Restarting!!!!


joao_martins

Recommended Posts

Boas a todos,

 

tenho andado um pouco desaparecido, e o problema é que o meu aqua reflecte bem esse desaparecimento. Bom, mas agora quero recomeçar... no sentido literal da palavra começar tudo de novo MESMO!

 

E é para isto que venho pedir a vossa ajuda pois tenho algumas duvidas. Principalmente no que ao substrato diz respeito.

 

O meu aqua tem 1,20m ~ 240l, 4 x 54W e tenho na filtragem um eheim 2028.

 

como substrato usei da ultima vez JBL Aquabasis, Akadama e areão (este ultimo apenas numa zona do aqua que não tem akadama), e aqui surge a minha grande duvida... para este recomeço posso aproveitar este substrato? ou dado que já está no aquario há 2 anos deve ser totalmente renovado pois ja terá passado a "validade"?

 

O aquario está a funcionar só o que em tempos até começou a parecer-se com um plantado é neste momento um deserto, com algumas algas a espera de serem aniquiladas... mas dado que o aqua está no hall de entrada desta vez é mesmo para se tornar algo agradável à vista e uma casa onde os meus peixes gostem de viver... neste momento eles olham para mim e vejo na cara deles que se pudessem.................. :)

 

 

Para já deixo só esta duvida, depois de me responderem logo coloco as outras... para já vou estruturá-las senão sai confusão! :)

 

Obrigado desde já pessoal,

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e desde já boa sorte para este projecto.

 

Um aquário que fica numa zona comum da casa precisa de uma boa planificação.

 

Assim sendo acho que antes de deitares mãos à obra deves saber bem o que pretendes e o que tens,

 

Saber o pH para depois poderes saber o que fazer e escolher em termos de fauna.

 

Vais desejar só algumas plantas ou algo mais elaborado (plantado)? Tens iluminação para plantado.

 

Substrato fértil com dois anos eu trocava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua resposta Hugo,

 

apesar do aqua estar numa zona comum da casa, é um hall praticamente sem luz natural, e aliás utilizamos muitas vezes a luz do aqua para circular pelo hall.

 

De facto a iluminação que possuo é suficiente para arrancar com um plantado mas isso foi a minha tentativa anterior e eu o CO2 e as algas ainda nao nos tratamos por tu. por isso desta vez, vou querer colocar algumas plantas sim, mas nada muito exigente que corra o risco de falhar novamente. quero ir com bastante calma desta vez e ir fazendo "upgrades" a pouco e pouco.

 

Por isso o que quero desta vez é ter um aquario equilibrado, com muito bom aspecto. o cartão de visita cá de casa vá! :)

 

quanto ao substrato trocavas porquê? vai perdendo qualidades é? e trocavas só o aquabasis ou a akadama tb?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trocava exactamente por isso, perde os nutrientes, nenhum substrato fértil é eterno.

 

Cuidado com essa luz implica fertilizações, co2 caso contrário vai haver algas com fartura.

 

Quanto ao substrato depende sempre do teu gosto e da tua carteira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Hugo,

 

ok assim sendo vou sacar fora o substrato que tenho e comprar um saco de aquabasis e akadama.

 

Agora explica-me a tua afirmação: "Cuidado com essa luz implica fertilizações, co2 caso contrário vai haver algas com fartura."

 

é um facto que cheguei a ter o aquario repleto de algas nao se via absolutamente nada lá para dentro pois estava cheio de algas cabeludas. Mas nunca percebi o porquê dado que tinha luz 6 horas por dia, receita de CO2 caseira a bombar como mandam os gurus aqui do forum :) e as TPA's também eram regulares... é por isso que digo que eu e o plantado ainda não nos tratamos por tu :)

 

como tal desta vez vou step by step.

 

tendo em conta o que quero fazer, o que me recomendas? em termos de iluminação (quantas horas, relembro que tenho 4 x 54W T5), CO2 (sim ou não, diz que nao please :( ), fertilizantes (sim ou não?), produtos para a agua (tipo Tetra Aqua Safe, Tetra Easy Balance)?

 

:) me!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar explicar o que penso.

 

O teu aquário tem 240 litros brutos segundo penso, logo isto deve andar pelos 220 -/+ com 4x54w = 216w, logo tens um rácio de 0,98w/l o que se pode afirmar teres muita iluminação.

 

Como a iluminação está directamente relacionada com co2 e com fertilizações temos muita iluminação = introdução de co2 e + fertilização, isto pq as plantas com forte iluminação querem se desenvolver mais depressa e precisam dos outros elementos, não os tendo vão se ressentir e quem vai aproveitar a iluminação são as algas.

 

 

com menos iluminação podemos ter ou não co2 e menos fertilização.

 

 

Não sei como é a calha mas se poderes só ligar 2 lâmpadas seria bom pois permitia-te testar isso.

 

Sobre o que te aconteceu, fertilizavas? efectuavas testes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E explicaste muito bem! :)

 

sim, a calha permite-me ligar apenas 2 lâmpadas de cada vez. aliás actualmente tenho apenas 6 horas de luz, onde 3 horas tenho apenas 2 lâmpadas e as outras 3 as 4 lâmpadas.

mas é isso mm que vou testar, reduzir para 2 lâmpadas, caso verifique que as plantas nao estão a reagir ou não estão a crescer vou aumentando. Não queria mesmo para já complicar com CO2.

 

quanto a fertilização uso apenas o Tetra Planta Min. O que te parece? aconselhas outro?

 

mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim do nada é difícil aconselhar seja o que for.

 

Primeiro pq depende do tipo de plantas que irás ter, depois da carteira de cada um.

 

Esse fertilizante penso que seja só de micros nutrientes, dependendo das plantas precisas de macro nutrientes, é certo que tendo substrato fértil elas já os vão ter à disposição mas irá depender sempre das plantas e da evolução do aquário.

 

A iluminação de forma geral deve estar ligada 8h.

 

Se me permites um conselho, vê primeiro o setup com fauna e flora escolhida, depois os substratos (fértil e normal) e depois podes escolher os fertilizantes que quiseres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem assim sendo vou seguir esse teu conselho, vou fazer "um estudo" sobre a fauna e a flora que vou colocar, fazer um desenho do hardscape e depois se me permites conto com a tua opinião!

 

obrigado pela ajuda.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cá estou eu novamente...

 

:)

 

tenho andado a ler muito e a pesquisar muito e de facto ja percebi que houve muita coisa que não fiz razões pelas quais o meu plantado é hoje um deserto! :(

 

enfim, mas os erros servem pra isto mesmo pra gastar dinheiro.... lol nada disso... para aprender! :)

 

bom como prometido escolhi o layout e as plantas que lá vou por. e deixei-me de inventar e procurei encontrar um layout que me agradasse e cópia-lo. para já vai ser assim, não gosto muito de copiar as ideias dos outros mas.... desta vez não quero mesmo falhar com nada.

 

bom e então escolhi este layout que é apresentado no site da tropica:

The living Room Aquarium - Tropica

 

não estou a pensar colocar discus para já, aliás foquemos-nos agora nas plantas.

 

se virmos o print layout deste aqua onde aparece toda a ficha técnica bem como a lista de plantas, eles falam em CO2 (25mg/L), ora para já tenho uma duvida:

- como é que podemos controlar as mg/l que estamos injectar? é através daqueles manómetros baratinhos :medieval_mace: que normalmente acompanham as garrafas que se vêem aqui nas fotos da malta do fórum?

 

e depois a minha questão principal e para a qual peço a vossa ajuda, o CO2 é necessário neste layout pq? por alguma planta em especial? caso retire alguma dessas plantas sugeridas nesta ficha técnica e que exigem CO2, poderei deixá-lo de parte para já?

 

caso achem que não será mesmo possível eliminar o CO2 neste layout, acho que vou optar por este:

A Fancy Aquarium - Here and Now

 

não tão bonito mas... investir num sistema de CO2 neste momento não me parece viável. Tenho estado a ver também a possibilidade de montar o sistema de CO2 com as botijas do paintball, que aparentemente ficaria mais barato... qual é a vossa opinião?

 

 

O meu aqua é de 200 - 220 litros úteis, com uma garrafa de CO2 de 500gr + electro-valvula, para quanto tempo duraria?

 

um forte abraço

 

desculpem o tamanho do texto, mas nestes últimos dias li mesmo muita coisa então vomitei agora tudo de uma vez... Sorry!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Para saber a quantidade CO2 existe uma tabela em que analisas o pH em conjunto com a dureza da água..

 

tabela_co2.gif

se pesquisares na net encontras mais..

 

- Não precisas gasta montes de dinheiro, apesar de ser o melhor, mas podes pesquisar sobre o CO2 caseiro.. :medieval_mace: (fácil e barato)

- A duração duma garrafa e relativo a quantidade diária consumida..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rui,

 

obrigado pela tabela, de facto assim fica fácil controlar a quantidade de CO2 que estamos a inserir. No entanto cansei um bocado de fazer CO2 caseiro, é verdade que é mais barato (bastante +) mas uma vez funciona outras vezes não, umas vezes dá para um mês outras para duas semanas, e não é tão fácil de controlar a quantidade injectada como num sistema com válvulas de agulha e solenoide.

 

Bom mas para esta configuração que me proponho a montar achas que não vou precisar de CO2 certo? E a opinião do resto da malta é a mesma?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A segunda montagem que referes, não é referido pela Tropica a necessidade de colocação de CO2, pelo que a poupar o guito, poderás optar por aí.

Também me encontro a montar um aqua e vou optar por plantas de exigencias reduzidas para ir aprendendo.

 

Também me guio por esses exemplos deles, mas tenho estado igualmente a ver outras plantas que sejam também bonitas e que posso substituir por aquelas que gosto menos da proposta deles.

 

Faz esse exercício e pode ser que encontres outro tipo de plantas que gostes mais e que tenham as mesmas exigências minimas. Só faltará mesmo é a loja que as venda.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta,

o restart está feito.... resultado final muito positivo logo que possa coloco fotos.

 

Decidi nao retirar todo o substrato que tinha, e dado que tinha o aquario com metado de akadama+aquabasis e a outra metade com areão de rio, decidi eliminar de vez o areão de rio. Neste momento tenho metade com akadama+aquabasis e a outra e nova metade com substrato da ADA "Africana" +aquabasis.

 

um trono bem fixe que consegui arranjar e plantinhas novas.

 

para já só consegui arranjar:

- Pogostemon Helferi

- Rotala Rotundifolia

- Eleocharis acicularis

- Limnophila sessiliflora

e uma anubia que veio da montagem anterior....

 

enfim agora é por mãos e testes à obra! Ja comecei a fertilizar e desta vez optei pelos produtos ELOS.... optei pela linha menos expert que eles têm:

- Planta 1

- Planta 2

 

Eles dizem que estes dois cobrem todas a necessidades das plantas, no entanto eu não vejo na composição a adição de fosfatos. por isso peço a vossa opinião sobre estes produtos! o que acham? parece-vos bem?

 

ou será melhor apostar na linha "expert" que eles têm:

- Fase 1

- Fase 2

- K40

 

Aguardo as vossas sábias opiniões!

aparentemente as plantinhas gostam da nova casa, estão a respirar que é uma maravilha... estão cheias de bolhinhas!!!! que bonito... mas no inicio é sempre assim não é? bigsmile

 

abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carissimos,

enquanto esperava pela vossa opinião ao post anterior nao resisti e fui fazer os testes ao meu aqua.

 

bom e nao fiquei muito contente... as luzes ja estão apagadas desde as 21:00, e fiz a fertilização com Planta 1 e 2 por volta das 19:00. Ao fazer os testes as 23:00 os resultados foram:

 

- PO4 = 0

- NO3 = 20

- NO2 = 0,05

- PH = 6,8

 

todos os testes são da JBL, e relativamente recentes o de fosfatos foi comprado hoje.

 

Não seria normal apresentar algum valor de fosfato? eu respeitei as dosagens referidas na embalagem, será que devo reforçar até que seja acusado valor de fosfato no teste?

O valor de NO2 é diferente de 0 tendo em conta que fiz replantação e remexi um pouco o substrato que já existia no aquário o que poderá ter levantado alguma porcaria.

 

Se me puderem dar tb a vossa opinião relativamente a estes valores.... muito agradecido!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.