Ajuda! Ideias de como trocar substrato


Recommended Posts

Olá!

Já ando neste hobbie à algum tempo, mas só recentemente descobri este forum (maravilhoso diga-se de passagem).

Estive a refazer um aquario que tenho de 120L durante o verão e só agora vi que fiz disparate, apesar de ter ficado lindissimo.

O meu erro é que comprei areia (silica) para o fundo do aquário e cobri o substrato fértil com areia.

Comecei a reparar que ao contrário do habitual todo o "lixo" gerado dentro do aquário não é absorvido e fica no fundo a estragar a paisagem.

Pela investigação adicional que fiz, a areia é estanque e não deixa que hajam quaisquer tipos de interacções entre a superficie e o fundo do aquário.

 

Estou a pensar (como tenho outro aquário) em retirar os peixes todos, a decoração e as plantas para o outro aquário. Retirar 50% da água e refazer 30 a 40% da superficie para cascalho ou outra coisa que melhore a utilização do substrato do aquário.

 

Já alguém fez com sucesso uma operação destas? Podem-me dar uma ajuda ou ideia de como manter a areia no sítio com a água para a substituição?

Não queria perder o mês que demorei a efectuar o ciclo ao aquário.

 

Será que alguem me consegue ajudar?

 

Obrigado desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu entender, se gostas não necessitas de alterar nada...

 

O " lixo " que fica no fundo podes aspirar quando fizeres a TPA, assim fica menos lixo .. logo menos nitratos !!

 

É que trocando por areao mais largo e não aspirando, mais tarde ou mais cedo, vais ter problemas com o lixo acumulado no aquario.

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

As bacterias (nitrificantes) alojam-se nas esponjas do filtro e no areão.

 

assim sendo, mesmo mudando 100% da agua, não é necessario 1 mês para ciclar o aqua (se calhar um 1 dia ou 2 chega, ou uma semana)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fazer a mudança coloca no tal aquário o filtro que está a funcionar, nesse caso não deverás ter grandes problemas com o ciclo nem com os peixes.

 

Se vais retirar areia com alguma água no aquário prepara-te para o pior.... substrato fértil em contacto directo com a coluna de água vai fazer com grandes quantidades de nutrientes passem para a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem plantas que se dão com areia.

 

Podes trocar se desejares mas retira a água toda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.