mja_mauro Posted September 18, 2010 Share Posted September 18, 2010 Boas pessoal. Deixei de fazer criação de discus e estou a pensar fazer do cubo de 50-50-50 (com uma luz de 18w, termostato de 200w e filtros de esponja), em aqua de agua salgada. Mas eu pouco percebo disso. Queria a vossa opiniao. Qual o material a comprar? Quais as areias e pedras, peixes... Pelo que ja percebi ha peixes e corais de facil manutençao, tal como camaroes. Estava a pensar fazer um aqua com alguns camaroes, corais dos mais faceis de ter e peixes palhaço talvez. o que me dizem? Obrigado desde já. Link to comment Share on other sites More sharing options...
labutes77 Posted September 19, 2010 Share Posted September 19, 2010 boas. pesquisa bastante ... porque vais precisar. salgado com filtro de esponjas é impossivel ... tens de ter um bom filtro e um escumador para começar. eu quis fazer um num aqua de 180l e desisti ... lol. muito complicado ao inicio, muita manutençao, muito dispendioso só para ter os basicos num salgado. nao podes fazer agua salgada a partir da torneira nem com sal de cozinha, tens de ter uma maquina de osmose e sal proprio para o efeito, ir buscar agua a praia até é giro ... no verao e nas primeiras 3 ou 4 vezes, e podes sempre correr o risco de contaminar o aqua com poluiçao ou doenças. com esponjas , talvez uns camaroes ... e muitas trocas de agua. corais vai ser impossivel, acho eu. um salgado é um compromisso muito grande ... mas nunca se sabe ... !!!! eu nao cheguei a fazer o meu de 180l, mas os entendidos na area, podem dar uma melhor resposta, para um salgado num cubo de 50cm. " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. " Link to comment Share on other sites More sharing options...
ruisapinto Posted March 13, 2011 Share Posted March 13, 2011 Boas pessoal. Deixei de fazer criação de discus e estou a pensar fazer do cubo de 50-50-50 (com uma luz de 18w, termostato de 200w e filtros de esponja), em aqua de agua salgada. Mas eu pouco percebo disso. Queria a vossa opiniao. Qual o material a comprar? Quais as areias e pedras, peixes... Pelo que ja percebi ha peixes e corais de facil manutençao, tal como camaroes. Estava a pensar fazer um aqua com alguns camaroes, corais dos mais faceis de ter e peixes palhaço talvez. o que me dizem? Obrigado desde já. boas Mauro montar um aqua de recife ñ e um bicho de sete cabeças, desde que tenhas mta paciencia e algum dinheiro para investir de inicio, a base para um reef é areão de coral, rocha viva de boa qualidade e um escumador bom " quando digo bom é o melhor que o nosso orçamento o permita" e tmb uma boa bomba de circulação" ex wortech mp10, mp20 mp40"convem teres o aqua furado e uma sump para meteres o equipamento e iluminação adequada aos corais que queres manter! mas pesquizares aqui no forum vais encontrar setups de reefs magnicicos, procura pelo refresh 2 que é um belo exemplo!! cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts