CARACOIS


formigalx

Recommended Posts

Boas

Tenho notado que têm aparecido cada vez mais frequentemente um pequenos caracois (+/-2mm) que penso terem vindo nas plantas.

Será que fazem mal ao aquario ? prejudicam a fauna ? pode tornar-se uma praga ? deverei tira-los sempre que os vir ?

Poderão ser responsaveis por doenças na fauna ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim esses caracoes sao as chamadas pragas. penso que nao faz mal nenhum as plantas ou a fauna, alias ate te come as algas, mas sao feios e reproduzem-se muito rapidamente :animal_fish:

Nao sou nenhum pro nisto, estou apenas a dizer o que ja vi em outros topicos. acho que deves esperar por alguem que preceba mais disto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha praga, e já livrei dela em 3 semanas (com a ajuda dos caracois assassinos)!

 

Boas

Tenho notado que têm aparecido cada vez mais frequentemente um pequenos caracois (+/-2mm) que penso terem vindo nas plantas.

Será que fazem mal ao aquario ? prejudicam a fauna ? pode tornar-se uma praga ? deverei tira-los sempre que os vir ?

Poderão ser responsaveis por doenças na fauna ?

Editado por Lacmane
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de te livrar disso!

Compra caracois assassinos! caracois anenome helena.

Eu comprei ao user 'mferrinh', fala com ele!

Eu tinha praga, e já livrei dela em 3 semanas (com a ajuda dos caracois assassinos)!

 

 

Praga pk ???!?! eu uns 4 cá à 2 semanas e nada ainda de praga ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os caracois só se tornam praga se hover comer a mais no aquário,de resto

os mesmos caracois ajudam na limpesa do aquário,comendo os restos de comida

dos peixes,folhas mortas das plantas,e algas,muito francamente não vejo qual e

o medo dos caracois,se há muita comida há praga,se não há muita comida,não

há praga,até e bonito ver tal animalzinhos a passiárem pelo aquário,fazem parte

do pequeno ecocistema que e os nossos aquários.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alias e reafirmando o que foi dito por estudiosos no assunto: os gastropodes são essenciais ao equilibrio do aquário e têm sido estupidamente relegados para segundo plano. No entanto, considera-se que as pequenas physas, pela sua pequena dimensão, têm vantagem negligenciavel ao ecossistema, apesar de ser positivo. E, não são visualmente apelativas. Por outro lado, podes adquirir, em lojas, espécies visualmente apelativas que adicionam grande riqueza ao aquario, quer para o ecossistema, quer visualmente.

 

Há "caracois-praga" e "caracois-praga", se o bichano foi tipo um mini-buzio aconselho-te a deixar ficar no aquário, pode ser um caramujo da malásia (se for, tens muita sorte!) também pode ser o caracol limneia, cujo impacto também é positivo.

 

de resto se achares interessante teres moluscos no aquário, é comprar!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que este tópico está nas "doenças e pragas"?

 

Já disse isto umas mil vezes aqui no fórum, mas nunca é demais... Os caracóis são essenciais para o aquilibrio de qualquer aquário. Muitas vezes são apontados como culpados quando as plantas aparecem com buracos, porém, em 90% das vezes, é carência de nutrientes, por exemplo potássio, mas os culpados são sempre os mesmos...

 

É que dos caracois que costumam vir nas plantas que compramos, nenhum come essas mesmas plantas. As Physas não comem, as Lymnaea também não, os Planorbis Corneus também não, e outro caracol de reduzidas dimensões que não sei o nome idem.

 

Apenas as Marisa Cornuarietis, as Pomacea Canaliculata e poucos mais comem plantas, mas estes não vêm nas plantas, só pagando por eles.

 

Os caracois são preciosos para ciclar um aquário e removem os restos de comida que estão no fundo e que os peixes não chegam, ajudando a que a água não tenha vestigios de Amónia. Limpa ainda as algas do aquário e remexe o substrato oxigenando-o, ajudando assim as plantas. Não percebo porque chamam praga, só pode ser por desconhecimento ou então por darem comida a mais aos peixes. Não encontram nenhum rio que não tenha caracois, e, de modo a estar mais parecido com um ecossistema natural, um aquário também tem de tê-los.

 

E Lacmane, se te livraste dos caracois, o que estão a comer as Anentome Helena agora? Dás bifes?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´Vasco é isso mesmo.

 

tenho tantas espécies e não tenho problema algum.

 

Queria ainda mais focar, que pelo facto de serem detritivoros previne por esta atitude o aparecimento de algas. Além de comerem as próprias algas...

 

Os caramujos Helena não tendo pequenos caracóis para se alimentar, alimenta-se também de detritos, como sejam restos de comida de peixe ou comida para peixe de fundo.

 

Quanto aos gastropodes comedores de plantas, tenho as Canaliculata que comprei por engano pensado tratar-se de uma ampularia bridgesi, contudo, são bichos curiosos, por isso não me importava de comprar essas marisas, nunca vi à venda.

 

eu tenho limneias (unicas gratuitas que vieram com plantas) e comprei tylomelanias, neritinas, clithons, nepterions, vitinas, ampularias e agora arranjei Paludomus :D e tudo isto custou-me uma pequena fortuna, mas ainda quero mais!

 

do que comprei nada come plantas, excepto umas Canaliculata, que se encontram em aquario sem plantas (alimento com podas de plantas quando vou arranjar os aquarios e legumes que dou aos peixes como courguette, pepino, alface e couves), todo o resto vive em aquas com várias plantas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que numa loja perto de mim têm as Marisas, se tiverem eu envio-te mp, se não tiverem não envio ok Quo?

 

Em aquas com caracois, se morrer um peixe, este simplesmente desaparece com o tempo e não fica a apodrecer e a causar picos de Amónia.

 

A lista de coisas boas que estes pequenos seres nos podem oferecer continuaria... A coisa má poderão dizer-me que é a estética. Mas antes de esmagarem um com a ponta dos dedos, observem-no. Mesmo uma simples Physa tem mais para oferecer se a observarem do que se a esmagarem ou enviarem para a sanita.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aproveito o tópico e pergunto se acham que uns caracóis que parecem uma espiral achatada nao criam problemas...?

 

É que alem de estarem a aprecer cada vez mais eles atacam as plantas e eu nao estou a falar de buracos, estou a falar de folhas roidas e comidas quase por inteiro. E existem algas no aquario e estes caracois nao lhes tocam, simplesmente vão ás plantas.

 

Alguma ajuda?

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Exman! Se forem espirais achatadas minúsculas, não comem plantas, tenho-os num aquário densamente plantado. É dos caracóis que tenho o único que não sei o nome.

 

É assim, quando digo que todos estes caracóis não comem plantas, digo que não comem plantas saudáveis.

 

Imaginemos que uma folha de uma planta apresenta uma necrose ou qualquer outro problema, fruto de inúmeras coisas, como falta de luz, falta de nutrientes (sendo o Potássio e o Ferro os mais comuns), falta de CO2, etc. Ora se a planta está doente, certos caracóis podem efectivamente começar a comê-la, e é um favor que fazem, pois decompôem-na mais depressa, fazendo assim um bom trabalho ao aquário.

 

Porém, afirmo que nenhum dos caracóis que aparecem normalmente nos nossos aquários comem plantas saudáveis, isto porque...tenho-los todos em aquários densamente plantados sem qualquer dano para as plantas.

 

Não comem plantas saudáveis:

Lymnaea - lymnaea.jpg

Melanoides Tuberculata - melanoidestuberculata.jpg

Physa - physa.jpg

Planorbis Corneus - planorbiscorneus2.jpg

Pomacea Bridgesii - pomacea_brid_walking.jpg

 

Comem plantas saudáveis:

Pomacea Canaliculata - CANA.jpg

Marisa Cornuarietis - MARISA.jpg

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia,

 

Tenho o meu novo aquário plantado há cerca de 1 semana e dei ontem conta pela 1ª vez de 2 caracóis. biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Agradeço as opiniões dadas por todos neste fórum e que me elucidaram bastante.

 

JPV

 

Boas Exman! Se forem espirais achatadas minúsculas, não comem plantas, tenho-os num aquário densamente plantado. É dos caracóis que tenho o único que não sei o nome.

 

É assim, quando digo que todos estes caracóis não comem plantas, digo que não comem plantas saudáveis.

 

Imaginemos que uma folha de uma planta apresenta uma necrose ou qualquer outro problema, fruto de inúmeras coisas, como falta de luz, falta de nutrientes (sendo o Potássio e o Ferro os mais comuns), falta de CO2, etc. Ora se a planta está doente, certos caracóis podem efectivamente começar a comê-la, e é um favor que fazem, pois decompôem-na mais depressa, fazendo assim um bom trabalho ao aquário.

 

Porém, afirmo que nenhum dos caracóis que aparecem normalmente nos nossos aquários comem plantas saudáveis, isto porque...tenho-los todos em aquários densamente plantados sem qualquer dano para as plantas.

 

Não comem plantas saudáveis:

Lymnaea - lymnaea.jpg

Melanoides Tuberculata - melanoidestuberculata.jpg

Physa - physa.jpg

Planorbis Corneus - planorbiscorneus2.jpg

Pomacea Bridgesii - pomacea_brid_walking.jpg

 

Comem plantas saudáveis:

Pomacea Canaliculata - CANA.jpg

Marisa Cornuarietis - MARISA.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais