Novato, preciso de conselhos :D


Danii_7

Recommended Posts

Ola a todos ;D

 

Sou muito novato nestas andanças e gostaria que vocês me dessem uns conselhos

 

Tenho um aquário de 42x20x20 de mais ou menos 25L.

 

O que acham que devia por no aquário?

 

Eu estava com ideias de por 2 guppys e 3 ou 4 neons, o que acham?

 

Mas o meu principal problema é escolher o tipo de plantas e quantas mais ou menos, é que quero ter um aquário em que seja confortável para os meus futuros peixinhos :(

 

Os meus comprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Danii_7,

 

Primeiramente seja bem vindo ao mundo do aquarismo. Gostaria de comentar que caso seu aquário possua as dimensões 42x20x20 ele na verdade possui a capacidade para 16,8L. Para saber a litragem do seu aquário, deve-se multiplicar a largura pelo comprimento e pela altura e dividir o resultado por 1000. Acho bem legal você se interessar em procurar ajuda para proporcionar um bom ambiente para seus futuros peixes.

 

Vamos começar do início: Você primeiramente deve Ciclar o seu aquário, ou seja, prepara-lo para a entrada dos peixes. O período de ciclagem dura no mínimo 3 semanas. Deve-se deixar o aquário ligado com os equipamentos (bomba, filtros, aquecedor, etc) ligados durante todo o tempo, durante estas 3 semanas, e também deve-se adiconar um pouco de comida de peixe uma vez por semana. A comida irá estragar no fundo gerando (em pouca quantidade) substâncias que irám fazer com que se cultivem bactérias importântes para a vida dos seus peixes. Feito isto, trate a água com Aqualife, um produto que condicona a água eliminando alguns microorganismos responsáveis por doenças.

 

Então seu aquário estará pronto para receber novos habitantes. No caso acho que podes começar com peixes de pequeno porte, experimente 1 casal de Guppys ou um quarteto de Neons. Depois podes pensar em plantas, mas devem ser de manutenção facil, aconselho-te a procurar por Musgos de Java, estes crescem sob pedras e troncos.

 

Espero ter ajudado por inquanto. Avise sobre qualquer novidade.

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente Danii_7,

 

Estou a espera de novidades. Acho importânte avisar a todos os "recém chegados" sobre a importância de ler sobre o assunto, procure ler muito e se informar acerca do aquarismo, principalmente acerca de espécies de peixes antes mesmo de compra-las, você irá poupar muitos peixes de sofrerem e irá fazer toda a diferença. Parabéns novamente por procurar se informar antes de adquirir os peixes.

 

Boa sorte, aguardo por notícias.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero adicionar nada mais ao que foi escrito, mas vê as Rasboras, tanto a arlequim como a Rasbora mosquito antes de tudo, são ideais para aquários pequenos, para grupo num aquário dessas dimensões são óptimos, e pode-se ter 4 ou 5 em perfeitas condições. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas mais uma vez !

 

Já li bastantes tópicos aqui no fórum e já aprendi muito :D

 

Hoje fui a uma loja para escolher os novos habitantes do meu aquário, e o senhor da loja sugeriu 2 limpa vidros nestes primeiros dias e ao mesmo tento para ver se eles se aguentam, depois mais ou menos daqui a 2 semanas sim comprar os neons e os guppys.

 

Comprei então os limpa vidros e parecem estar a adaptar-se muito bem :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas mais uma vez !

 

Já li bastantes tópicos aqui no fórum e já aprendi muito :D

 

Hoje fui a uma loja para escolher os novos habitantes do meu aquário, e o senhor da loja sugeriu 2 limpa vidros nestes primeiros dias e ao mesmo tento para ver se eles se aguentam, depois mais ou menos daqui a 2 semanas sim comprar os neons e os guppys.

 

Comprei então os limpa vidros e parecem estar a adaptar-se muito bem :P

 

Olá novamente Danii_7,

 

Em "palavras bonitas" ele queria que você utilizasse os limpa vidros como peixes ciclantes, ou seja, peixes que são submetidos aos altos e baixos de pH e substâncias que fazem o animal sofrer durante o periodo de ciclagem. Diga a ele que é maudade fazer isto com os animais. Mas não tem problema, você mesmo disse que o aquário já esta ciclado, pode prosseguir comprando os guppys e neons se assim desejar.

 

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noite,

 

Pode postar uma foto desses "limpa vidros"?

É que as vezes eles são vendidos como tal e quem não os sabe reconhecer, compra com a indicação que crescem pouco, até que um dia achamos que o peixe está a ficar grandinho e descobrimos que é um pleco ou um CAE e não temos possibilidade para o manter em boas condições...

 

Posso estar enganado e espero bem que esteja, a mim já me aconteceu uma situação dessas no início e custou-me bastante devolver aquele pleco, estava bem crescido e saudável.

 

 

De qualquer modo, boa sorte com o seu projecto.

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, é um ottocinclus, não sei a sub-espécie mas fica pequenino.

 

Agora conhecendo o peixe tenho que discordar com o SmylleAndre, pois se ele te quise-se vende rum peixe para sofrer durante os picos de amonia e para acelerar o ciclo não te venderia esse peixe, mas sim um pleco, uma corydora ou algo mais resistente, pois os otto's são um pouco senciveis na faze de adaptação.

 

Tens um bom comedor de algas... mas são aconselhadas plantas para manter esse peixe.

 

 

Quando tiveres o aquário composto, posta umas fotos...

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.