Novo Tanganyka


suPafIsH

Recommended Posts

Boas

 

 

Estou a pensar montar um tanganyka num aquário 80x40x40 128L.Equipado com um filtro Eheim 2213. Contudo tenho algumas questões para os mais entendidos em tanganykas uma vez que a minha experiência em aquariofilia se resume aos salgados.

 

1º- A areia a colocar no aquário segundo o que percebi deve ser a utilizada em filtros de piscina, correcto?

 

2º- Estava a pensar por 10-15kg de areia, é suficiente?

 

3º- Que matérias devo colocar no filtro para obter a melhor filtragem possível?

 

4º- A nível da decoração devo sempre tentar colocar rochas de composição calcaria, para que contribuam no aumento do pH do aqua?

 

5º- Agora a GRANDE questão! Que fauna posso colocar? Tendo em consideração que o objectivo seria ter o maior numero possível de peixes evitando um aqua monoespecie, e obtendo a maior variação cromática possível.

 

 

Desde já agradeço,

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Boa escolha

 

Olha eu vou tentar ajudar-te, mesmo não tendo muita experiência em Tanganyikas

 

1- Podes usar de piscina, há quem use da praia, mas como vens dos salgados podes sempre aproveitar alguma areia de granulametria fina para salgados (caso tenhas). Eu usei areia marinha tropical no meu

 

2- Eu usei no meu aqua de conchiculas de 60l 8 kilos para obter a altura desejada. Deves precisar para ai no minimo de 15kilos ou provavelmente mais até (20 kilos talvez).

 

3- Deves ser generoso na filtragem biologica, pois como deves saber os compostos azotados são mais toxicos para os peixes em ph elevados. Filtragem mecânica claro. Eu no meu também usei purigen para a agua ficar cristalina (5*) e para controlar em parte os compostos azotados

 

4- Sim. Depois dependendo dos peixes que ponhas terás de: ou ser generoso nas pedras se tiveres mais inclinado para os rock dwelleres; Usar conchas de caracol caso coloques conchiculas; Deixar bastante espaço livre se deres prioridade aos de meia-água, se bem que para 128l nã há muitos de meia-agua indicados.

 

5- Fauna é complicado variar muito e tens pouca escolha para essa litragem. Tropheus a partida não, Cypris também não são muito aconselhados pro teu. A opção que vejo mais à medida será combinar uma colonia de conchiculas ou só 1 ou 2 casais dependendo da especie, juntamente com alguns rock dwellers pacificos (julidochromis trnscriptus sp "gombi") ou com gobios

 

Essa litragem não dá muita margem de manobra. É mais do que suficiente para conchiculas, mas insuficiente para muitos dos outros peixes do tanganyika.

 

ps: montei à pouco tempo um aquario monoespecifico de conchiculas(ainda sem peixes), está na minha assinatura, passa lá se quiseres para ver e/ou comentar, pode ser que te dê umas ideais :flick_tongue:

 

Abraço,

Simão Santos

Editado por Simão Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Obrigado pela completa resposta Simão! Não tenho estado em casa dai ainda não ter respondido!

 

Pois sei que 128L não é grande litragem mas não queria ter só conchiculas....e gostava de ter mais vida ali a meia agua!

Em relação aos salgados, já foi a 2-3 anos e já não tenho material nenhum...vou optar pela areia de filtro pq gosto da cor!

 

:) Em relação a filtragem que matérias devo comprar pa meter no eheim 2213 que trouxe apenas esponjas?

 

:o Alguém me pode indicar que produtos usar para acelerar a ciclagem do aquário?

 

:roflroll2: Onde eq arranjam as pedras calcarias que usam nos vossos aquários?

 

 

Seria esta população demais para o aquário?

 

Rock:

Julidochromis regani

+

Neolamprologus brichardi OU

Neolamprologus olivaceous OU

Neolamprologus helianthus OU

 

Shell:

(1 especie)

Altolamprologus compressiceps "Sumbu"

Lamprologus ocellatus "Gold"

Neolamprologus brevis

Neolamprologus caudopunctatus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais