comunitario com plantas - 240L


alexbap

Recommended Posts

Boas a todos,

Aproveitando algum material mais antigo, resolvi montar um comunitário de 240L brutos e apesar de ter lido imensas coisas para aprender o mais possivel, ao fim de 3 semanas montado continuo com algumas dúvidas.

 

Aquario:120x40x50

Litragem: 240L brutos; +-200L reais

Filtro: Externo Fluval 303 (870 L/h)

Iluminação: 3x T5 54W 115cm (1x 6500ºK; 2x 10000ºK)

Aquecimento: Eheim 200W

Material filtrante (por ordem no filtro):

-Canudinhos;

-uma espécie de malha verde sintética que não sei o nome(filtro mecânico um pouco mais fino que os canudos)

-lâ fina

-Filtro biológico EHEIN bioMech(1L-710gr)

-ultima camada fina da mesma lâ fina

 

Solo: Areão branco à frente; substracto fertil "JBL AquaBasis pluss" (por baixo) + "ADA Aqua soil Africana"

 

Flora:

Anubias barteri var. angustifolia

Anubias barteri var. nana

Limnophila aquatica (penso que sejam estas. Umas verdes e outras castanhas)

Vallisneria (não sei a variedade)

Fetos de java

Musgo de java

Hygrophila corymbosa 'Siamensis' (não tenho a certeza se é esta. Foto comparada com o site da Tropica)

Nymphaea lotus

Lilaeopsis mauritiana (também não tenho a certeza se será esta)

 

Fauna:

2 ottos

2 Caes

2 Kribensis (casal)

7 nariz de bêbado

 

(com o tempo espero juntar casal de ramirezis, 4 escalares e uns 6 bêbados)

 

Hardscape:

rocha vulcânica, xisto e troncos ( de lojas)

 

Temp: 27º

PH:7.2

Amónia: 0/0.25

Nitritos: 0

Nitratos: 0/5

 

Enquadramento:

 

1º dia - Montagem do aquário com hardscape, flora, filtro e iluminação

 

2º dia - Começaram a aparecer uns fungos tipo algodão nos troncos. Após consultar o forum verifiquei que a situação era normal e não me preocupei

 

3º dia - Adicionei bactérias "Sera bionitrivec"

 

1ª semana - Fungos em força sobre todos os troncos. PH a 6.5(medido por tirinhas).

- Adicionei 2 ottos e 2 Caes para conbate dos fungos

 

2ª semana - Ainda sem kit de testes mas confiante pelo comportamento dos Ottos e Caes juntei o casal de Kribensis

 

3ª semana - 7 nariz de bêbados.

- Fertelização com Seachem Flourish

- Kribensis desde o 3º dia no aquário em "danças" de acasalamento, especialmente a fêmea

-Aquisição de Kit de testes da API com 1ª medição dos vários valores da água. amónia 0, nitritos 0 e nitratos 0 a 5 e PH 7.2(diferente dos 6.5 que as tiras continuam a indicar)

 

Foto:

aquario.jpg

 

Agora as dúvidas:

 

A -Só nesta 3ª semana é que comprei um kit de testes da "API". No 1º dia deu-me amónia 0, nitritos 0 e nitratos 0 a 5. Ao fim de 3 dias (hoje) deu-me igual mas a amónia a 0.25. Isto são valores normais? Não deveriam os nitratos estarem mais altos? E porque é que a amónia subiu de 0 para 0.25? Poderá ser da variação muitíssimo subtil que a palete de cores dos testes tem para estes 2 valores?

 

B - As plantas estão longe de ter um aspecto saudavel. As Limnophila e as Hygrophila corymbosa, assim como o musgo, cresem que se fartam mas nalgumas plantas, as folhas novas já vêm ligeiramente amarelas nas extremidades. Para já não queria comprar nenhum sistema de CO2 por isso estava a pensar no Seachem Flourish Excel. Será que ajuda? E em relação aos macros? Existe alguma solução simples já com tudo para principiantes? E como é que poderei saber se a água tem nutrientes suficientes para as plantas? Quais os testes a realizar?

-As valisnérias que deveriam ser umas plantas fáceis largam muitas folhas apresentando muito mau aspecto. Os fetos então estão uma miséria mas como estiveram cobertos do tal fungo durante as primeiras semanas não sei se não poderá ser esta a causa.

 

C -Como tenho lido que a luz, CO2 e nutrientes devem estar em equilibrio e visto que não tenho CO2 e não sei os nutrientes, desliguei nos ultimos 2 dias uma das luzes deixando apenas uma de 10000ºK e outra de 6500ºK. Também diminui o tempo de iluminação de 14h para 10 h. Será que fiz bem?

 

P.S. Apesar destes problemas, os peixes apresentam-se com um comportamento óptimo sem qualquer sinal de stress ou mau estar. Comem todos sem problemas, os bêbados formam um cardume muito divertido e sempre unido e a fêmea kribensis passa a vida a tentar engatar o macho que a julgar pelas recusas deve ser gay. No entanto de à 3 dias para cá, têm andados a esgravatar por debaixo de um dos xistos por isso a esperança continua.

 

Agradeço antecipadamente ajudas e obviamente comentários

Alexandre Baptista

Editado por alexbap
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais umas questões que ficaram esquecidas:

 

-A tiras deram-me um PH de 6.5 e os testes das gotas deram 7.2 no aquário e 7.6 na torneira. Existe algum fonte de água própria para aquários perto de Lisboa com águas um pouco mais ácidas? A maior parte dos peixos que gostava de ter preferem águas um pouco ácidas e estes 7.2 estão-me a estragar os planos. Aguém da zona de Almada ou Lisboa com experiencias semelhantes?

 

-Ao fim de quanto tempo é que devo limpar o filtro externo?

 

-Que percentagem do balde do filtro é que deve ter filtragem biológica?

 

-Também li que os aquários no início teriam os valores da amónia altos. No entanto medi a amónia da água da torneira e deu-me o mesmo do aquário ou seja praticamente zero. É suposto ser assim?

Editado por alexbap
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Visto que não tenho recebido ajudas, era possivel aos moderadores passarem este tópico para o sub-forum das fotos e videos? Assim ia metendo as actualizações.

 

Entretanto ao fim dum mês, a primeira ninhada do aquário nasceu. Os Kribensis, que eu já desconfiava que tinham acasalado, tiveram à poucos minutos uns 30 ou 40 filhotes que entretanto já foram mudados de local.

 

O pai com os respectivos,

 

DSC08754_net.jpg

 

e a mãe.

 

DSC08757_net.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas. Só agora é que vi este post mas lamento informar-te mas também não consigo ajudar nessas dúvidas. Aliás, também eu gostaria de ler algumas opiniões dos mais entendidos nessa matéria no entanto e à espera que alguma opinião surja, deixo-te os parabéns pela ninhada e pelo aquário que tem muito potencial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.