tou mm a precisar de ajuda :cry:


Recommended Posts

ola a todos

 

é axim..eu tenho 2 peixes num globo de vidro... e do tipo... os gajos antes andavam todos contentes da vida de um lado e para o outro, e agora na sei o k se pasou que á 2 dias um anda no fundo não se mexe e quando se mexe parace que ta maluko :? e o outro anda smp á tona da água...eu ja mudei a água ja dei komida... pa... sinceramente na sei k faxer :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes que é muito difícil manter peixes numa "bola", embora não seja impossível.

mas sendo ainda por cima dois...

 

o problema é o seguinte: mudanças de água fazem mal aos peixes (por muito que nós, empiricamente, pensemos o contrário). as diferenças químicas entre a água usada e a água nova e, principalmente, as diferenças de temperatura constituem um choque ao qual os peixes podem não resistir.

 

o problema é que não mudando a água os peixes morrem intoxicados nas suas próprias secreções. como vês, é um equilíbrio difícil.

 

 

 

qual é a solução? arranjar a "bola" maior possível, um peixe o mais pequeno possível (dois já é abusar, mas experimenta), tentar que a água tenha a maior superfície de contacto possível com o ar (é assim que ela se vai oxigenar) e alimentar o menos possível :) eu sei que nós achamos que um peixinho frequentemente alimentado é mais feliz, mas a verdade é que, nestes casos, um peixe melhor alimentado é um peixe mais doente.

 

para veres, o tamanho do estômago de um peixe é mais ou menos do tamanho de um dos seus olhos (e não estou a falar dos telescópicos ;)). podes alimentar uma porção pequenina duas ou três vezes por semana apenas (num aquário grande -mais de 100 litros- a história é outra).

 

 

 

tenta reservar água num balde (esse balde não pode ser usado para mais nada por causa do risco de ficar com substâncias tóxicas para os peixes) e deixar ficar um dia, antes de trocar a água do aquário (para ficar à mesma temperatura e libertar cloros e outros que tais). deixa ficar alguma da água antiga no aquário e nunca ponhas os peixinhos em água não tratada com condicionador (tipo aquasafe). ...e nunca laves o aquário com detergente: é altamente tóxico para os peixinhos, e qualquer resíduo que fique...

 

 

 

quanto aos teus peixinhos: o comportamento do que fica no fundo e depois parece que fica maluco, se não tiver parasitas, parece indicar intoxicação química (detergente, ou então por causa de a água estar saturada com as suas secreções)... o outro, que fica à tona, pode ser por causa da alimentação -alguns flocos costumam causar inflamações no sistema digestivo que acabam por inflamar a bexiga natatória e põem os peixinhos a boiar, a andar de lado, ou até de papo para o ar).

 

bem: de acordo com o que te disse em cima, deve-se mudar a água o minimo de vezes (claro que não pode ficar a cheirar mal ;)), e quando um peixe está doente pode ser a machadada final :oops: especialmente se não se tiver aqueles cuidados todos com a mudança de água.

 

outra coisa que se deve fazer se um peixe está doente é deixar de o alimentar: se ele não comer tudo ou não tiver apetite a comida fica a decompor-se a água, arruinando a qualidade da água (de resto deves alimentar mesmo muito pouco, por isso)...

 

e nunca andar a massacrar um peixe doente, não largando o aquário, batendo nas paredes, etc.: o stress vai matá-lo! o melhor é pô-lo num sítio sossegado e mais escuro...

 

para o primeiro peixinho, tendo já trocado a água, é deixar andar a ver no que dá...

 

para o segundo, que boia, é deixar de o alimentar uns dias (não te preocupes, na natureza às vezes ficam dois meses sem comer) e se ficar melhor, trocar a alimentação: experimenta granulado tipo o da sera: suja menos a água e é facil de gerir as quantidades: um grão dia-sim dia-não...

 

agora o que podia ajudar no futuro -se quiseres continuar com uma "bola"- é uma pedra difusora com uma bomba de ar (para por a água em movimento e oxigená-la) ou até um filtro biológico de fundo (que nunca podes lavar, pois é lá que se instalam as bactérias que se alimentam das substâncias que intoxicam os peixes). ambas as coisas são baratinhas.

 

 

 

já agora vê se o que às vezes dá em maluco tem parasitas no corpo ou nas guelras: se for assim é com medicamentos que se trata...

 

 

 

é difícil manter peixes numa "bola" mas, como te digo, é possível. conheci uma velhinha que, sem grandes teorias, conseguiu manter um peixinho numa bola 12 anos: é preciso ter sorte com o peixinho (nas lojas muitos já vêm doentes, devido às grandes viagens que fazem até chegar a Portugal em péssimas condições) e é preciso saber tratá-los bem no aquário.

 

acho que não tenho mais ideias :oops:

boa sorte!!!

um abraço.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago [[[[[[]]]]]

 

Pa obrigado pela a dicas que me deste :oops: ...eu estava mesmo ja a pensar que quando acorda-se ja os peixes tinham morrido, mas pronto... o meu peixe que estava sempre o fundo, hoje ja anda mais activo anda la em cima a fazer companhia ao outro mas de vez em quando da-lhe a travadinha e fica assim um bocado maluco mas pasa-lhe depresa.

 

Agora vou comprar aquilo que tu me disses-te...comprar a perdra disufora e o filtro porque nao tenho nada disso :P por quanto é que fiko isso tudo ??

 

Pa ainda agora komecei istu dos peixinhos...pa e ja me estou a ver a rasca na percebo nada disto... um gajo vai ás lojas é tudo muito bonito e tal... mas afinal é preciso perceber muito disto pa manter um peixe vivo.

 

so uma coisa como é que vejo se o peixe tem parasitas nas escamas ou nas gelras?? pelo menos nas escamas parecem nao ter nada de anormal... mas nas gelras é que ja na sei :?

 

ObrigadO :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehehe

 

não é preciso saber muito... vai-se andando e vai-se aprendendo :? eu comecei por aprender com as asneiras: mas comecei exactamente com um globo como o teu :lol: é preciso entrar na onda deles (dos peixes), depois é fácil...

 

mas tens razão: um gajo vai à loja e é tudo muito bonito, e depois os peixes estão todos doentes e depois ficamos desanimados e não queremos ver mais peixinhos à frente :P há que ser persistente.

 

quanto aos parasitas, se não os vês, é porque não devem estar lá :oops:

 

assim pelos meus cálculos, uma bomba de ar, uma pedra difusora e um filtro de fundo próprio para globos, deve andar aí à volta de 20/30 euros...

 

e não desistas :o

abraço

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D

 

Pois é isso mesmo a gente aprende com os erros...mas é muito chato tar a ver que o peixe na anda bem :? ... eu pelo menos fico um bocado triste ;)

 

Mas pronto os meus peixes ja melhoraram...ainda andam um bocado diferente ao que eu estava abituado mas ja estao melhor ;)

 

Hoje fui de manha á loja de animais aqui ao pé da minha casa e falei com ela... ela dixe que nao tinha nada po meu globo, diz que é capaz de receber quaquer coisa hoje á tarde! depoix quando sair da escola passo por la pa ver se ele ja tem.

 

va fica bem :D [[[]]]

 

depois dou noticias =) pa pelo menos os peixes tem que aguentar 2 meses ate comprar um aquariu decente Lool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola :)

 

olha ainda tou a espera da pedra disufora e do flitro proprio para os globos :roll: no maximo pa semana ja devo de ter issu :)

 

olha la uma cena... do tipo quando dou komer aos meus peixes um deles sempre que come fica tipo boia :) fika smp a boiar á tona da água mas depois passado um bokado...fica bom outra vez... o que é que ele tem?? como poxo kurar??

 

fika bem :o [[[[[]]]]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá! :roll:

 

ainda bem que os peixinhos se estão a safar :)

essa que tu me perguntaste é um clássico: eu até já falei um pouco dela...

 

para o segundo, que boia, é deixar de o alimentar uns dias (não te preocupes, na natureza às vezes ficam dois meses sem comer) e se ficar melhor, trocar a alimentação: experimenta granulado tipo o da sera: suja menos a água e é facil de gerir as quantidades: um grão dia-sim dia-não...

 

a verdade é que podem ser mil coisas a afectar a bexiga natatória, o que provoca esse efeito do peixe boiar...

mas normalmente é sempre a mesma coisa, e no teu caso isso é flagrante: é a alimentação: flocos.

 

não sei porquê, os flocos tendem a inflamar o sistema digestivo e a bexiga natatória... a solução é só uma: deixar de alimentar por uns 2 dias ou 3, e depois não voltar a dar flocos: granulado é melhor. para todos!!! e de marcas boas: marcas manhosas não dão bom resultado :) também é bom variar-lhes a alimentação (há varios tipos de flocos, granulados, etc... comida liofilizada também é boa de vez em quando, mas não num globo: por serem muito ricas em proteínas depois dão uns dejectos bombásticos :o hehehe)

 

o granulado evita-te esse problema, permite-te controlar melhor a dosagem, e suja incomparavelmente menos a água (o que num globo é importantíssimo)!!!

 

um abraço!!! :)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink:

 

ok...eu depois compro granulado para dar aos pexies :lol:

 

eu hoje fui la falar com a mulher da loja e ainda nada :roll: bahhh....tou a ver que nunca mais ela recebe as cenas para eu ir la buscar.

 

 

olha ja agora mostra.me la umas fotos dos teus aquarios pa eu ver :D

 

fica bem :) [[[[]]]]]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P

 

olha tou a ficar lixado com o mulher da loja... hoje fui la para comprar granulado para os peixes e nao tinha :D bahhhh....e ela dixe que para semana recebe a bomba e a pedra pa eu por no globo.

 

tau depois quando arranjares a maquina tiras umas fotos para eu ter uma ideia para fazer o aquario :lol: . ja agora como é que metes as fotos aqui?? Lool eu nao sei :arrow:

 

fika bem :arrow: [[[[[]]]]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que estranho :lol: n tinham granulado?

 

quanto às imagens é preciso pô-las online, primeiro. num servidor... é muito fácil... eu uso o www.uploadit.org.

 

depois disso é copiar o url da imagem para aqui para o texto, seleccionar o url, e clicar no botão "Img" aí em cima! :D

e já está!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola :P [[[[[]]]]

 

 

ya a ela não tinha granulado para os peixes :) ....

tenho de ir a outro lado ver se tem....

hj tive que dar flocos aos meus peixes porque ja nao comiam á um tempo, tava com medo que voltase a acontecer o efeito "boia" mas va la... o peixinho fikou normal :lol: Fikei todo contente Lool :D

 

Obrigada por me ensinares como se mete as fotos :D hehehe

 

Ve la o meu globo... Lool Coitados dos pexeis tenhu mm que arranjar um aquario... ta um aquario na loja... deve de ter 30 litros custa 75euros! achas que vale apena?? e ta outro de 55euros mas é mais pequeno deve de ter pa i uns 15 ou 20 litros... tambem so por 20euros compro o de 75euros.

 

ve la a foto Lol

 

joaomachado-aqua.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 litros 75 euros, muito caro. n compres nas lojas de animais aquas, sao sempre muito mais caros, vai ao carrefour por exemplo e arranjas aquas de 60l, com filtro, aquecedor e iluminação por 70 euros. fica-te muito mais barato. procura nos hipermecados por aquas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, se vais comprar uma bomba e um filtro, mais vale comprares logo um aquário em kit. A aquapor tem um aquário próprio para peixes de água fria. É, salvo erro, um com uma embalagem vermelha. Tem um bom tamanho e já tras o filtro e salvo erro, a bomba também. Ficas com um aquário maior e mais fácil de manter e já trás o equipamento necessário! :idea:

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Link to comment
Partilhar nas redes sociais