CO2 vs Oxigénio - Injecção


Recommended Posts

Boas

 

Estou presentemente a montar um aquário 300l para discus que será plantado em low profile.

O sistema será monitorizado por um GHL Profilux.

O sistema de filtragem estará a cargo de dois Fluval 404 com as saídas emersas.

 

A minha questão será a seguinte: uma vez que o reactor de CO2 é eficiente (supostamente) na dissolução gasosa de CO2 que será injectado no período diurno, não seria também proveitoso usar o mesmo para a dissolução de Oxigénio no período nocturno?

 

Já alguém experimentou? Será mais eficiente do que agitar a superfície de água com as saídas dos filtros imersas o que seria contraproducente aquando a injecção do CO2.

 

Abraço a todos

Editado por LuisGarces
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se vais utilizar o controlador GHL Profilux, ele pode controlar, além da injecção de CO2, uma bomba de ar mediante a aplicação de mais um módulo no controlador. Se estiveres disposto a gastar mais uns quantos euros, acho que seria uma hipótese.

 

Pessoalmente sou contra a total automatização de um aquário! Tira maior parte do desafio da coisa, se é que me faço perceber. Há certas coisas que nos dão jeito é certo, mas cada um decide o tempo que dedica ao hobbie. Claro está que nem sempre temos o tempo que desejaríamos, e nesse caso temos que usar todos os meios que estão ao nosso alcance para levar avante os nossos projectos.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão não se prende com a forma de controlo ON/OFF mas sim na optimização da dissolução na água do aquário. Será boa ideia utilizar o reactor de CO2 também para a dissolução do oxigénio já que os dois são mutuamente exclusivos i.e. quando injectamos um não estamos a usar o outro.

 

Quanto ao facto de maior ou menor nível de automatização: pessoalmente tenho duas paixões uma pela aquariofilia (sem ser um expert) a a outra pelos automatismos electrónicos, programação e informática.

 

Obrigado pela tua atenção e cumprimentos.

Editado por LuisGarces
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que a simples agitação da superfície da água será a suficiente pata promover as trocas gasosas! Num ambiente natural há corrente, que faculta essas trocas gasosas.

 

Julgo que o melhor será experimentar mesmo!

 

 

Belos hobbies sim senhor! Um "stressa" e o outro acalma. Agora basta saber qual é o "stressante" e o calmante. :eusathink:

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

 

A agitação de superfíce através de uma saída p.ex. de bomba de filtro é eficaz para a troca gasosa de oxigénio disso não tenho dúvida e é o que habitualmente se faz com reconhecido sucesso.

O que acontece é que no perído diurno aquando da injecção do CO2 essa troca seria contraproducente uma vez que a oxigenação através da agitação de superfície teria como consequência colateral a libertação acelerada do CO2.

 

O que estaria a pensar seria então não agitar a superfície da água mantendo as saídas das bombas submersas e utilizar o reactor para a introdução de CO2 no período diurno e de oxigénio no período nocturno. Julgo (teóricamente claro está) que o sistema assim ficaria mais optimizado.

 

A minha questão é: algém já pensou nisto ou já fez isto? Se sim com que resultados?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto à questão propriamente dita, só posso responder que nunca experimentei, nem sequer pensei nisso. É realmente uma questão pertinente, e que pode dar muito que falar, no bom sentido.

 

Pelo que entendi, queres, ( e peço desde já desculpa por este tipo de "tratamento", mas não me sinto à vontade de outro modo ), manter o mesmo valor de oxigénio diluído na coluna de água, quer durante o dia, quer durante a noite. Durante o dia, esse valor é mantido pela fotossíntese realizada pelas plantas. Claro está que quanto menos for a agitação na superfície, menos CO2 se perderá, e melhor será aproveitado pelas plantas. Até aqui tudo correcto, estou de acordo.

Durante a noite, sem a introdução forçada de CO2, a fotossíntese cessa, e claro está a concentração de oxigénio diluído será menos. Mas a descida será assim tão grande, que implique a injecção de oxigénio na coluna de água? Os peixes e plantas irão ressentir assim tanto essa descida? É como já disse uma pergunta interessante, e que me faz agora pensar que deveria ter estado com mais atenção nas Aulas de Biologia e Química.

Espero que surjam mais opiniões sobre este assunto, ao qual vou estar desde já atento! O saber não ocupa lugar, e fica sempre bem.

 

Parabéns pelo tópico, e pela questão colocada.

 

 

Venham de lá mais opiniões.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É essa a ideia.

Tentar estabilizar os níveis com o intuito de minimizar desperdícios.

 

Como referes, durante a noite não há produção de oxigénio pelas plantas e, sim, não haveria uma quebra nos níveis de oxigénio se os peixes não o absorvessem. Além do mais que esta estabilidade prentendida tenderia também a uma estabilidade maior no Ph com menores diferenças de flutuação o que era também benéfico.

 

Fiz um teste com o reactor de CO2 utilizando ar o oxigénido é dissolvido na íntegra pois não chega nem uma única bolha á superfície.

A frequência utilizada de injecção de oxigénio foram de duas bolhas por segundo.

 

Será que resulta?

Editado por LuisGarces
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para que não hajam dúvidas, oxigénio mesmo, ( O2 ), ou ar comprimido? Assim como eu, mais Membros devem ter essa dúvida, e se calhar ainda não deram por ela.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Refiro-me à utilização de ar comprimido filtrado mas porventura poderia ser com recurso a botijas de oxigénio das que se usam p.ex. para mergulho para os locais mais poluídos. Ponho algumas reservas à eventual utilização de oxigénio puro (O2) não só por razões de segurança como também pelo facto de na natureza o ar respirável não ser constituído unicamente por oxigénio puro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.