Plantas flutuantes e iluminação


majo

Recommended Posts

Olá pessoal

 

Como é do vosso conhecimento, o meu tanque pretende ser algo muito natural e sustentável, etc....

 

Para adequar a luz (90 w, duas lâmpadas t5, com 4500+9000 kelvins) e de acordo com o primado dos aqua da DW, lá arranjei umas plantas flutuantes para comerem os nitratos e para sombrearem as outras plantas. Iniciei em 1 de Setembro esta experiência. Está tudo verdinho e lindo e a crescer, mas as Ambúlias não me parecem tão pujantes como estavam. O espaço entre folhas é maior e parecem mais magricelas.

 

Também noto que as plantas flutuantes, apesar de se reproduzirem a uma velocidade vertiginosa, aqui e ali, as folhas parecem bolorentas, podres e ao toque desintegram-se. Retiro-as todos os dias. Aqui e além, umas alguinhas que parecem um fio de teia de aranha, a ligar as pontas das plantas. Uma aqui, outra além. mas tenho-as tirado.

 

E o meu aqua tem tampa, e acho que cheira a plantas e a bolor. Não gosto nada disso. Deixo destapado umas horas, mas arrefece mais a água e gasta-se mais energia. Além disso, tenho umas gatas e prefiro jogar pelo seguro.

 

Hoje decidi chispar com 1 (um) ml de fertilizante da Tropica, que era o que usava anteriormente. Cautelosamente, não vá explodir em alguedo variado. Porque receio que as plantas estejam sem muito alimento, por causa das flutuantes, por causa da falta de fertilizante....

 

Querem mandar palpites?

Está tudo bonito e os peixes também estão saudáveis, mas receio que possa estar a desiquilibrar-se qualquer coisa ...

 

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que respondeste à tua questão, as plantas flutuantes são muito boas para consumirem excessos mas... quando não há excessos vão consumir o que as outras plantas também precisam, vão retirar iluminação a outras que estejam por baixo...

 

Há que tentar encontrar um equilíbrio entre as plantas flutuantes e as aquáticas (quantidade).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Hugo

 

Pois....

Já retirei umas mãos cheias de pístias e de lemsas. Acho que pode ser mesmo da falta de luz. OU de comidinha?

Contudo, sei que há colegas que têm plantas boas com muito menos luz.

Não sei.

Para já vou ver o que dá.

As Ambúlias não se seguram nas pernas, tombam. Crescem fininhas e caem, não se mantêm erectas.

E as alguitas filamentosas, sempre lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@xert

 

Também optei por fazer isso. Enquanto estou por perto deixo a tampa aberta para arejar.

Vou esperar mais uma semanita.

Se entretanto não notar que elas estão a arrebitar, tenho de ponderar outra estratégia.

Aguardemos.

Cumpts. majo

Editado por majo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.