Movel para 2 aquas


Recommended Posts

Actualmente arranjei um cubo que vai servir de hospital e de maternidade (alternado).

 

Como não existem moveis para dois aquarios estou a pensar construir o meu uma vez que as medidas de comprimento nem são assim tão grandes.

 

O projecto é este:

 

semttuloyc.jpg

 

Contudo tenho umas duvidas.

É mais seguro fazer neste esquema e depois forrar com outro material á volta (sendo que serão barrotes de 5x5), ou é melhor ser logo placas de pinho (ou outro material) em vez de colocar barrotes a formar esqueleto?

O que aconselham?

Cmps,

maCenteno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NA minha opinião, para esse tamanho não beneficias nada em fazê-lo com barrotes... Placas de pinho ou mesmo MDF (devidamente pensada a estrutura do móvel) aguenta bem esses pesos.

 

Tenho um móvel feito em MDF de 19 mm a suportar um aquário de 360 ltrs brutos e nem dá sinal de fraco! aguenta bem.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos aqua são 60 litros e o cubo são cerca de 15, não chega ao peso do teu :) lol ...

 

Contudo eu sou muito reticente ao MDF (Construí uma gaiola para um coelho e tudo o que é humidade apesar de estar forrado com vinil, aquilo absorve), ainda para mais com um aquario (agua) que aquilo acabe por apodrecer! Outra situação é o aparafusar aquilo! Até que ponto o MDF agarra (e deixa lá ficar) os parafusos?

 

As placas de pinho já andei a ver (Quero natural, não quero com aqueles "plásticos" com cor de madeira ou outras coisas), e quanto ao tamanho dessas placas são muito pequenas. São altas mas pouco largas. Andei a ver isso no Leroy e não compensa porque cada placa de 2m de altura por 80 cm (ou qualquer coisa assim) de largura anda á volta de 5€. Só para tapar a parte de trás do móvel tinha de colocar duas, o que é quase impensavel porque não ia dar estabilidade nenhuma nem ia conseguir agarrar uma á outra ;)

Cmps,

maCenteno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

O Filipe te razão, MDF é o melhor! Se fizeres em MDF normal é natural que absorva muita humidade...mas se fizeres em MDF Hidrófugo não tens qualquer problema. E muito fácil de distinguir, um é castanho e o hidrófugo é verde!

 

Em relação a aparafusar tb não há crise. Tens é que furar sepre a parte que encosta no topo da outra placa, para o prafuso só fazer força na outra e desse modo a puxar para a que esá furada... Se o parafuso tiver 3,5mm de diâmetro furas com uma broca dessa medida. Furas sempre com um broca da medida do diâmetro do parafuso. :(

 

Isso em MDF Hidrófugo de 16mm não tens problema nenhum! Aconselho a pores cola, claro, e parafusos com as medidas: 3x50 ou 3,5x50. (sendo que o 3 é o diâmetro do parafuso (não da cabeça do parafuso) e o 50 o comprimento)).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais