HLLE curada !!!!!!!!!!


goncaloproenca

Recommended Posts

Ola meus amigos,

 

como sabem, tenho um xanthurum que vem comigo ha uns bons anos atras e sobreviveu a muita coisa ;

 

o meu aquario teve um crash e meti-o ( foi o unico sobrevivente de uma calamidade ) numa loja durante cerca de 4 meses , esperando a montagem e ciclagem do meu aqua.

 

infelizmente, desenvolveu HLLE quando estava na loja.

 

alem disso, pouco depois de chegar ao meu aquario, comprei um premna q tentei batalhar durante semanas : desenvolveu irritações nos olhos, cryptocarion e uma infecção nos rebordos dos labios , que se alastrou ao resto da peixarada.

 

consegui salvar o ctenocahetus, o naso vai no bom caminho, mas infelizmente o premna morreu. o xanthurum recuperou de tudo ( mostrando q é um peixe pas curvas ) menos da HLLE.

 

então comecei a dar a minha dieta anti HLLE : duas folhas de nori por dia, 3 vezes por semana de artemia com omega 3 da san francisco bay, 2 vezes por semana de larva vermelha em que é marina com sumo de limão. 1 vez ou duas por semana, dei tambem granulado Kent Platinum para herbivoros.

 

como vi umas algas a crescer na parte superior das rochas ( luzes novas, 3x250w ao inve´s das 2x18w antigas ) , o que já era esperado, fui cortando nas doses de comida e eles foram-se alimentando mais das algas. quando me fui de férias de natal ( 2 semanas ) , pedi ao meu viznho que fosse 3 vezes por semana la a casa por uma folha de nori, coisa que fez religisiosamente.

 

quando chego, a HLLE está completamente debelada. infelzimetne não tirei fotos antes para poderem ver como o peixe estava perfeitamente saudavel em termos de outras infecções mas afectado com HLLE ( todo "carcomido à votla da linha lateral" ) até um ponto serio e que agora respira saude :)

 

espero assim deixar aqui este depoimento para ajudar alguem que se venha a debater / esteja a debater com este problema

 

um abraço,

 

Gonçalo Proença

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo,

 

Afinal, no meio de todos esses azares nem tudo corre mal. :)

Parabéns pela cura do xanthurum.

De facto, uma boa alimentação é fundamental para a regressão desta enfermidade. Esperemos que com a entrada de 2005 o teu aquário entre também numa nova fase e que tudo passe a correr melhor.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais