Primeiro Salgado


barradasba

Recommended Posts

Oi. Aqui segue a primeira tentativa nos salgados.

 

Setup:

 

- Aquario Aquatlantis Ambiance Horizon 120 - 255L Brutos

- Luminaria Hailea T5HO 4x54w

- Lampadas: T5 HO 54W BLUE / T5 HO 54W AQUAST - 10000K / T5 HO 54W ACTIVE - 17000K / T5 HO 54W CORALSTAR

- 2 Bombas Circulação Sun Sun JVP 102 - 5000L

- Overflow Blau 1500

- Bomba Reposição Eheim Compact 2000

- Sump 120L Brutos com 3 divisoes

- 2 Aquecedores 150w

- Escumador Deltec MC500

- Rocha Viva 7KG

- Rocha Morta 17 KG

- Areao Aragonite + Areao de Coral Grosso + Areao Vivo

 

 

Ciclo:

 

08 de Agosto - Ciclo apenas com Rocha Morta e Luz desligada

 

15 de Agosto - TPA de 30L agua do mar

 

16 de Agosto -

TEMP 27.5º

DENS 1024

PH 8.5

KH 10

NO2 0

NO3 10

NH4 0.5

PO4 0.5

CA 240

 

03 de Setembro - TPA de 60L agua do mar

 

18 de Setembro - Entrada da Rocha Viva - 7KG

 

18 de Setembro - Luz 7H por dia das 18H as 24H

 

A efectuar:

25 de Setembro - TPA de 60L

25 de Setembro - Medição de Parametros

 

Notas:

Após ligar as luzes o aquario começou a ficar cheio de algas castanhas no areao, rocha e vidros. A rocha viva introduzida está a ficar branca.

 

 

Duvidas:

Como posso combater estas algas da melhor maneira? Em relação a rocha viva que parece estar a perder a cor e as algas castanhas que apareceram qual é o numero de horas indicado para as lampadas ficarem ligadas nesta fase inicial?

 

A entrada de uma equipa de limpeza deve-se efectuar aproximadamente após quantos dias?

 

Obrigado

Editado por barradasba
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvidas:

Como posso combater estas algas da melhor maneira? Em relação a rocha viva que parece estar a perder a cor e as algas castanhas que apareceram qual é o numero de horas indicado para as lampadas ficarem ligadas nesta fase inicial?

 

A entrada de uma equipa de limpeza deve-se efectuar aproximadamente após quantos dias?

 

 

Ola.

 

As algas são normais no inicio do aquário, a melhor maneira para já e a introdução de equipe de limpeza que ja a pode fazer.

 

As horas de iluminação nesta fase pode ser cerca de 4-5 horas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

As algas fazem parte do ciclo do aquario por isso não te preocupes que é normal.

Tambem é normal que só agora apareçam pois tens estado a fazer o ciclo sem luz, o meu aquario tambem esta a fazer a ciclagem mas mantive desde o inicio as luzes ligadas 10 horas por dia, assim não adiei o aparecimento das algas.

Se os testes estiverem bons principalmente a amonia e os nitritos podes por a equipa de limpeza sem problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quantas e quais especies estas a usar na tua equipa de limpeza?

 

ainda não tenho nenhuma equipa de limpeza, mas penso por uns turbos e uns eremitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,eu começava só com 2 horas de luz por dia ,e semana a semana ia aumentando gardualmente o fotoperiodo.Essa algas agora é normal .Era preferivel fazeres 2 ou 3 tpas por semana mas de menor litragem para aspirares o maximo de algas das rochas e do areão .Pelo valor do calcio não deves estar a adicionar kalkwasser na reposição ou se estas é pouco .O kalkwasser nesta fase é muito importante ,pois ajuda a estabilizar os valores de calcio e kh,alem de promover o crescimento da alga coralina (o que dá cor á rocha)e precipitar os fosfatos .A equipa de limpeza só deve entrar quando a amonia e os nitritos estiverem completamentae a zero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz uma redução do numero de horas de luz para 4 Horas. As algas castanhas continuam a povoar o aquario. Fiz uma limpeza apenas nos vidros.

Hoje foi dia de TPA de 30L. Os testes mostravam os valores:

 

857_1555.png

 

Proximo TPA de 30L dia 30 de Setembro. Vou aumentar o Calcio na agua de reposição também.

Estou a pensar colocar Turbos e Cerithes mas não tenho ideia das quantidades. Alguem me pode dar uma dica ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Passado sensivel três semanas, pelo meio 3 TPA de 30L, o aquario encontra-se "penso eu" a finalizar o ciclo de algas verdes. No entanto estou com um problema de aptasias. conto pelo menos 10 delas.

 

como posso combater isto? alguem me pode dar umas dicas da melhor forma de o fazer?

Chelmon Rostratus? kalk ? ... ?

Editado por barradasba
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passado sensivel três semanas, pelo meio 3 TPA de 30L, o aquario encontra-se "penso eu" a finalizar o ciclo de algas verdes. No entanto estou com um problema de aptasias. conto pelo menos 10 delas.

 

como posso combater isto? alguem me pode dar umas dicas da melhor forma de o fazer?

Chelmon Rostratus? kalk ? ... ?

 

 

Olá barradasba

 

Como só tens 10,podes seguir o conselho do curioso am,ou então usar kalk com a mesma densidade e fá-lo quanto antes,para que não te aconteça como a mim,tornaram-se numa praga apocalítica,em que só me preocupo com as que possam queimar os corais duros,os moles majoritáriamente convivem bem com elas.

Fica bem

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.