Zoaninha Posted October 27, 2010 Share Posted October 27, 2010 boa noite, tenho um casal de kribensis,cujo os ovos nunca eclodem. já tiveram cerca de 5 posturas e ao 3 dia parece que os ovos murcham ou acabam por desaparecer. Alguém me consegue ajudar? tenho o casal já formado,o aquário é plantado e tenho um coco onde depositam os ovos. obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno A. Cardoso Posted October 28, 2010 Share Posted October 28, 2010 o casal foi recentemente formado? pode ser por inexperiencia... Tens alguma coisa no aquario que os assuste e os faça comer os ovos? há alguem na casa que ande a bater no vidro ou coisa que o valha? tudo conta para o insucesso das posturas Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack Link to comment Share on other sites More sharing options...
Zoaninha Posted October 28, 2010 Author Share Posted October 28, 2010 O casal esta formado a algum tempo, mais ou menos 3 meses, de 15 em 15 dias a fêmea põe ovos no coco e os ovos no 1º e 2º dia estão brancos e no terceiro parece que murcham e acabam por desaparecer (não sei se são comidos efectivamente). Não tenho ninguém a bater no vidro, os kribensis estão com mollys balão e nariz de bêbado que são peixes que não ocupam o território deles. O único factor que poderá existir é mesmo uma kribensis fêmea que tenho mais pequenina, mas ela anda sempre escondida. Não me parece que seja esse o problema, eles protegem os ovos, estão sempre no coco e é sempre ao 3º dia que eles ficam escuros e desaparecem e não chega a nascer nada. Obrigada Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno A. Cardoso Posted October 28, 2010 Share Posted October 28, 2010 hmm o facto de estarem escurecidos e porque foram fecundados com sucesso... Tens algum esconderijo para eles? Normalmente eles gostam de cascas de coco ou vasos de barro de pé com uma entradazita.... se tens uma femea a mais no aquario, cuidado, nesta especie é a femea que escolhe o macho, por isso pode muito bem ela andar a fazer-se a ele e a outra femea nao sentir segurança o sufeciente e nao ir para a frente com a postura... ou entao se estao sempre brancos e porque nao foram fecundados... Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack Link to comment Share on other sites More sharing options...
Quo Posted October 28, 2010 Share Posted October 28, 2010 (edited) Os kribensizinhos nascem no terceiro dia. Penso que poderá ser o caso em que os pais comem o filho por medo. outra situação é os ovos fungarem, a mim acontece-me essa situação (fungar ou ovos desaparecerem no dia da eclosao sem se ver filhotes) com os altispinosa, mas com os kribensis não... a reprodução dos kribs é efectivamente menos complicada. eu se fosse a ti, colocaria o filtro a fazer de cascata ou a fazer ondulação para aumentar a oxigenação do aquário, faria também uma TPA de 10% com água directamente da torneira para limpar a água. e ao retirar a água que vais por fora, usar o metodo de sinfonagem para remover alguma espécie de lodo ou fungos que existam nos cantos do aquário. Por ultimo variava a alimentação deles com comida para peixes de fundo. algo ai não bate certo, o aquário tem que dimensao? O casal que tens parece-me absolutamente normal. A femea é sempre mais pequena que o macho, é uma caracteristica das femeas. Edited October 28, 2010 by Quo Link to comment Share on other sites More sharing options...
Zoaninha Posted October 28, 2010 Author Share Posted October 28, 2010 O aquário tem 60 litros. Eu sei que não é o ideal, mas tal como disse anteriormente só tem mollys balão e nariz de bêbado e todos convivem em perfeita harmonia, mesmo em época de acasalamento os kribs fartam-se de namorar e não são minimamente agressivos, apenas afastam os que se aproximam do coco. O casal esta muito colorido e andam sempre juntos, a outra fêmea esta sempre escondida, mas esse pode realmente ser o factor de stress deles porque a estão sempre a manda-la embora, por isso é que ela esta sempre escondida num canto do filtro. Provavelmente vou ter que me desfazer dessa fêmea que esta a mais, hoje já não tenho ovos outra vez, é sempre no 3º dia. Eu tenho muitos esconderijos, plantas um coco e um tronco com um buraco por baixo onde eles também se escondem muitas vezes, mas eles escolhem sempre o coco para pôr os ovos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts