O meu 1º Nano Low Cost


pcardoso

Recommended Posts

Resolvi iniciar este tópico agora, numa altura em que também me inicio nos aquários. Tenho desde há algumas semanas lido diversos tópicos deste forum, desde projectos pessoais, informações gerais sobre equipamentos e espécies. Quase tudo surpreendeu-me pela positiva.

 

O meu primeiro projecto:

 

Aquário:

40x20x20 cm (LxAxP) : 0.016m3

 

Substrato

~1 cm de ProFlora Start JBL

~2 cm de Manado JBL

 

Filtragem

Tetratech IN400 Plus Interno (200 - 400 l/h).

 

Possivelmente terei sobredimensionado o filtro para este aquário e precipitei-me ao escolher um filtro interno.

Tenho o filtro no caudal mínimo, a debitar ~200l/h que será bem mais de 10x o volume do aquário.

O problema é que neste aquário o filtro não pode ficar na vertical pois toca no substrato. Inclinei-o um bocado.

 

Flora

Hemianthus callitrichoides

Eleocharis minima

 

Foram plantadas há 5 ou 6 dias já sobre o Manado da JBL. Vieram da Aquaplante.

 

Iluminação:

Uma ordinária lâmpada Ikea GA607 de 7W

 

Fauna

3 ciclídeos jovens não identificados

2 Gambuzias(possivelmente [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b])

 

Vieram ambas de um lago que há aqui ao pé de casa, no parque da cidade do Barreiro. A Gambuzia é uma espécie introduzida em Portugal para combate de proliferação de insectos e é bastante resistente.

 

Não faço a menor ideia de que espécie de ciclídeo será mas constatei que foi introduzido há alguns anos no lago do Parque da Cidade cá do Barreiro e que rapidamente instalou-se uma população gigantesca. Há muitos alevins e jovens de ambas as espécies.

 

Desde que foram introduzidos no lago, juntamente com carpas e tartarugas americanas estas espécies de peixes fizeram desaparecer a população de rã-comum (Pelophilax perezi), espécie de anfíbio autóctone.

 

Triste.

 

Outro equipamento:

1 pedra difusora

1 termómetro

 

Setup:

Eu iniciei o projecto em Julho, com o aquário, um substrato de areião e 10 pedras (supostamente de um quartzito) e os peixes, para iniciar o ciclo do azoto. Não fiz testes mas pude observar a água passar de cristalina para esbranquiçada e novamente cristalina. Assumi que o ciclo se formou, passados 15~20 dias.

 

Mantive o aquário assim uns 30 dias até retirar a fauna e manter apenas um input de alimento.

 

Passados cerca de 40 dias fiz testes ao pH e verifiquei que nunca conseguia baixar dos 8.0 ou 8.5. Testei a natureza das pedras com vinagre mas só o ácido muriático revelou que as pedras eram carbonatadas (possivelmente um mármore) e o areião continha igualmente grãos carbonatados.

 

Retirei o substrato, mantive o filtro e a pedra porosa com as [supostamente instaladas] comunidades de bactérias.

 

Coloquei o novo substrato, plantei a flora e fiz retornar os peixes.

 

Ontem, dia 15 de Setembro, os parâmetros da água eram:

pH: 6.0 (Tetratest pH)

Dureza carbonatada: 4º (JBL KH Test)

Nitritos: 0.1mg/l (Hagen Nutrafin test)

Temperatura: 27ºC

 

Não tenho outros testes. Estou a seleccionar umas fotos para adicionar ao post.

 

Queria tentar manter este aquário estável, dentro do possível mas sobretudo barato. Vejo muitos projectos cuja vida do layout instalado é relativamente curta e não sei se é por opção ou se os sistemas são suficientemente instáveis que não permitem mais de 3 meses sem intervenções profundas. Refiro-me aos Nano.

 

Pretendo passar rapidamente para um aquário ligeiramente maior, com ~50x30x30 e estou a procura de um usado.

 

Fotos:

 

Layout hoje, 16 de Agosto, ainda pobrezinho.

aquario16092010.gif

 

Ciclídeo existente no Parque da Cidade do Barreiro. Os indivíduos que tenho no aquário têm cerca de 1 cm.

ciclideoparquedacidaded.gif

ciclideoparquedacidadede.gif

Editado por pcardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens um aquário exactamente igual ao meu. Se quer mudar para um aqua maior compre um bem maior e não um ligeiramente maior. procure nas grandes superfícies, parece que estão em promoção aquarios. Foi que ouvi dizer ainda nao constatei essa questão. Mas se quiser passar la não perde nada.

 

Iluminação:

Uma ordinária lâmpada Ikea GA607 de 7W

 

A Iluminação é pouca. Apesar de uma calha ser muito cara, também existem candeeiros de mola para por no aqua, são mais baratos. Na Aquaplante por exemplo tive, na de Benfica, na segunda feira e tem lá vários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse, queria manter um sistema com um custo tão baixo quanto possível.

 

Até agora os custos foram de 118 euros.

 

Após algumas horas a água já está bastante mais limpida. Aproveitei e fiz uma troca parcial por água do caramulo (pH ~6.3).

 

Possivelmente terei que esperar mais 30 ou 40 dias para me aperceber de como evolui o sistema. Estou espectante relativamente à flora.

 

Fica uma foto de um dos habitantes actuais.

G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

gambusiaholbrooki.gif

 

Como é que se introduz a partir do Imageshack apenas o thumbnail com o link para a imagem?

 

Para a semana devo-os fazer coabitar o espaço com uns 5 ou 6 neon e algum detritívoro.

 

Sugestão para espécies que coabitem bem com neos será bem-vinda.

Editado por pcardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje trouxe mais habitantes para o aquário. Comprados na Olidream, na Amora.

 

2 pedras de um arenito terroso e vermelho. Não sei a proveniência.

 

Plantas:

Anubia barteri var. nana

 

Peixes:

2 Corydora Sterbai

7 Tetra neon Paracheirodon innesi

 

Invertebrados:

2 Red cherry Neocaridina heteropoda var. red

 

Curiosidade: Os animais vieram todos juntos no mesmo saco. Certo é que um 3º camarão desapareceu e eu acho que os Corydora o devoraram. É possível?

 

Retirei as 2 (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e 2 dos ciclídeo maiores (ambos com ~1.5 cm) pois estavam insistentemente a perseguir os Tetra.

 

Custo 22.00 €

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fauna

3 ciclídeos jovens não identificados

2 Gambuzias(possivelmente [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b])

 

Não faço a menor ideia de que espécie de ciclídeo será mas constatei que foi introduzido há alguns anos no lago do Parque da Cidade cá do Barreiro e que rapidamente instalou-se uma população gigantesca. Há muitos alevins e jovens de ambas as espécies.

 

Desde que foram introduzidos no lago, juntamente com carpas e tartarugas americanas estas espécies de peixes fizeram desaparecer a população de rã-comum (Pelophilax perezi), espécie de anfíbio autóctone.

 

Triste.

 

Ciclídeo existente no Parque da Cidade do Barreiro. Os indivíduos que tenho no aquário têm cerca de 1 cm.

ciclideoparquedacidaded.gif

ciclideoparquedacidadede.gif

 

Pois parece-me que se trata de um ciclideo conhecido por chanchito, ou acara-camaleão, Cichlasoma facetum. (Origem:Brasil)

Já não é novidade a sua presença em Portugal, também os encontras no guadiana por exemplo.

Eu tive oportunidade de os ver uma vez e apesar de tudo são bem fixes

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chancitos num aquário de 16 l ???

Mais as corydoras, mais os Tetra, mais as (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]....

 

Ligeiramente sobre-lotado, não achas ? :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 16L, eu punha lá dois camarões e mesmo assim o pessoal do marisco ainda me chamava nomes...

 

Esse aquário é muito pequeno, se queres ter esses peixes todos, podes sempre comprar uma caixa de arrumação, há umas bem baratas e grandes (a maior que vi tinha 105L), fazias um buraco na terra para encaixares a caixa, colocavas umas plantas flutuantes e umas plantas que precisassem de poucos cuidados e fazia um mini laguinho, pelo menos os peixes estavam com mais condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

antes de mais, pcardoso, bem vindo ao fórum, e parabéns pela maneira como apresentaste o teu aquário. Completo, mas sucinto.

 

Realmente tens que fazer algo em relação a esses ciclídeos. Se os apanhaste da Natureza, aconselho-te a liberta-los. Se os compraste numa loja, tenta falar com o lojista e trocar por algo (não me parece que te devolvam o dinheiro) que vás a precisar.

 

Em relação à restante fauna, eu ficava-me por ai. Podes não ter muita litragem, mas tens uma boa área de superfície.

 

Boa sorte com o aquário que tens em mente ;)

 

Quanto à caixa de arrumação, Tankado, guarda a tua má disposição para si s.f.f.. Já não é a primeira, nem a segunda vez que leio comentários desagradáveis vindos da tua parte. E não me venhas dizer que estavas a falar a sério, e que te estou a atacar porque, embora apenas tenha mais dois anos que tu, acredito MESMO, que já lidei com mais tipos de pessoas, situações e comentários do que tu. Se quiseres comentar, responder, etc., agradeço que o faças por MP, para não se estragar mais um tópico com nhanhas (palavra menos feia do que a que me veio à cabeça) destas.

 

Cumps para todos

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não reparei na parte do PM.

Editado por Tankado
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelos comentários.

 

De facto os ciclídeos e as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] já sairam. Como referi, andavam a perseguir os Tetra neon. Eram todos muito pequenos (~ 1,5 cm) o que não representaria, mesmo que os mantivesse por mais algum tempo, um problema de sobrepovoamento do aquário.

 

Com isto a fauna agora é exclusivamente constituída por:

2 Corydora Sterbai;

7 Tetra neon Paracheirodon innesi;

2 Camarões Red cherry Neocaridina heteropoda var. red.

 

Obrigado pela informação sobre os Chanchitos (Cichlasoma facetum).

 

O aquário está com este aspecto:

aquario19092010.gif

By pauloecardoso at 2010-09-19

 

Dúvidas

pH:

O pH do aquário sobe passado pouco tempo. Faço trocas periódicas, cerca de 1/4 da capacidade, a cada 4 ou 5 dias com água mineral de garrafão (pH 5.6 ~ 6.3) e passados uns dias o valor está nos 7.5, 8.0.

Não tenho nenhum elemento carbonatado (pedras ou substrato).

Ainda não tenho o teste para a amónia mas se calhar não tenho bactérias.

 

Fauna:

Vi numa loja um aquário com bocados de courgettes no interior. Disseram-me que há peixes e invertebrados que apreciam, como é o caso de alguns camarões e dos Corydora. Será útil?

Editado por pcardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O site da JBL indica que é neutro para a água, mas sei que num fórum alemão admitiram que iriam efectuar mais testes e sei de quem mantêm camarões no estrangeiro que o manado provoca a subido do kh e gh logo do pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos Tetra está com o abdomem inchado, como se estivesse a transportar ovos.

Do que tenho lido há várias hipóteses, a mais provável será a de uma obstrução intestinal. Poderá ser uma doença ou simplesmente uma gravidez. Esta última hipótese será a mais remota.

Fiz um vídeo onde se vê o indivíduo em causa.

Tetra Neon - Gravidez, doença ou obstrução intestinal?

Editado por pcardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Actualizando o tópico.

 

Água:

O Aquário mantem-se aparentemente estável mas infelizmente longe dos parâmetros ideais para a fauna que o habita. Quase tudo o que posso medir está alterado.

 

A água continua límpida e sem sinais de algas. Ainda não completou um mês com esta montagem pelo que é cedo para avaliar como isto vai evoluir. Por ser um aquário tão pequeno espero dificuldades acrescidas na manutenção da estabilidade do sistema.

 

Há uma película fina oleosa na superfície da água. Já li que é normal.

 

Hoje 21 de Setembro, os parâmetros da água são:

pH: 7.0 (Tetratest pH)

Dureza carbonatada: 3º (JBL KH Test)

Nitritos: 0.8mg/l (Hagen Nutrafin test)

Temperatura: 28ºC

 

Isto dos parâmetros não está a evoluir positivamente e receio ter que introduzir correcções químicas, algo que queria evitar de todo.

 

Tenho que arranjar os testes mais básicos que me faltam (amónia e nitratos pelo menos).

 

Iluminação:

Básica. Substituí a lâmpada Ikea por uma economizadora de 11W (60W). Mantenho-a ligada aproximadamente 10 horas.

 

Flora:

 

Não vejo nenhum sinal de deterioração da flora.

 

Há um claro crescimento da Hemianthus callitrichoides de uns poucos milímetros desde que a plantei.

 

As restantes aparentam estar saudáveis, sem quaiquer sinais anormais nas folhas ou ramos.

 

Fauna:

O Tetra neon que apresentava o inchaço na barriga já não apresenta aquele sinal. Aliás aquilo parecia aumentar com a alimentação e reduzir até nova refeição. Algo relacionado com a digestão ou adaptação ao alimento.

 

Felizmente os Tetra apresentam um comportamento aparentemente normal para a espécie. Reunenm-se frequentemente em cardume, ocupam preferencialmente o meio da coluna de água. Alimenta~m-se também na coluna.

 

Os Corydora sterbai são muito tímidos e não toleram bem movimentos ao pé do aquário e escondem-se imediatamente. Quando não os perturbamos lá andam pelo seu exíguo aquário a prospectar o subestrato.

 

Os 2 camarões Red andam por ali pacificamente. Não receiam os peixes que com ele dividem o aquário, o que é um bom sinal.

 

Alimentação:

Eu alimento o aquário com flocos da TetraMin e faço pequenas adições diárias numa quantidade que permita os Tetra alimentarem-se na coluna de água e que algum atinja o fundo, para os Corydora. Tenho adicionar o mínimo de alimento possível.

 

Acho que há pouco para os camarões Red comerem pois não vejo muitos detritos na água, substrato ou pedras.

 

Tenho oferecido 3 ou 4 porções diárias, apenas deste alimento.

 

E é tudo. Preocupa-me a questão da água estar com nitritos tão altos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas uma nota. Embora o aquário aparente uma limpeza total no substrato, vidros, folhas e pedras, deve existir detritos para os calarões Red pois um deles fez uma muda do exoesqueleto hoje.

 

Os parâmetros continuam algo desequilibrados, o que dá-me indicações de que o meu ciclo do N ainda não está concluído (níveis de nitritos ~0.8mg/l).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haverá condições para trazer mais alguns habitantes para este aquário?

 

Estava a pensar trazer 5 Nariz-de-bêbado (Hemigrammus rhodostomus).

 

Para melhor os receber pensei plantar Vallisneria nana.

 

Com isto a população ficaria com:

5 Nariz-de-bêbado (Hemigrammus rhodostomus)

2 Corydora Sterbai;

7 Tetra-neon Paracheirodon innesi;

2 Camarões Red cherry Neocaridina heteropoda var. red.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Para as corydora eu recomendava pastilhas de fundo como alimento. Tudo bem que comem os restos dos outros peixes mas na minha opinião não é suficiente. De noite uma pastilha de fundo era bem inda, ja com as luzes do aquario desligadas.

 

Os narizes de bebado sao peixes que se do bem em aquarios maiores, gostam de espaço e crescem um pouco, alem de serem peixes de cardume.

 

Pensava em adicionar mais fauna apenas quando o aquario estabiliza-se :medieval_mace:.

 

Quanto as courgettes são dispensaveis ai.... é mais para peixes vegetarianos tipo ottocinclus por exemplo.

 

O aquario tá muito bonito boa continuação :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.