Ajuda para 1º aquário de 80


jspuu

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Desde já dou os meus parabéns ao fórum (pelo qual eu já aprendi muito) e a todos os membros.

Agradecia a ajuda de todos para montar o meu 1º aquário plantado de agua doce com 80x40x50Alt.

 

Os peixes que quero colocar são:

Escalares

Ancistrus

Botia palhaço

Não sei se me podem dar mais alguma espécie que fique bem?

 

As plantas que quero são:

Vesicularia dubyana

Blyxa japónica

Eleocharis aciculares

 

Agradecia que me ajudassem a escolher a bomba externa, a potencia do termóstato, e se necessito de CO2 ou mais alguma coisa,

Obrigado desde já e espero os vossos comentário para que tudo corra bem.

PS. De futuro quero adquirir um aquário de 1,50M com cerca de 350l, será que posso comprar já uma bomba que dê para trocar de um aquário para o outro para não gastar mais dinheiro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola espero que estejas a gostar do forum e espero que gostes de aquarios.

 

Bem eu axo que o teu aquario e pequeno demais para escalares e ancistrus juntos pois eles cressem um pouquinho e com os bitias a ajudar acho que e dificil mater esses paiexes mas espera por mais respostas

Jaime Cerdeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola espero que estejas a gostar do forum e espero que gostes de aquarios.

 

Bem eu axo que o teu aquario e pequeno demais para escalares e ancistrus juntos pois eles cressem um pouquinho e com os bitias a ajudar acho que e dificil mater esses paiexes mas espera por mais respostas

Boas o bichinho está a começar mas a expectativa já é muita, obrigado pela resp. e fico a aguardar mais comentários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

desde já bem-vindo

 

Acho que o Aquario está perfeitamente bem para um casal de escalares mais uns ancistrus, para botias não é suficiente, depois claro convem teres, visto ser um plantado, uma equipa de limpeza mais eficiente por exemplo: neritinas, ottos, caridinas japonicas, red´s (só ancistrus não chega)

 

Para o equipamento recomendo um filtro externo de 600l/h ou mais, termostato de 200W (da Jager por ex.), e CO2 seria tambem aconselhado (ou compras um conjunto difusor ou pesquisas os difusoes DIY de CO2 do forum)

 

Isso de quereres já comprar um filtro que dê para o de 350l vai depender se vais querer manter este aquario em funcionameto ou não, quando adquirires o outro. Percebes?

 

Abraço

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

desde já bem-vindo

 

Acho que o Aquario está perfeitamente bem para um casal de escalares mais uns ancistrus, para botias não é suficiente, depois claro convem teres, visto ser um plantado, uma equipa de limpeza mais eficiente por exemplo: neritinas, ottos, caridinas japonicas, red´s (só ancistrus não chega)

 

Para o equipamento recomendo um filtro externo de 600l/h ou mais, termostato de 200W (da Jager por ex.), e CO2 seria tambem aconselhado (ou compras um conjunto difusor ou pesquisas os difusoes DIY de CO2 do forum)

 

Isso de quereres já comprar um filtro que dê para o de 350l vai depender se vais querer manter este aquario em funcionameto ou não, quando adquirires o outro. Percebes?

 

Abraço

Obrigado pela tua ajuda, o filtro será depois para o outro aquário pois só tenciono ter um, o meu problema penso que é o caudal ser muito grande para o aqua actual e em relação á iluminação o que me aconselhas?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jspuu,

 

espero que esteja sendo bem atendido aqui no fórum. Gostaria de perguntar uma coisa: qual ancist. você deseja adquirir? Pois conheço alguns, tais como o bem conhecido Acari Pepita (L18) que necessita de um aquário de 200L além de outros como o também conhecido Acari Zebra que necessita de 80L de aquário. Acho que consegues manter bem alguns escalares em seu aquário mas aconselho alguns peixes e/ou invertebrados de limpesa, assim como o membro Simaox7.

 

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jspuu,

 

espero que esteja sendo bem atendido aqui no fórum. Gostaria de perguntar uma coisa: qual ancist. você deseja adquirir? Pois conheço alguns, tais como o bem conhecido Acari Pepita (L18) que necessita de um aquário de 200L além de outros como o também conhecido Acari Zebra que necessita de 80L de aquário. Acho que consegues manter bem alguns escalares em seu aquário mas aconselho alguns peixes e/ou invertebrados de limpesa, assim como o membro Simaox7.

 

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

Boas smylleandré,

estou a ser muito bem atendido aqui, os membros são td 5* em relação ao ancistrus é o dolichopterus e vou seguir o vosso concelho em relação aos outros peixes de limpesa.

Em relação ao filtro,e iluminação o que me aconcelhas

Abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Acredito que para uma filtragem eficiente, deve-se ter um filtro que faça 5x a litragem do aquário por hora, ou seja, se seu aquário possui 160L (80x40x50) aconselho-te um filtro de 800L/h que possua, de preferência, os 3 estágios principais de filtragem (mecânica, química e biológica). Quanto a iluminação não tenho muito a dizer: a Eleocharis Agulha(Eleocharis acicularis) e o Musgo de Java(Vesicularia dubyana) nescessitam de iluminação fraca, mas já a Blyxa Japônica necessita de uma iluminação fortemente adequáda (além de substrato rico). Então aconselho-te a manter uma iluminação de 80 a 100w durante 10-12horas por dia.

 

Espero ter ajudado. Aguardo por mais dúvidas.

SmylleAndré.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Acredito que para uma filtragem eficiente, deve-se ter um filtro que faça 5x a litragem do aquário por hora, ou seja, se seu aquário possui 160L (80x40x50) aconselho-te um filtro de 800L/h que possua, de preferência, os 3 estágios principais de filtragem (mecânica, química e biológica). Quanto a iluminação não tenho muito a dizer: a Eleocharis Agulha(Eleocharis acicularis) e o Musgo de Java(Vesicularia dubyana) nescessitam de iluminação fraca, mas já a Blyxa Japônica necessita de uma iluminação fortemente adequáda (além de substrato rico). Então aconselho-te a manter uma iluminação de 80 a 100w durante 10-12horas por dia.

 

Espero ter ajudado. Aguardo por mais dúvidas.

SmylleAndré.

Obrigado pela ajuda :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda :hit:

 

De nada, quase esqueço de avisar que a Bótia Palhaço necessita de um aquário superior a 250L, por tanto creio que não seja uma boa ideia cria-la em seu aquário :puppydogeyes: , lembrando também que na hora de escolher a "equipe de limpeza" deve-se saber que a maior parte dos "caracois" atacam os ovos de escalares, levando até mesmo os escalares adultos ao estresse.

 

Espero ter ajudado. Espero que mostre-nos seu projeto do aquário, ficarei a assistir caso o faça.

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada, quase esqueço de avisar que a Bótia Palhaço necessita de um aquário superior a 250L, por tanto creio que não seja uma boa ideia cria-la em seu aquário :eusathink: , lembrando também que na hora de escolher a "equipe de limpeza" deve-se saber que a maior parte dos "caracois" atacam os ovos de escalares, levando até mesmo os escalares adultos ao estresse.

 

Espero ter ajudado. Espero que mostre-nos seu projeto do aquário, ficarei a assistir caso o faça.

SmylleAndré.

obrigado pela ajuda e vou mostrar passo a passo a montagem do aquario :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.