adicionar umas quantas ceramicas.

o filtro ficou assim

1- entrada de agua

2- fibra sintética (tipo algodão branco)

3- fibra, esponja azul mais porosa.

4- filtro aquatlay (bolinhas castanhas)

5- um punhado de ceramicas

6- saída da agua

 

o que acham desta organização?

 

Entretanto já coloquei o substrato da sera e 8kg de areão fino.

Deixei já enterrada uma pedra difusora que será posteriormente disfarçada.

Agora tenho que apanhar uns xistos para ajudar na decoração. pelo que se aceitam sugestões quanto ao layout ou alterações.

 

Aqui fica uma foto do bicho tal como está agora. NB O fundo do aquario será para ficar preto...

 

imagem0715.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por psi20
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais perguntas:

 

- onde posso arranjar um fundo totalmente preto? os fundos que se vendem sao autocolantes?

- posso deixar a pedra difusora enterrada no areao?

- a bomba de ar posso embrulhar-la num pano por exemplo para abafar o som? ou existem outras maneiras de diminuir o ruído desta?.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais perguntas:

 

- onde posso arranjar um fundo totalmente preto? os fundos que se vendem sao autocolantes?

- posso deixar a pedra difusora enterrada no areao?

- a bomba de ar posso embrulhar-la num pano por exemplo para abafar o som? ou existem outras maneiras de diminuir o ruído desta?.

 

 

1º uma cartolina preta chega.

 

2º se a deixas enterrada ela abre-te um buraco no areão

 

3º precisas mesmo da pedra difusora?

 

4º não embrulhes, sobreaquece e estraga as borrachas mais rapidamente

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º uma cartolina preta chega.

 

2º se a deixas enterrada ela abre-te um buraco no areão

 

3º precisas mesmo da pedra difusora?

 

4º não embrulhes, sobreaquece e estraga as borrachas mais rapidamente

 

precisar precisar creio que não, contudo e como sou "amador" prefiro ir pelo seguro e garantir uma boa oxigenação do aqua.

 

a cartolina colo ou nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nao posso colocar tudo pois ainda nao tenho rochas...

como peixes ainda nao sei bem o que vou colocar.

provavelmente os da praxe:

- coridoras para o fundo pelo menos 4

- alguns guppy (para dar cor)

- talvez 1 ou 2 limpa vidros

- alguns neons

 

não sei bem mas creio que sao todos compativeis, se bem que se aceitam sugestões.

o aqua irá servir como peça de decoração na sala de estar :) (pelo menos foi a cantiga usada para a maria desbloquear os fundos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se quiseres reduzir de alguma forma o ruído da bomba o melhor é (se a tiveres dentro do armário) comprar uma placa de lã de rocha (no Leroy, Izi, etc), cortar e colar no armário pelo lado de dentro. Este material é incombustível e bastante resistente à humidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto sofro e espero pelo movel comecei a pensar nas plantas que irei colocar no aqua.

sendo um aqua pequeno (54lt) e com o objectivo de se tornar comunitário digam o que acham e que plantas propoem.

 

- Musgo de Java

- Anubia Nana

- Sagittaria

- Vesicularia dubyana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa BioBox tem o que incorporado?!

 

Se vai montar um plantado a iluminação que tem de 15W é fraca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa BioBox tem o que incorporado?!

 

Se vai montar um plantado a iluminação que tem de 15W é fraca.

 

a biobox traz:

- termostato

- bomba de circulação 300l/h

- materiais filtrantes e cerâmicas.

 

quanto à iluminação sim pode ser fraca, mas tb seleccionei plantas que supostamente requerem pouca luz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aconselhavel seria 1W por litro de agua ele tem quase 4 vezes menos. Acho que deveria ter mais voltagem, sendo que poderia colocar mais variedade de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que vi online no que toca às necessidades de iluminação:

- anubia nana min 0.5w/lt

- musgo de java min 0.3w/lt

 

ainda não tendo informação acerca da litragem útil exacta do meu aqua aponto para uma iluminação de 0.3w/lt

o objectivo do aquário não é tornar-lo num plantado pois creio que não irei gostar de ter o aquário muito cheio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e agora os testes:

 

após alguma consulta encontrei 2 kits que me pareceram interessantes, contudo gostaria de ter a vossa opinião:

 

para medir o PH

- Seachem pH Alert

 

para medir a amonia

- Seachem amonia Alert

 

qual será melhor, estes ou os tradicionais kits de reagentes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem pacotes com 5 teste que custam cerca de 15€. Sai mais economico que se comprar em separado.

 

Podem consultar um destes Kits aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora viva amigos, com a preparaçao do aquario de vento em poupa venho pedir a vossa ajuda no que toca às pedras.

recolhi estes (aparentemente xistos) na zona de vila velha de rodao e já foram lavados e escovados ficando apenas a faltar a "esterilização" a vapor.

contudo pergunto-me se aquelas manchas castanhas serão normais ou nao?!

 

pict0001g.th.jpg

pict0002eb.th.jpg

pict0003ux.th.jpg

pict0004qa.th.jpg

 

 

 

dicas para a disposição? como posso fazer tocas com as pedras que tenho?

Editado por psi20
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou a gostar de ver:)

Primeiro porque ao contrário de muitos és organizado, segundo porque ao contrário de muito também (lol), preocupaste em pedir ajuda e em saber ler o que te dizem e terceiro porque me parece teres bastante calma no que estas a fazer.

Só um pequeno aparte, o musgo de java pode não necessitar de muita luz para sobreviver, mas necessita de bastante luz para ficar verdadeiramente bonito e se expandir largamente;)

Eu no teu lugar inseria fetos de java que na minha opnião são plantas lindissimas, robutas e que se propagam muito bem sem serem exigentes.

 

Quanto aos peixes de que falaste, para te iniciares estão muito bem:)

Corydoras para o fundo;

Limpa vidros talvez devas optar por ottos que são pacíficos e pequenos

Neons que são peixes de cardume lindíssmos (no mínimo mete uns 10)

Guppies mete sempre 1 macho para cada 3 fêmeas e lembra te que começando a criar é tipo coelhos por isso não vás a correr comprar uma duzia eheheh

 

De resto parece me bem

 

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora viva amigos, com a preparaçao do aquario de vento em poupa venho pedir a vossa ajuda no que toca às pedras.

recolhi estes (aparentemente xistos) na zona de vila velha de rodao e já foram lavados e escovados ficando apenas a faltar a "esterilização" a vapor.

contudo pergunto-me se aquelas manchas castanhas serão normais ou nao?!

dicas para a disposição? como posso fazer tocas com as pedras que tenho?

 

Para desinfectares bem isso, podes fazer como eu, enches a banheira de água a ferver botas tudo la para dentro e metes bastante sal;)

Depois é esperar uns 30 minutos e escovar muito bem.

Essas manchas são normais sim e dentro de água dão um aspecto bonito na minha opinião.

Se vires que as pedras são muito grandes podes sempre partil-as com um martelo e moldar as mesmas ao teu gosto.

Quanto a fazeres tocas, pah é ires metendo ao teu gosto as pedras em várias posições até gostares da forma;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entretanto deixo aqui a foto da modificação que fiz à esquema de filtragem da biobox.

acham que a quantidade de ceramica é suficiente? ou devo trocar as bolinhas castanhas por mais ceramicas? peisei deixar as bolinhas pois sempre devem filtrar mais alguma coisa nao? e claro tb devem ter bacterias.

 

pict0005cj.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.