200l comunitário com 2 semanas


leonix00

Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Após 5anos longe dos aquários já nem me lembrava o que eram nitritos/nitratos, etc...

Decidi voltar a este hobby pois foi com pena que deixei o ultimo aquário.

 

Optei por 100x40x50 devido ao espaço disponível e porque queria o aqua num local onde costumo estar algumas horas por dia em detrimento de um maior numa divisão da casa que uso de passagem ou passo pouco tempo. Ficou assim instalado na divisão "escritório"

 

gallery_50627_2556_78369.jpeg

 

Setup:

 

Aqua Scalare: vidro 8mm 100x40x50, 200lts brutos

Iluminação: T5 4x39w = 2lamp flora e 2 "normais"

Filtro: Eheim ecco 300 = 750l/hora

Aquecedor: Eheim/Jager 150w

Co2: manual com lata e difusor temporário-> previsto instalar na próxima semana kit JBL u402 com válvula solenoide

Substrato: 20l ground tecatlantis, por baixo levou um pacote de Elos terra zero.

5kg xisto

1 vaso fibra (sei que os puristas não gostam destes artefactos) eu próprio não estou convencido, mas optei por dar uns esconderijos aos peixes enquanto não encontro outra coisa melhor (gosto de raízes e do efeito que proporcionam, mas o facto de alterarem a cor da água não me seduz...) talvez esteja errado...

Tenho rocha vulcanica, mas optei por não colocar pois já ouvi dizer que por vezes contêm metais pesados que alteram a qualidade de água e para além disso com a decoração actual penso que ia sobrecarregar o espaço.

 

Estou a pensar colocar também um esterilizador UV 9w para evitar algas

 

Flora (shame on me, que não sei o nome das plantas)

2 Anubias barteri var. nana

1 Hygrophila difformis

2 ambulias Limnophila sessiliflora

 

3 destas do canto superior esquedro (preciso da vossa ajuda para a identificar)

 

gallery_50627_2556_12739.jpeg

 

 

1 - preciso da vossa ajuda para a identificar (qual é o motivo para as folhas de cima estarem a ficar com tonalidade castanha? luz a mais? menos? nutrientes em falta?

 

gallery_50627_2556_289162.jpeg

 

 

1 - a do lado esquerdo com folhas compridas e finas, também não sei o nome... se poderem ajudar...

 

gallery_50627_2556_38672.jpeg

 

1 - também não sei o nome :S se poderem ajudar...

 

gallery_50627_2556_12407.jpeg

 

 

Fauna (para já):

 

6 barbos tigre

2 ancistrus (já li que são optimos para comer algas, tenho receio que lhes dê a fome e comecem a comer as plantas)

 

 

Comentários e opiniões/sugestões são bem vindos

Abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está bonito.. :)

 

as raízes e troncos se bem tratados não escurecem a água, e acho que estás errado em relação as rochas vulcânicas até são boas por proporcionas mais espaço para as bactérias, por ser uma rocha porosa.. talvez esteja eu enganado.. mas nunca ouvi falar em metais pesados relacionado com essas rochas.

 

o filtro UV acho que é dispensavel, mas se tens €uros para gastar não perdes nada.. :)

 

os ancistros não comem plantas.. e a planta alta da direita é uma "cabomba" de resto tb ainda não sei, mas podes dar uma vista de olhos no site da tropica.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Obrigado pelo comentário.

 

Eu comprei as rochas vulcanicas também a pensar nessa vantagem da porosidade, mas depois como a cor era muito próxima do substrato acabei por optar pelo xisto, para trazer algum contraste na decoração e não ficar tudo "castanho". Entretanto já li em alguns sites que não aconselham e já ouvi opiniões que não existem qualquer problema.

Para já como não sinto necessidade de alterar o set up ficam em stand by :)

 

O filtro UV é o receio da invasão das algas, ainda não percebo muito do assunto, li que atacam assim que há um desequilíbrio...

 

Em relação aos troncos/raízes tenho que ler como se tratam para evitar a coloração na água, será sempre preferível a material de "plástico".

 

A planta grande da direita é das poucas que sei o nome :) confirmado no vaso onde a comprei + no site da tropica é mesmo uma Ambulia da Asia e não uma Sul Americana "cabomba".

 

É uma planta muito gira, tem a particularidade de abrir com a luz e fechar sem luz. Já cresceu uns 8-10cm em 2 semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Obrigado pelo comentário.

 

Eu comprei as rochas vulcanicas também a pensar nessa vantagem da porosidade, mas depois como a cor era muito próxima do substrato acabei por optar pelo xisto, para trazer algum contraste na decoração e não ficar tudo "castanho". Entretanto já li em alguns sites que não aconselham e já ouvi opiniões que não existem qualquer problema.

Para já como não sinto necessidade de alterar o set up ficam em stand by :)

 

O filtro UV é o receio da invasão das algas, ainda não percebo muito do assunto, li que atacam assim que há um desequilíbrio...

 

Em relação aos troncos/raízes tenho que ler como se tratam para evitar a coloração na água, será sempre preferível a material de "plástico".

 

A planta grande da direita é das poucas que sei o nome :) confirmado no vaso onde a comprei + no site da tropica é mesmo uma Ambulia da Asia e não uma Sul Americana "cabomba".

 

É uma planta muito gira, tem a particularidade de abrir com a luz e fechar sem luz. Já cresceu uns 8-10cm em 2 semanas.

 

Boas!

Desde já parabéns pelo teu projecto!

Efectivamente fizeste bem em não meter a rocha vulcânica com o teu substrato... iria ficar tudo castanho (a não ser claro que metesses depois musgo nas rochas).

O basalto tem vantagens, já que é inerte e poroso, é possível criar bactérias nas rochas (protegendo ainda mais dos picos de amónia) e claro impedir as variações de ph.

 

Em relação á questão das algas, é algo que podes controlar pensando desta forma...

 

Muita planta e CO2 = Consumo elevado de nutrientes, se tiveres uma fauna razoável (ou em menor quantidade), as plantas vão matar as algas á fome, pois vão absorver os nutrientes...

Agora tens que ver é se não será necessário fertilizar, pois podes deixar também as plantas com fome de nutrientes e depois ela começarem a perder o fulgor ou mesmo morrer.

Tens boa iluminação, pelo que acho que tens tudo para ter ai um aqua bem porreiro.

 

Vai actualizando o projecto...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.