duvida na ligação do aquário a sump


Recommended Posts

boas noites,

 

neste momento tenho um projecto em mente, do qual já comecei! este projecto consiste num aquário 150x50x50, no qual não sabia se montava uma sump ou um filtro externo! depois de tanto pensar e de ler, cheguei a conclusão de uma sump seria o mais "barato" e eficaz, logo surgiram as duvidas, como montar a sump e como fazer os furos no aquário. é neste ponto que preciso de ajuda, falei do assunto numa loja local de aquariofilia e aconselharam-m mediante a minha ideia de fazer dois furos laterais no aquário de 5cm de diâmetro para escoar para a sump, até ai tudo bem, mas quando vi os tubos de pvc achei que era demasiado grande! resumindo, que medidas para o tubo me aconselhavam num aquário de 375lt para ter escoamento suficiente para a sump visto a bomba que devo meter vai ser de 1500lt +-?

 

queria avançar com o projecto e n queria fazer asneiras, de momento tá o móvel a fazer que vais ser semi- diy icon_smile.gif e agradecia a ajuda pois tenho de decidir isso para mandar cortar o vidro!!

 

por ultimo vou aproveitar o meu aquário de 120lt pra ser a sump, acham que chega?

 

obrigado pela ajuda e boa noite a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

le este topico

nao é igual ao que vais fazer mas tem la links uteis a condizer com o que pretendes

talvez seja melhor pensares numa coluna seca

pelo que li e me foi explicado ate é a melhor maneira pra um aqua dessa envergadura

mas isto sou eu a dizer depois de ler , reler

de qualquer forma alguns links neste topico levam te a sites ou outros foruns em que falam no que pretendes

espero ter ajudado e boa sorte nesse projecto

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165828

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites,

 

neste momento tenho um projecto em mente, do qual já comecei! este projecto consiste num aquário 150x50x50, no qual não sabia se montava uma sump ou um filtro externo! depois de tanto pensar e de ler, cheguei a conclusão de uma sump seria o mais "barato" e eficaz, logo surgiram as duvidas, como montar a sump e como fazer os furos no aquário. é neste ponto que preciso de ajuda, falei do assunto numa loja local de aquariofilia e aconselharam-m mediante a minha ideia de fazer dois furos laterais no aquário de 5cm de diâmetro para escoar para a sump, até ai tudo bem, mas quando vi os tubos de pvc achei que era demasiado grande! resumindo, que medidas para o tubo me aconselhavam num aquário de 375lt para ter escoamento suficiente para a sump visto a bomba que devo meter vai ser de 1500lt +-?

 

queria avançar com o projecto e n queria fazer asneiras, de momento tá o móvel a fazer que vais ser semi- diy icon_smile.gif e agradecia a ajuda pois tenho de decidir isso para mandar cortar o vidro!!

 

por ultimo vou aproveitar o meu aquário de 120lt pra ser a sump, acham que chega?

 

obrigado pela ajuda e boa noite a todos.

 

 

Tubo de 50mm de escoamento e 25m a 32mm de retorno

Bomba de 1500l/h é muito pouco. Usa pelo menos uma de 3000

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

E porque não um overflow? Tanto o podes comprar, como seres tu a faze-lo, se tiveres jeito para a bricolage! :(

Eu tenho um aquário de 120x60x60 com sump e overflow e o overflow nunca me deixou ficar mal, já trabalha "non stop" vai fazer em Dezembro 1 ano e sem problemas. O tubo de 50mm de descarga para a sump é o "normal" e o mais utilizado. No retorno da bomba tenho uma mangueira de 25mm.

A bomba de 1500L/h tal como mnunespt disse é muito pouco para esse aquario, eu tenho uma de 3900L/h e não acho nada demais!

Respondendo á tua outra pergunta, o teu antigo aquario de 120l vai dar uma bela sump! :)

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola desculpem a intromissao

mas seria util pra mim e pro autor do topico

 

 

 

Ricardo , podias me envia umas fotos do teu sistema?

fiz agora um e nao consigo mante lo desforrado

assim que baixa do nivel determinado para de correr agua pra sump mas nao volta a correr de novo quando o aqua enche de novo

podias dar aqui umas luzitas?

fiz o normal overflow em U invertido com sinfonagem

 

 

 

sistema overflow

 

basicamente é isto acima

 

 

neste topico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

E porque não um overflow? Tanto o podes comprar, como seres tu a faze-lo, se tiveres jeito para a bricolage! :)

Eu tenho um aquário de 120x60x60 com sump e overflow e o overflow nunca me deixou ficar mal, já trabalha "non stop" vai fazer em Dezembro 1 ano e sem problemas. O tubo de 50mm de descarga para a sump é o "normal" e o mais utilizado. No retorno da bomba tenho uma mangueira de 25mm.

A bomba de 1500L/h tal como mnunespt disse é muito pouco para esse aquario, eu tenho uma de 3900L/h e não acho nada demais!

Respondendo á tua outra pergunta, o teu antigo aquario de 120l vai dar uma bela sump! :)

Cumprimentos,

 

Ricardo

 

sim, já pensei! para mim seria o ideal, pois n tinha de mandar cortar o aquário em lado nenhum, pois nunca se sabe o futuro do mesmo e muito menos as minhas "pancadas" aquariofilistas. lol Agora o se não, esse sistema faz mais ou menos ruido que uma coluna seca exterior? esteticamente vê-s mt tubo? é que n gostava de ver mt tubo e depois é preciso mt espaço em redor do aquário livre para passar tubos e afins! certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus bichos já precisam de uma casa nova e eu ando neste vai e não vai e tenho de me decidir!

 

fica aqui a futura sump e os meus bichos para o pessoal ver os bichos.

 

cimg4114.jpg

Editado por BaRRoCo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desculpem a demora a responder...

Para o nelsomsdias, o meu overflow é tal e qual este: http://www.aqua-medic.de/seawater/en/13/kasten/

imagem em desenho: http://www.f3images.com/IMD/aquarium_image...r_dimension.jpg

No meu caso, o meu overflow é deste tipo em caixa, mas o principio é o mesmo para o de tubo, para te dar uma ideia na imagem que pos em cima, a parte do overflow que esta com acrilico preto tem sempre agua para que nessa secção não entre ar e desferre. Exemplo: http://www.melevsreef.com/plumbing/refugium.gif

Nestes exemplos, podes imagina-lo em vez de uma "box" overflow, ser em tubo, o principio é o mesmo.

Prometo-te tirar umas fotos e inclusivé a ver se faço um filme para que possas ver aquilo a funcionar, parece complicado ao principio, mas é bastante simples.

BaRRoCo: Falando primeiro na estetica, no meu aquario a "box" do overflow encontra-se no lado esquerdo do aquário (já não me lembrava, mas tenho um video no youtube com o meu aquário e podes ver o overflow lá no canto esquerdo) aqui fica o video:

Como o aquário fico a um canto, a tubagem que sai do overflow não se ve a não ser que a pessoa vá aquele canto, por trás do aquário quase não deixei espaço, pois o tubo vai mesmo "agarradinho" ao movel até entrar para dentro do mesmo, o espaço que deixei atrás é o mesmo que seria sem as tubagens e não se veem! Em relação ao barulho, posso-te dizer desde já que o meu sistema com torneira á saida do overflow e a entrada de agua na sump submersa, o unico barulho que oiço é a bomba a mandar agua para o aquário, o barulho do sistema do overflow até á sump nem se ouve, foram muitas horas perdidas de sono para arranjar solução para esse problema, mas resolvi-o e fica excelente, quase tão silencioso como um filtro externo (a minha bomba de retorno faz um pouco mais de barulho que um filtro externo). O video do youtube já tem 6 meses, mas o que interessa é o overflow, mas prometo-vos que meto aqui um video com som do sistema a funcionar e com imagens da sump.

cumps,

 

Ricardo

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, onde posso adquirir essas tais overflow box? mandas-t fazer a tua?? ou simplesmente compras-t?

 

já tive a ver os overflow com tubo, tb n parece ser nada difícil, por o tubo em U, e a parte do T estar ao nível do aquário certo? para entrar o ar e n criar barulho, isto foi o que eu entendi. agora se é fácil de o fazer já n sei!

 

obrigado pelos link são bastantes úteis para me elucidar sobre este assunto que tanto me atormenta! com tanta possibilidade acho que vou mandar fazer o aquário sem furos, e vou aventurar no overflow! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas BaRRoCo,

O meu overflow box foi-me oferecido, bem como o aquário e a sump, era proveniente de um amigo da familia que desmontou o aquário de agua salgada dele e perguntou-me se eu queria e eu nem hesitei! :(

Não sei ao certo aonde se pode comprar, mas sei que são caros, (quando falo em caros deve rondar os 200 euros +/-).

Geralmente encontra-se com mais facilidade em lojas que tambem se dediquem a água salgada, já que na sua maioridade são os aquários de água salgada que utilizam o overflow box.

Por isso é que a maioria do pessoal faz em tubo pvc! :)

Há quem faça mesmo a box, comprando acrilico e cola de acrilico, mas é preciso algum jeito e pratica na bricolage, não é para todos!

Vai tudo de uma questão de T€€mpo, jeito para a bricolage, paciência ou sorte em te oferecerem uma, se não tens nenhuma das virtudes mencionadas atrás a coluna seca é uma excelente opção! :P

Espero que gostes do barulho de queda de água....há pessoas que dormem que nem anjinhos com esse som e outras...que...bem...tem insonias! ;) A não ser que com a coluna seca tambem seja possivel reduzir o som com alguma tecnica, pois nunca li a sério as montagens e técnicas aplicadas nesse sistema, acredito que seja possivel reduzir o barulho até um certo nivel. Tambem julgava ser "quase impossivel" reduzir o barulho das tubagens e do overflow e sempre li das coisas mais terriveis sobre o sistema, e o que é facto é que o meu é tão silencioso quanto um filtro externo (se não fosse a esposa metia-me a mim e ao aquário fora de casa)! :)

É tudo uma questão de "ires mais além" e testares a tua paciência e "engenharia" para pores algo a funcionar tal como queres.

Boa sorte com o que escolheres e não desistas, pois há sempre maneiras de se ultrapassar algo que parece impossivel!

Cumps,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Ricardo, n me parece que me ofereçam nada disso... quanto ao montar eu ou mandar fazer era preciso ter um projecto (fácil de encontrar na net) com as medidas correctas!!! sem medidas nada feito, n vou estar a inventar e a estragar dinheiro. :D

queria msm avançar com a sump! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.