Ajuda [parametros]


Recommended Posts

Boas,

 

então é assim montei à coisa de um dia um aquario biotopo tanganica sendo que deveria ter valores de kh entre 11 e 17 e valores gh entre 16 e 19.

O problema é obtenho valores de gh de 7 e valor de kh de 8, mesmo tendo areiam marinha tropical como substrato e diversas pedras calcaricas para decoração.

 

 

Cumps,

agradeço desde já qualquer ajuda

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De que forma estás a pensar ciclar esse aquário? Já com peixes?

Se afirmativo terás já que te preocupar já de início com todos os parâmetros e ter em atenção que a dureza da água tanto em GH como KH influenciam directamente o PH subindo-o. Durante o ciclo existem sempre instabilidades que nem sempre é fácil de lidar principalemente para quem não possui muita experiência. Neste caso são os peixes que sofrem.

Não sei que experiência tens na montagem de aquários mas alerto-te para o facto de poderes ver parâmtros em diversas unidades de medida distintas que te podem induzir em erro i.e. terás de ver se está em graus, em ppm, etc. e que tipo de escala se refere.

 

Eu normalmente ciclo os meus aquários sem peixes pela adição gradual e diária de amónia (comprada na farmácia) e de Cycle da NUTRAFIN que possui como grande vantagem poupar os peixes a sofrimento e só no final do ciclo (aprox. 45 dias) é que me preocupo mais em pormenor com os parâmetros. Depois de tudo certo e já ciclado é que insiro os primeiros peixes.

 

Independentemente do que irás optar por fazer, a forma mais prática de subir esses parâmetros será pela adição de sal mineral p.ex. da SERA que custa cerca de 25 Euros. Este sal serve para endurecer a água.

 

Obs.: as marcas indicadas são meramente exemplificativas, existinto outras marcas com produtos com a mesma finalidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

não sei porque te referes à minha experiência enquanto aquariofilista e se permito ou não que os meus peixes sofram, quando a questão era apenas sobre a dureza, mas respondendo por partes:

 

-não tenho peixes e farei o ciclo da mesma maneira que sempre o fiz, deixando a aquario 4/5 semanas a funcionar em pleno sem peixes. E não adiciono nada desses productos à base de amónia e os de bactérias nitrificantes, sei que funciona mas acho que é dispensável, já basta todas as outras coisas que são indispensáveis e que no fim de contas não ficam nada baratas. E digo-te mais, sempre funcionou para mim este método, mesmo quando me iniciei à uns anos nunca tive muitas baixas após um ciclo, apenas tenho a lamentar a morte após um ciclo de um betta (num aqua de 54l) e de um red cherry fêmea noutra montagem.

 

-quanto à dureza, sei que o gh e o kh podem influenciar o ph subindo-o, porém é essencial que suba estes dois valores para a manutenção de peixes do lago tanganyika. Actualmente uso o Tanganyika Buffer da Seachem que para além de me subir a dureza, tembém estabiliza o ph entre 9-9,4. Ainda irei adquirir o Cichlid Lake Salt da Seachem e o cichlid Trace para uma ainda melhor optimização do conteudo mineral da água do aquario.

O meu primeiro post foi editado, pois o meu topico foi caindo no esquecimento e eu quase o apaguei todo à medida que ia dissipando algumas das duvidas apresentadas (tenho a agradecer aos colegas da aquahobby que prontamente me ajudaram), mas a grande duvida (já esclarecida) era porque é que o gh e o kh não subiam naturalmente, tendo areia marinha e pedras calcaricas no aquario e não em como subi-los apenas. ( Vou restaurar o primeiro post para não haver confusões)

 

 

Ps: nos testes do gh e kh uso a escala alemã, a mais usual, se o meu problema fosse esse...

 

Agradeço todavia a tua resposta, eu compreendo e saúdo a tua preocupação quanto ao bem estar dos peixes (que repito ainda não tenho)

Cumps

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito já agora para informar uma coisa que descobri e que me também me aconteceu:

Niveis elevados de fosfatos na água podem provocar a precipitação de alguns minerais e provocar a consequente descida gradual do nível de gh, também conhecido por dureza mineral.

 

Deixo-vos com este pequeno à parte

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou recém chegado a este fórum e ainda não conhecço os membros.

 

Logicamente que se alguém coloca uma dúvida, mesmo que qualquer outro membro queira contribuir é sempre difícil ser objectivo quando não se conhece o interlocutor, daí o facto de ter afirmado de não saber qual a tua experiência.

Poderei cair até no ridículo de estar a dar sugestões a quem sabe do assunto melhor do que eu.

 

Por esse motivo, como tinhas manifestado um problema, optei por te dar uma achega da minha experiência pessoal (que de outra não poderia falar) na esperança de eventualmente te poder ajudar já que outros até à data não o tinham feito.

 

Julgo que este é que é o espírito deste e de outros fórums.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por esse motivo, como tinhas manifestado um problema, optei por te dar uma achega da minha experiência pessoal (que de outra não poderia falar) na esperança de eventualmente te poder ajudar já que outros até à data não o tinham feito.

 

Julgo que este é que é o espírito deste e de outros fórums.

 

Boas,

eu apenas interpretei, possivelmente mal, que a minha experiência (que não era chamada ao barulho) estava a ser posta em causa quando me começa a explicar o ciclo do azoto, e como fazer a ciclagem, quando o assunto era exclusivamente sobre a dureza total e a dureza carbonatada da água. Mas repito, eu percebo e agradeço a preocupação.

 

E também agradeço tentar ajudar-me, agora já estou esclarecido, mas teria sabido bem na altura que alguem tivesse dado alguma sugestão, tal como agora o fez.

E sim é esse o espirito.

 

Obrigado e boa sorte

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.