Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal,

Tenho uma dúvida existencial....tenho um filtro FLUVAL 105 que vinha com ceramicas para filtração biológica e carvão num saco para por no fundo do filtro. Entretanto comprei Turfa para baixar o pH e foi um sucesso....mas li na internet que o carvão tira o efeito da Turfa! Na realidade a Turfa esta num compartimento médio e o carvão no final.....espero não ter feito porcaria! O meu aqua é de 110L, já agora acham que este filtro é suficiente ou preciso de uma bomba de circulação de água???

Abraço a todos,

Jorge Martinho

Jorge Martinho

Publicado:

bom dia

o carvão é usado para "limpar" a agua (torna a agua mais transparente e retira o excesso de nutrientes).

caso tenhas um aquario plantado, precisas de nutrientes para o crescimento das plantas.

No filtro ou no site da Marca do filtro, vêm escrito (de certeza absoluta) isto:

- o carvão activo deve ser usado durante um mês. Depois retirar o carvão activo e substituir por carvão activo novo (não reutilizar).

Assim sendo, manda o carvão fora.

A maneira correcta de montar as materias filtrantes é:

filtragem mecanica

em baixo - ceramicas/cilindros ocos (serve para partir as impurezas grandes em impurezas pequenas)

depois - esponja azul (na marca eheim) - serve para reter as impurezas pequenas

filtragem biologica

depois - BioBalls - serve para "nitrificar" a agua

no fim - espoja de lã - serve para reter as pequenas impurezas libertadas pelas bioballs.

Em relação à ultima questão, nunca achei adquado as bombas de circulação...pois não filtram nada.

É mais importante a quantidade e qualidade das materias filtrantes do que os litros por hora.

boa aquariofilia

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Viva pessoal.

Tenho um sistema de tratamento de agua, onde a trato para os parametros que me intressam.

O sistema contem>

Carvao Activo

Turfa

Filtro interno (sistema venturi)

e pode ser que o carvao remova alguns minerais intressantes que a turva coloca, mas oque tambem e verdade e que o PH desce de 7 para 6 / 5.8 em 48 horas, para ciclideos esta optimo.

Deixo o carvao pois toda a agua que uso passa pelo sistema e acredito que ajude a remover alguns quimicos nocivos da agua canalizada.

Cumprts

Jdias

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!