Tipos de furos para SUMP


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Já postei na Água Doce, mas ninguém me liga :D

Acho que aqui é mais indicado. O pessoal dos salgados é que gosta de Sumps.

 

Quero fazer um aqua de 300l de água doce para kingios, com uma Sump de 54l.

A minha dúvida é como será a melhor maneira de recolher água para a circulação.

 

Já vi furos laterais, atrás, no fundo, sem furos e recolha por overflow...

 

Como nunca viu uma Sump a funcionar ao vivo não tenho opinião formada sobre quais as vantagens/desvantagens de cada tipo de recolha/retorno.

 

Vejo o pessoal daqui do fórum a falar muito em coluna seca com 2 furos, um para recolha e outro para retorno. Tenho a sensação que o pessoal aqui dos salgados usa muito esta solução.

Alguém me pode ajudar a explicar como é que isso funciona, se possível com imagens?

 

Já agora, se os furos forem no fundo temos de preparar (leia-se furar) o móvel para isso, certo?

 

Desculpem lá tanta dúvida, mas por muito que leia sobre Sumps (e já li, acreditem) estas dúvidas ainda não consegui tirar. Parece que toda a gente se preocupa muito com os designs das Sumps, as matérias filtrantes a colocar e os cuidados a ter para não inundar a casa (este é compreensível :arrow: ), mas sobre o que peço vejo pouca informação...

 

Agradeço antecipadamente as vossas respostas,

 

Sugarstorm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viste este artigo?

 

http://reefkeeping.com/issues/2003-01/gt/index.php

 

Boas pessoal,

 

Já postei na Água Doce, mas ninguém me liga :oops:

Acho que aqui é mais indicado. O pessoal dos salgados é que gosta de Sumps.

 

Quero fazer um aqua de 300l de água doce para kingios, com uma Sump de 54l.

A minha dúvida é como será a melhor maneira de recolher água para a circulação.

 

Já vi furos laterais, atrás, no fundo, sem furos e recolha por overflow...

 

Como nunca viu uma Sump a funcionar ao vivo não tenho opinião formada sobre quais as vantagens/desvantagens de cada tipo de recolha/retorno.

 

Vejo o pessoal daqui do fórum a falar muito em coluna seca com 2 furos, um para recolha e outro para retorno. Tenho a sensação que o pessoal aqui dos salgados usa muito esta solução.

Alguém me pode ajudar a explicar como é que isso funciona, se possível com imagens?

 

Já agora, se os furos forem no fundo temos de preparar (leia-se furar) o móvel para isso, certo?

 

Desculpem lá tanta dúvida, mas por muito que leia sobre Sumps (e já li, acreditem) estas dúvidas ainda não consegui tirar. Parece que toda a gente se preocupa muito com os designs das Sumps, as matérias filtrantes a colocar e os cuidados a ter para não inundar a casa (este é compreensível biggrin ), mas sobre o que peço vejo pouca informação...

 

Agradeço antecipadamente as vossas respostas,

 

Sugarstorm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que vais fazer um agua doce com SUMP, podes ver o meu aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165444

 

Eu tenho uma coluna "seca" que é humida com dois furos um de retorno e um de escoamento. No de escoamento tenho um Durso.

Furei o movel para passar as tubagens. Mas fiz o movel em casa por medida por isso foi facil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais