Recommended Posts

boas

 

alguem me sabe dizer quanto pesa mais ou menos 1 garrafa de co2 de 500g cheia ?

 

é que tipo....

 

tenho 2.

 

ao inicio quando precisava de encher aqui na zona nao havia, entao ia ao porto troca-la numa loja... e a cada garrafa dava para uns 2/3 meses.

 

passou o tempo.... e tal e aqui na zona abriu uma casa que enche, nao sao especializados, mas enche.

 

comecei a ir la ate porque era mais barato.

 

bem a tempo de duraçao começou a encurtar.

 

chegou a uma altura em que 1 garrafa durou 1 semana e pensei que era da valvula selenoide ou la como se chama.

 

entao tirei-a.

 

bem parece que durou mais 1 pouco... la para 1 mes +/-

 

ha coisa de 1 semana e meia mais ou menos meti a funcionar 1 garrafa acabada de encher... bem hoje nao tem nada.

 

cada vez que meto os manometros, vejo se verte com um borrifador... e nao vejo nada. hoje vou buscar uma cheia e vou meter mesmo dentro de uma bacia de agua a ver.

 

ja ouvi dizer que pode a garrafa nao vir cheia.

 

so que como vejo isso ?

 

tipo eu quando abro em baixo a pressao vai para 50 mas penso que isso nao tem nada a haver com a quantidade de co2 la dentro.

 

fico a aguardar ajuda

 

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu levava a minha para encher, pesavam-na na altura de eu a deixar e depois quando ma iam entregar voltavam a pesar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A "garrafa" tem a tara gravada. Se lhe metes mais 500gr, tem que pesar o valor da tara, mais as 500gr. Simples.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tipo o meu pai ontem é que as pesou, eu nao estava perto.

 

mas disse que ao pesa-la a vazia pesava 1.700 kg +/- a cheia 2.100kg +/- perto de 2.1kg

 

mas depois lembrou-se de ir ver isso gravado e tinha 1.6kg e tal tipo 1.640kg

 

ou seja arredondando tem uns 400g de co2. 450g no maximo.

 

depois meti os manometros e fomos ver se havia fugas.

 

e realmente ha... nos manometros por baixo tem uma especie de parafuso, com uns buracos e era por ai que perdia muito co2.

 

la andamos a tirar e meter aquilo e continuava, ate que 1 vez tiramos e metemos super bem apertado e parou.

 

deixei a parte dos manometros dentro de agua a noite toda a ver se havia fugas com o passar do tempo e hoje de manha nao vi nada. se calhar vou arriscar meter assim.

 

que acham ?

 

o maximo que acontece é ela bazar toda em pouco tempo.

 

nao ?

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís.

 

 

 

O parafuso pelo qual saía o CO2 é idêntico ao da foto abaixo?

 

p11405887174949.jpg

 

Este parafuso é um sistema de segurança, para proteger o manómetro com a escala mais pequena, e todo o equipamento de está depois dele. Passo a explicar:

 

O redutor de pressão de CO2, ( erradamente chamado de manómetro, já que um redutor pode ter um ou mais manómetros ), tem uma mola e uma "bolacha", (diafragma), em borracha de alta densidade no seu interior. De um lado tem à volta de 50bar, mostrado no manómetro com a escala maior, e do outro lado tem a pressão que regular-mos, e que podemos ir ajustando no manómetro com a escala mais pequena.

No caso dessa "bolacha" rasgar, as pressões ficam iguais! Imagina o que é um manómetro que normalmente lê até aos 6bar, levar com uma "bojarda" de uns 50! Manómetro de baixa pró galheiro, e se os mostradores não saltarem fora, o CO2 dispara pela tubagem até ao aquário. Ou o tubo rebenta, ou o difusor explode, ou as duas coisas. No pior dos cenários alguém pode levar com o mostrador do manómetro de baixa na cara! Não imaginam os estragos que uma pequena peça pode causar, quando projectada com 50bars de força!!

 

O parafuso que mencionaste é oco por dentro, e tem dois ou três furos na zona de aperto. Tem uma mola e um pequeno disco com uma borracha que veda, quando o apertas no corpo do redutor, onde está a tal "bolacha" de borracha. Essa mola não aguenta grandes pressões. Exactamente não sei, mas é um pouco mais que o valor máximo apresentado no manómetro de menor escala.

 

Se por qualquer motivo a pressão no manómetro de menor escala for mais alta que a escala dele, essa mola deixa escapar o CO2 para fora, evitando que o manómetro vá desta para melhor, ou causar mais estragos à volta dele. Assim só se perde o CO2 que está dentro da garrafa, e apanha-se um valente susto.

 

 

Foto do parafuso de protecção desmontado:

 

p11405918810923.jpg

 

 

 

 

Local onde ele vai apertar e fazer a vedação:

 

p11405928882110.jpg

 

 

 

 

Quando acima me referi a manómetros de maior ou menor escala, é como os que estão na foto abaixo:

 

198020_z1.jpg

 

 

O que tem a escala até aos 250, é a pressão efectiva dentro da garrafa, é o de maior escala. O outro que neste caso vai até 6, é a pressão de saída que nós regulamos, é o de menor escala. A função do parafuso com os buracos é proteger o manómetro que tem a escala até 6, e todo o equipamento que está ligado depois dele, como referi acima.

 

 

No teu caso específico, se estava deixar escapar CO2 pelo tal parafuso, há várias hipóteses para tal:

  • A mola está pasmada! Convém trocar...
  • O vedante está danificado! Convém trocar...
  • Havia "lixo" no CO2, e ficou entalado no vedante! Só possível com umas das duas hipóteses acima...
  • Mal apertado de fábrica! O que duvido...

Para que não tenhas surpresas, aconselhava a levar esses manómetros a uma casa que faça o teste aos ditos! Pode não ser nada, mas também pode ser grave... com pressões dessas não convém facilitar, quando não se tem a certeza que está tudo a funcionar nas devidas condições!

 

Desculpa lá o testamento, mas hoje estou mal disposto ;)

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

huiii....

 

este topico ou pelo esta ultima informaçao devia ser inamovivel.

 

nao sabia, mas penso que ja entendi.

 

tipo....

 

eu so tenho o manometro da maior pressao o que vai ate 250. quando tenho a garrafa fechada mesmo aquilo esta a 0... abro aquilo vai para os 50 +/-.

 

o manometro de menos pressao o que vai ate ao 6, ha ja algum tempo que tive de o tirar, pois a rosca pifou e estava a verter.... entao um amigo la arranjou um parafuso a medida e metou-o e usou tambem cola.... pah sei que aquilo nao mexe.

 

ou seja o manometro de baixa pressao nao existe.

 

como tinha dito esteve toda a noite em agua a ver se vertia e nao verte.

 

meti-o a bombar para o aquario e parece tudo bem.

 

tipo o que fiz foi desmonta-lo como mostras nas imagens.

 

a 1ª vez que abri esse parafuso a borracha que la vem nao saiu... so tirei a mola e o parafuso... meti e ficou igual.... da 2ª vez a borracha saiu e meti e apertei bem e aparentemente que vi-se nao verteu mais.

 

tens alguma ideia de onde possa levar a peça ? tipo aqui na zona ha umas 3 casa de extintores e tal, mas nao sei se vem isso.

 

ora bem assim como tenho, correrei algum risco ? tipo a pressao ''em excesso'' nao sai pelo parafuso, se nao tiver por onde sair.... vai acabar por sair por algum lado, penso eu.

 

que achas ??

 

ps. tipo a borrachinha nao esta como a da foto... parece que numa das beiras esta meia empurrada para dentro, mas como nunca mexi naquilo talvez ja venha assim do fabrico.

Editado por Luis Alves
gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.