PONTOS BRANCOS vs PÓ BRANCO


Recommended Posts

As 2 doenças mais frequentes em água salgada são sem dúvida o Cryptocarion irritans ( Ictio de água salgada ) e o Amylodinium ( oodinium)

O Cryptocarium( pontos brancos separados do tamanho de cabeças de alfinete ) é relativamente benigmo e se os peixes estiverem em boa forma ,a comer e a qualidade da água for boa ,normalmente a sua resposta imunitária elimina a infecção . Aliás não há Hepatus ou Leucosternum que se preze que não tenha tido pontos brancos tantas vezes quantas as que mudou de aquário .

O problema é que o Cryptocarium abre muitas vezes o caminho ou é confundido com o Amylodinium( pó branco amarelado difícil de ver ,mais vísivel nas barbatanas ),e este sim é geralmente fatal se não for tratado com cobre NO INÍCIO DA INFECÇÃO .Quando atinge as branquias ( respiração acelarada á superfície ou quando as barbatanas apodrecem e as ulceras se instalam ,por infecções bacterianas secundárias )já não há nada a fazer .

O sulfato de cobre e a cloroquina são os ÚNICOS medicamentos eficazes contra o Oodinium .Ambos MATAM invertebrados .

Ambas as doênças provocam olhos baços e comichão.

NÃO EXISTEM AQUÁRIOS LIVRES DE CRYPTOCARIUM OU OODINIUM ,apenas em sonhos .

É TUDO UMA QUESTÃO DE IMUNIDADE !

COMO PREVENIR, por ordem de importância segundo a minha experiência.

1º Se queres ter muitos peixes procura ter muita água( se não tiveres essa possibilidade ,faz um aquário de recife com meia duzia de peixes pequenos )- no meu entender um aquário com menos de 200lt , não suporta mais do que 6 peixes, 4 pequenos e 2 médios durante muito tempo

2º Mantem o teu aquário sem amónia , sem nitritos e não deixes ultrapassar os 40mg/lt de nitratos( muda a água ,coloca rocha viva e um bom escumador). NÃO INTRODUZAS PEIXES MAIS EXIGENTES EM AQUÁRIOS COM MENOS DE 3 MESES. Respeita a compatibilidae e observa a territorialidade. Existem regras mas não dogmas .2 anjos podem-se dar bem ou lutarem até à morte dependendo das condições e dos indíviduos.

 

3º Mantem o teu potencialredox acima de 280, idealmente 350 mv. ( aumenta a circulação de água para 15 a 20x o volume do aquário por hora e compra um bom escumador ; se quizeres manter uma dendidade elevada ,compra um ozonizador.

4º Compra peixes gordos e a comer

5º Alimenta bem os teus peixes ,respeitando as suas necessidades específicas mas não exageres.

6º Mantém a temperatura estável

Quarentena e Isolamento são 2 métodos obrigatórios para quem quer manter muitos peixes a longo prazo.

Quando eles adoecem , A CULPA É SEMPRE NOSSA,porque fizemos ou estamos a fazer algo errado.

 

Nos casos em que o Cryptocarion aparece suavemente , em aquários equilibrados, e em peixes recem introduzidos , a atitude mais sensata é esperar e não fazer nada nos aquários de recife. Se não tivermos invertebrados devemos baixar a salinidade para 1,018 , e voltar a subi-la GRADUALMENTE , ao fim de uma semana .

Não desistas , compra um aquário maior ou compra menos peixes!

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li há pouco tempo que não se deve tratar os cirurgiões com cobre porque lhes afecta irreversivelmente o sistema digestivo provocando a morte do animal a longo prazo (meses).

 

Isto é verdade? A ser verdade, que outra opção existe além do alho (para o ichtio)?

 

A Kent tinha um medicamento à base de pimenta que era tido como seguro para os corais. Esse medicamento resulta mesmo?

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Manklit

Não te sei responder sobre os efeitos alongo prazo do cobre sobre os cirugiões. O que teposso dizer é que já tratei vários e segui.os pelo menos 1 ano sem problemas. A doença mais comum dois cirurgiões é a erosão da linha / orgão lateral ( também chamada doença dos buracos )e reflete uma carência nutricional ,proveniente de uma alimentação pobre em materia vegetal , nomeadamente algas.

Os peixes mais sensíveis ao cobre são os anjos e os palhaços e quando abusamos da dose começamos por ver perda de apetite seguida de irritabilidade, incordenação motora e respiração acelerada e finalmente morte. mas isto são sinais de intoxicação aguda.

O produto da kent de que tu falas - o RXP - é eficaz contra o Ictio mas não contra o Oodinium .

Pessoalmente considero a eficácia do alho contra o Ictio nula. Quando muito poderá ser útil contra parasitas intestinais . O alho, á semelhança ,do que aconteceu namedicina humana ,ao longo dos tempos ,tem sido considerado ciclicamente como a pilula para todos os males desde os parasitas aos problemas circulatórios passando pelo reumatismo ....até aos vampiros.

 

Cumprimentos

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Oi...

Tanto o alho como o gengibre não revelaram até hoje qualquer relação de causa efeito nas duas doenças atrás descritas pelo Rui...

 

apenas se detecta nos peixes infectados, melhóras a nivel da respiração e desenvoltura no nadar... talvês seja bom para prevenir mas não tem qualquer relação com a cura destas duas doenças.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais