Pequenas grandes dicas


Francisco Mendes

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

estava para aqui a montar o meu nano, e devo admitir que me aventurei em algo que não correu nada bem... E lembrei-me do seguinte:

 

"Olha, isto foi estúpido, devia avisar no forum. Mas nem estou bem a ver em que tópico o fazer...". Como tal, ei-lo!!

 

Com este tópico, espero que coloquem as vossas dicas conselhos, experiências, que sabem que faz a diferença, mas não estão organizadas por aqui. Frequentemente, faço um apanhado de tudo o que foi dito, e organizo.

 

Agradeço que sejam sucintos e directos, para facilitar o trabalho de quem organiza e de quem consulta ;)

 

 

Dicas:

 

Montagem:

 

 

:tongue: Não usar aquecedores de fio. Aquecem demasiado a água (33º num caso em especifico);

 

:arrow: Se usarem o aquecedor supra cima referido, prendam-no mesmo com ventosas, ou correm o risco de ele flutuar, e soltar as plantas;

 

:arrow: Não usem um filtro demasiado forte. Até o mais fraco dos Eheim Liberty é demasiado forte para 15 L. por exemplo.

Editado por Francisco Mendes

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conhecem aqueles fios aquecedores, colocados no fundo do aquário, por de baixo do substrato? Não o usem em nano, aquece demasiado e sem controle!! Estou de momento com 14 litros de caldo verde de eleocharis a 33º...

 

Se usarem por qualquer outra razão, arranjem mesmo umas ventosas para o prender no fundo. Ele nas zonas com menos peso começa a flutuar, e solta qualquer planta que esteja no caminho.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Francisco...parabens.

 

Acho muito bem a partilha de «azares»

 

Aliás, penso que era bom para todos, alem de ter topicos 5 star do que fazer, podia/devia existir um do que «nunca, nunca fazer» onde cada um exponha as suas (más) experiencias.

 

bom...agora eu. Nanos sem filtros...não dá. Nem que seja uma bomba de ar, mas tem sempre que ter filtro, algo que movimente a agua e promova as trocas gasosas e tudo mais.

 

Um Abraço

 

Bruno Guerra

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Nanos sem filtros é muito dificil, subscrevo!

Nem com 2 TPAs por semana... Morreram-me camarões que nem tordos. Os de cascata serão sempre os melhores por ocuparem menos espaço. Na potência mínima, de preferência.

 

Eu, no meu caso, devia controlar melhor os parâmetros mas o dinheiro não abunda e não tenho, para já, testes de kH, de GH e os de amónia e pH já devem ter passado da validade!

 

É tudo muito mais sensível:

:excl: Não deixar restos de comida

:excl: Não deixar cadáveres

:excl: Tentar tirar o máximo de detritos nas TPAs, o que é difícil porque se prendem pedras à mangueira. omg

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Da minha experiência até agora no meu de 15lt:

 

- Usem algo para tapar o aquário, um nano que evapora, deixa muito menos água e a quantidade de sólidos dissolvidos sobe muito se não for controlado.

 

- observem sempre que puderem a temperatura e ajustem o aquecedor sempre que necessário, pois com água a evaporar, a massa de água torna-se menos e o termómetro faz a temperatura subir.

 

- Ao sifonar a água, usem um tubo de ar de 4-6mm, leva tempo, doi no braço mas assim há muito mais controle.

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Boas pessoal

 

Acho que não e bem aqui mas não sabia onde perguntar pois sou novo aqui.

Tenho um aquário de 30litros e tive a ler sobre fazer os "TAP'S" mas não sei o que isso é. A pergunta é, o que é isso e como fazer no meu aquário?

 

Desde já muito obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA é a troca parcial da água deve ser feita pelo menos semanalmente, no teu aquário deves retirar entre 15 a 30% da água (se não me engano) e depois repor com água nova previamente aquecida com o termostato do aquário (pois quando mudas a água tens de o desligar para não fica fora de água e assim aproveitas) se for de água fria não precisas de aquecer. Se pesquisar aqui na barra de pesquisa do forum por tpa encontras muita informação!

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.