ajuda urgente


Recommended Posts

bom dia amigos

ontem comprei os testes que havia na loja.nao sei se ha mais alguns mas os resultados foram:

 

ph - 7.2

 

amonia - 0.6

 

nitritos - 0.1

 

nitratos - 10

 

o que acham destes valores? o ph mantem-se estavel desde o inicio.tem sido sempre este.

quanto as fotos so amanha é que consigo.

 

 

Quando é que fizes-te uma TPA?

Atenção à amónia se continuar a subir, tens de fazer uma TPA.

 

Quanta amónia é demais?

Num aquário estabelecido, a amónia não deve ser detectada usando os test kits comuns, disponíveis nas lojas. A presença de níveis detectáveis indica que o iltro biológico não está a trabalhar em condições, ou porque o aquário ainda não estabilizou completamente, ou porque o filtro não está a funcionar de forma adequada (e.g. demasiado pequeno para a carga de peixes, entupido, etc.) É imperativo que trate do problema (o filtro) conjuntamente com os sintomas (altos níveis de amónia).

A concentração letal para os peixes varia entre espécies; algumas são mais tolerantes do que outras. Além disso, outros factores, tais como a temperatura da água e a química têm um papel importante. Por exemplo, a amónia (NH3) muda continuamente para amoníaco (NH4+) e vice-versa, com as concentrações relativas de cada um dependendo da temperatura da água e do pH. A amónia é extremamente tóxica: o amoníaco é relativamente inofensivo. A altas temperaturas e pH, há mais azoto na forma de amónia do que com um baixo pH.

 

Os test kits comuns medem a amónia total (amónia + amoníaco) sem distinguir entre as duas formas. O quadro seguinte dá-nos a quantidade máxima de amónia-N em mg/L (ppm) que pode ser considerada segura a uma dada temperatura e pH. De novo, note que um aquário com um filtro biológico estabelecido não terá amónia detectável; este quadro é apenas para fins de emergência. Se os seus níveis se aproximam ou excedem os níveis mostrados, tome medidas de emergência IMEDIATAMENTE

 

 

Temperatura da água

pH 20C(68F) 25C(77F)

________________________________

6.5 15.4 11.1

7.0 5.0 3.6

7.5 1.6 1.2

8.0 0.5 0.4

8.5 0.2 0.1

 

 

 

in: http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cyc...ow-much-ammonia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas desculpar nada, estamos aqui todos para trocar experiências tentando obter os melhores resultados.

Na minha experiência de +- 18 anos em aquariofilia estas indicações que dei têm-me mantido com aquários estáveis e saudáveis.

Cumps

 

Bom, a aquariofilia é isto mesmo, cada um adapta as técnicas utilizadas ao que melhor lhe parece e ao que lhe proporciona os melhores resultados. Se todos fizessemos o mesmo isto não tinha graça nenhuma :(

 

Agora tenho de realçar a importância das TPA's durante o ciclo do azoto, ainda para mais num aquário já povoado como é o caso, ainda que atrase a maturação do aquário. Pelo menos na minha opinião é mais importante manter os peixes vivos do que ter pressa em concluir o ciclo. Claro que tudo isto depende da resistência das espécies, etc, etc. CBR1100 convém medires a amónia pelo menos uma vez por dia. É muito rápida a subir para valores altamente tóxicos. As TPA's são a forma de ires baixando esses valores. Com o tempo a amónia e posteriormente os nitritos acabam por ficar a zeros e as TPA's só te vão servir fundamentalmente para controlar os nitratos... Digo fundamentalmente porque as TPA's controlam outros "poluentes" que não detectamos com testes, e controla também níveis de nutrientes existentes na coluna de água.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.