ajuda urgente


Recommended Posts

caros amigos preciso da vossa ajuda afim de resolver um problema.tenho um aquario de 1.13 x 0.40 x0.50 mts desde junho e ate agora tudo corria bem. nesta ultima semana começaram a morrer alguns peixes em especial os neons.o ph da agua esta normal e tenho feito os tpas quinzenalmente. acoontece que agora comei a notar que as pedras e o areao estao a ficar com uma tonalidade que parece ferrugem. alguem sabe o que sera e como resolver o problema? agradecia que me respondessem o mais breve possivel pois nao tenho mais ninguem a quem recorrer e nao tenho ideia do que fazer.

um abraço e desde ja obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em princípio, o que vês não é ferrugem mas sim algas castanhas ou cianobactérias. Ao pesquisares por imagens na net deves encontrar algum problema semelhante ao teu. De todas as formas não é caso para provocar morte aos peixes. Também recomendo fazeres um teste de amónia, nitritos e nitratos. Deves ter sofrido um pico de amónia por algum motivo. Lavaste o filtro recentemente?

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o filtro foi lavado a 3 semanas. éum filtro interno eiheim de 1200lts e substitui partes das esponjas por carvao e umas peças que nao sei o nome que sao uns cilindros. Se forem realmente essas algas o que posso fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu partilho da opinião do Vang em como provavelmente se tratam de algas castanhas.

Vang - A proposito as algas castanhas não são formadas por organismos unicelulares chamados de diatomaceas, em vez de cianobacterias, ou é a mesma coisa???

 

Essa camada pode ser despoletada pela silica em excesso se bem me lembro, entre outras coisas como o aquario ser recem montado mas não parece ser o caso acho eu. E Não acho que tenha relação com a morte dos peixes.

 

Fica dificil ajudar-te com a morte dos teus peixes pois não temos muitos dados, só podemos especular....

 

Cumps,

espero ter ajudado

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

simao como posso tratar essas algas

 

 

Bem esse problema foi uma constante nos primeiros aquarios que tive e pra mim a melhor solução foi....

.....o belo do OTTOCINCLUS :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':lol:' />

 

soluções pra esse problema só conheco tambem a remoção manual ou uns caracois do genero Neritina

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem esse problema foi uma constante nos primeiros aquarios que tive e pra mim a melhor solução foi....

.....o belo do OTTOCINCLUS :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':lol:' />

 

soluções pra esse problema só conheco tambem a remoção manual ou uns caracois do genero Neritina

 

Cumps

tenho um caracol amarelo e um plecostomo mas vou ver se compro esses tambem sera que dois chegam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Simaox7 - Nunca tive nenhum tipo de algas que estamos a falar mas, segundo sei, as algas castanhas são compostas de organismos multicelulares e as cianobactérias são organismos unicelulares. São diferentes.

 

CBR1100 - Em aquário, que eu saiba as algas castanhas aparecem devido a excesso de fosfatos (neste caso é mais um teste que deves fazer também) aliados a iluminação fraca e falta de plantas. As cianobactérias são mais difíceis de erradicar ou controlar. São necessários "apagões" de alguns dias e utilização de antibióticos aliados à paciência de se ir aspirando minuciosamente o fundo para retirar manualmente o máximo possível. Eu recomendo-te em primeiro lugar identificares que algas tens, depois limpar o melhor possível o aquário (aspirações e remoções manuais), colocar plantas naturais de crescimento rápido, fazer um "upgrade" à iluminação, colocar CO2 (se ainda não tiveres, nem que seja mistura caseira), medires nitratos e fosfatos e manteres a relação precisa de 10 ppm de NO3 para 1 ppm de PO4.

 

Relativamente à morte dos peixes, a amónia é com certeza a causa. O filtro deve ser lavado só quando realmente se justifica e sempre com água retirada do aquário (nunca da torneira). As matérias filtrantes devem ser substituídas ocasionalmente e poucas de cada vez (por exemplo hoje substituo uma esponja e daqui a dois meses substituo outra) e, na minha opinião, só se substitui se realmente não houver forma de lavar. Enquanto tiveres amónia e nitritos superiores a zero, a única solução para controlares é fazeres TPA's até que o aquário estabilize o ciclo.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Simaox7 - Nunca tive nenhum tipo de algas que estamos a falar mas, segundo sei, as algas castanhas são compostas de organismos multicelulares e as cianobactérias são organismos unicelulares. São diferentes.

 

CBR1100 - Em aquário, que eu saiba as algas castanhas aparecem devido a excesso de fosfatos (neste caso é mais um teste que deves fazer também) aliados a iluminação fraca e falta de plantas. As cianobactérias são mais difíceis de erradicar ou controlar. São necessários "apagões" de alguns dias e utilização de antibióticos aliados à paciência de se ir aspirando minuciosamente o fundo para retirar manualmente o máximo possível. Eu recomendo-te em primeiro lugar identificares que algas tens, depois limpar o melhor possível o aquário (aspirações e remoções manuais), colocar plantas naturais de crescimento rápido, fazer um "upgrade" à iluminação, colocar CO2 (se ainda não tiveres, nem que seja mistura caseira), medires nitratos e fosfatos e manteres a relação precisa de 10 ppm de NO3 para 1 ppm de PO4.

 

ok desculpa, eu apenas tinha percebido que te referias às cianobacterias e às algas castanhas como sendo a mesma coisa.

da pesquisa que fiz na altura que tive algas castanhas (formadas por diatomaceas, organismos unicelulares) descobri que eram desencadeadas por iluminação fraca e excesso de nutrientes tal como dizes, mas e em particular a silica parece ser um forte factor desecadeante (mas não o unico claro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, apagão é deixar as luzes apagadas e cobrir o aquário com um cobertor ou qualquer coisa que não deixe passar luz nenhuma. Normalmente faz-se isso durante cerca de três dias.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o melhor agora é dar prioridade ao que estiver a afectar os peixes, as algas é o menos

 

se conseguires as fotos pode-se então tirar as duvidas quanto ao tipo de alga, podendo nem ser preciso recorrer ao apagão.

Quando tive algas castanhas no meu antigo tentei uma vez o apagão, mas como sou um gajo impaciente, ao fim de dois dias não vi melhorias entao desisti, isto aparentemente não afectou peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

filtro deve ser lavado só quando realmente se justifica e sempre com água retirada do aquário (nunca da torneira).

 

Eu lavo com água da torneira sem problemas.....

 

As matérias filtrantes devem ser substituídas ocasionalmente e poucas de cada vez (por exemplo hoje substituo uma esponja e daqui a dois meses substituo outra) e, na minha opinião, só se substitui se realmente não houver forma de lavar.

 

Lavo constantemente as matérias, sem problema nenhum....

 

 

Enquanto tiveres amónia e nitritos superiores a zero, a única solução para controlares é fazeres TPA's até que o aquário estabilize o ciclo.

 

Não acho que deva fazer TPA's com tanta frequência assim só vai atrasar mais o ciclo.

 

 

Agora passo a explicar porque lavo o filtro com água da torneira...

 

1º Não tem tanto cloro como em alguma localidades.

2º Ao lavar com água tépida nunca mata as bactérias todas...

3º A água que fica dentro do aquário está ciclada, assim ao lavar o filtro faço TPA.

 

 

Cumps

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora passo a explicar porque lavo o filtro com água da torneira...

 

1º Não tem tanto cloro como em alguma localidades.

2º Ao lavar com água tépida nunca mata as bactérias todas...

3º A água que fica dentro do aquário está ciclada, assim ao lavar o filtro faço TPA.

 

Não percebo a vantagem de lavar com agua da torneira, mesmo que não mate as bacterias todas. O ideal é retirar uma parte de agua do aquario e lavar o filtro nessa agua, desta maneira estas não só a limpar o filtro como tambem a remover da coluna da agua nitratos,depois introduzes agua tratada da torneira. De que outra maneira consegues remover os nitratos só limpando o filtro apenas, sem trocar agua.

 

Não acho que deva fazer TPA's com tanta frequência assim só vai atrasar mais o ciclo.

não concordo, as tpas removem entre outras coisas amonia e nitritos mas destinam-se principalmente a meu ver a remover os nitratos onde as bacterias não tem grande influencia. Se fizer tpas e limpar o filtro com agua tepida sem cloro (do aqua por exemplo) mantens a colonia de bacterias practicamente intacta para que sejam mais eficazes a decompor a amonia e os nitritos, em nitratos como produto final.

 

Resumindo: o filtro é o local onde se encontra a maior concentração de materia organica, a sua limpeza com agua tratada e tepida remove muita dessa materia diminuindo o processo de mineralização pelo qual a materia organica se decompoem em compostos azotados como a amonia, e mantem a colonia de bacterias practicamente intacta. Ou seja tens menos amonia, e uma colonia de bacterias intacta, logo estas vão mais eficazmente decompor a amonia em nitritos e por ultimo em nitratos que são mais facilmente removidos com as tpas

 

São tão importantes as tpas como a limpeza correcta do filtro, e não se deve "discriminar" nenhum dos dois

 

Desculpa lá qualquer coisa, considera isto a minha opinião até porque não sei se o que disse está completamente acertado, mas foi por estes principios que regi a manutenção dos meus antigos e actuais aquarios

Editado por Simaox7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia amigos

ontem comprei os testes que havia na loja.nao sei se ha mais alguns mas os resultados foram:

 

ph - 7.2

 

amonia - 0.6

 

nitritos - 0.1

 

nitratos - 10

 

o que acham destes valores? o ph mantem-se estavel desde o inicio.tem sido sempre este.

quanto as fotos so amanha é que consigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Desculpa lá qualquer coisa, considera isto a minha opinião(...)

 

 

Não precisas desculpar nada, estamos aqui todos para trocar experiências tentando obter os melhores resultados.

Na minha experiência de +- 18 anos em aquariofilia estas indicações que dei têm-me mantido com aquários estáveis e saudáveis.

Cumps

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.