Blacky9 Publicado Janeiro 2, 2005 Publicado Janeiro 2, 2005 Ola , e boas entradas Tenho um aquario c/ 3 discus d/ 12cm, e 2 d/ 10cm , 25 cardinais, 1 botia palhaço, 3 coridoras e 8 camaroes. Recentemente, comprei 3 discus c/ 6cm . Na altura estava tudo bem, mas passada 1 semana comecei a notar que os discus apresentavam pontos brancos na cauda e tambem pequenos rasgos nesta. 1 dos discus adquiridos, está bastante magro, e apenas come congelado, não sei que fazer. Os filtros que tenho são 1 fluval 403 "antigo", e um fluval 304 modelo mais recente. Os parâmetros da água são PH-6.0 teste da hagen. Testes da nutrafin: KH-10mg/l b/ baixo; GH-120mg/l moderadamete dura; Nitratos- entre 0 e 5; Nitritos-0; e Amuniaco-0. Não sou la muito esperiente c/ discus p/ isso não sei o q/ fazer :D Agradeço e espero uma resposta Filosofar e facil, dificil e ficar simples Quem tudo quer tudo perde, quem tudo perde tudo quer
Tomás Mendes Publicado: Janeiro 2, 2005 Publicado: Janeiro 2, 2005 Sem saber muito bem como te ajudar, gostava que respeitasses as regras deste fórum, uma das quais é não escrever "escrita SMS" e abreviaturas. Tenta fazer isso para o fórum se tornar de leitura mais fluente. Obrigado
Blacky9 Publicado: Janeiro 2, 2005 Autor Publicado: Janeiro 2, 2005 ??? não entendi ??? que queres dizer com isso de "escrita sms" e abreviaturas ??? que me aperceba escrevi normalmente. Se poderes me mostrar onde escrevi mal, agradeçia que me mostrasses, pois é do meu interece que a mensagem seja entendida, caso contrario não me serviria de nada a mensagem enviada. Aguardo esplicações e BOM ANO NOVO . Filosofar e facil, dificil e ficar simples Quem tudo quer tudo perde, quem tudo perde tudo quer
nunomiguel Publicado: Janeiro 3, 2005 Publicado: Janeiro 3, 2005 Na altura estava tudo bem, mas passada 1 semana comecei a notar que os discus apresentavam pontos brancos na cauda e tambem pequenos rasgos nesta. Pode ser considerado normal. Depende das "corridas" que os discus mais antigos dão nos novos. Resumindo, pode ser derivado a brigas. Os pontos brancos podem ser (uma hipótese) ataques de fungos a feridas abertas ou em cicratização nas barbatanas. Penso que não te deves preocupar para já. Vai mantendo apenas uma observação atenta a esses discus. Procura sinais de problemas também na pele e comportamento do peixe (pele opaca, falta de apetite, comichão, etc). 1 dos discus adquiridos, está bastante magro, e apenas come congelado, não sei que fazer. Magro onde? Se for magro "na barriga" pode indicar que não come á alguns dias. Os discus aguentam dias/semanas sem comer. Também é normal que só "pegue" nas larvas vermelhas. Deves no entanto procurar fazer o mesmo começar a comer outro tipo de comida. Se for magro ao nível "da testa" do peixe aí tens problemas. Isso indica que o peixe tem problemas graves a nível intestinal. Devias ter detectado isso na loja. É um dos aspectos fundamentais a ter em conta na compra de um discu. Cumprimentos, Nuno
Blacky9 Publicado: Janeiro 3, 2005 Autor Publicado: Janeiro 3, 2005 OLa nuno Agradeço a resposta, pois deixa-me +/- tranquilo. Tentei observar o discu magro, mas não percebi até que ponto estará ele magro. Eu explico, olhei para este, e para os outros, pra notar se a cabeça está mais magra, e de facto está um pouco mais magra que os outros, por isso suspeito que seja o que me tenhas indicado. É verdade que deveria ter reparado nisso quando ele estava na loja, mas esse foi um pormenor de que não estava a par. Quando o comprei era o unico no aquario, observei um pouco "em relação ao pouco que sei", e perguntei mesmo ao dono da loja, se este estaria doente, o que me disseram que "não havia problema, pois não estava doente", resposta que verifico estar erradissima por parte deste, bref. Agora o que pergunto, é que tratamento fazer? E como fazer? Uma vez que é um aquario comunitario.Sera que os otros terão agora tb doentes ou não? Agradeço pela resposta, e peço desculpa por responder um pouco tarde. BOM ANO Tiago Brandão "blacy9" Filosofar e facil, dificil e ficar simples Quem tudo quer tudo perde, quem tudo perde tudo quer
nunomiguel Publicado: Janeiro 4, 2005 Publicado: Janeiro 4, 2005 Agora o que pergunto, é que tratamento fazer? E como fazer? Uma vez que é um aquario comunitario. Tratamentos devem sempre ser feitos num aquário hospital. Vai alimentando o discu normalmente. Varia a alimentação e vê se ele "pega" noutro tipo de comida. Quando o peixe come mas apresenta sinais de magreza não é muito bom. Normalmente acaba sempre por, ou manter, ou então emagrecer ainda mais, acabando por ficar muito debilitado e morrer... Pode-se tentar tratamentos à base de Flagyl para ver se consegues resultados positivos. Faz uma pesquisa... Sera que os otros terão agora também doentes ou não? A maior parte dos ciclídeos tem parasitas intestinais. No entanto os peixes "convivem" com os mesmos sem qualquer tipo de problemas (desde que existam num número não muito grande). Se tem ou não parasitas intestinais isso não é, a meu ver, muito importante (pois certamente muitos têm). Problema sério é se o peixe deixa de comer. Cumprimentos, Nuno
Blacky9 Publicado: Janeiro 4, 2005 Autor Publicado: Janeiro 4, 2005 Ola pessoal, quero vos agradecer pelas respostas dadas. Em relação ao discu em causa continua um pouco magro mas estou a ver que tem bastante interesse em comer, apenas o granulado não lhe toca mas, sabureia antes, so depois joga fora. Aos poucos estou a dar mais comida congelada "artemia, e comida pra discus", e reparo que agora nem os outros querem o granulado " gente fina e outra coisa" HEHEHE, da ultima vez que dei comida "ja com vitaminas", jogou-se a ela como um relampago, foi mesmo o primeiro a chegar, o problema e que como e o + fraco e + pequeno, depressa é emporrado pra um canto. Estou então a dar aos poucos de cada vez assim come +/- melhor "grão a grão enche a galinha o papo" mesmo sendo escorraçado se consege um pouco de cada vez ja é bom. Mais uma vez agradeço o vosso apoio, e um prospero ano novo. Filosofar e facil, dificil e ficar simples Quem tudo quer tudo perde, quem tudo perde tudo quer
Recommended Posts