1º Projecto - Point of Origin


João Marujo

Recommended Posts

Bom dia!

 

Antes de mais, quero felicitar-vos pelo excelente fórum!

 

Decidi aventurar-me pela aquariofilia mas não percebo nada do assunto. Tenho lido alguns tópicos pelo forum mas como devem imaginar, as dúvidas são mais que muitas! :P

 

A unica certeza que tenho é que quero ter um aquário de agua quente...

 

Assim sendo, gostaria de me dessem algumas dicas para me poder iniciar...note-se que ainda não adquiri nada para não meter os pés pelas mãos! :)

 

Agradeço desde já a ajuda dispensada.

 

Cumpts

Editado por Domm

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo.

 

Para aquário de água quente, precisas de um aquário + móvel (caso não tenha um), calha de iluminação, termostato, filtro.

 

Quanto maior o aquário mais fácil se torna manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela rápida resposta.

 

O móvel onde o vou colocar, em principio, já tenho.

 

Um aquário com 60x30x40 é bom para começar?

 

Em termos de equipamento, que tipo/modelos devo adquirir? Não quero esbanjar dinheiro mas quero comprar material de qualidade que possa proporcionar bons desempenhos.

 

No que toca a fauna e flora o que me aconselham?

 

Neste momento, resido em Setúbal. Há por esta zona algumas lojas boas ou é melhor ir até à capital?

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu tenho um aqua com as medidas de 60x30x40 e para começar não há melhor na minha opiniao. o meu aqua e um aquatlantis e já trazia tudo termostato, filtro biobox 1, e a iluminação e uma lampada t5 de 15w.

 

Na minha opiniao para começar com essas medidas que tu dizes e o melhor mas isto é só a minha opiniao.

 

Espero ter ajudado.

 

cmps ion.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim esse tamanho não é mau para começar.

 

Termostato de 75 a 100W chega (eu compraria sem dúvida um jaeger).

 

Iluminação depende se queres com plantas e quais as plantas, o mesmo se passa com as plantas, depende da sua escolha a opção da iluminação.

 

Filtro é muito importante, são os rins do aquário como tal deve ser o melhor possível, eu recomendo externo.

 

 

Um conselho, dá uma boa volta para área de aquascaping/galeria e pela área de fotos e vídeos e vê com os teus olhos os aquários lá montados, podes ficar com uma ideia do que pretendes/gostas e será mais fácil ajudar-te.

 

Para ajudar devemos ir de encontra as tuas ideias e não o contrário. Pois um aquário deve ser fiel ao seu dono.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, segui o teu conselho e dei uma vista de olhos nos tópicos e aqueles que mais me agradaram foram:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=147909

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149936

 

Um outro que vi noutra zona do forum e que me agradou bastante foi este:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...5067&st=150

 

Penso que no geral, dá para ter uma ideia do que pretendo para o meu aquário! :)

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem ja estive a pesquisar para o meu aquario. E tens aqui tambem alguns urls de aquario fixes. ;)

 

Aquários

 

Só encontrei um site, de onde pesquisei ;)

 

procura tambem no youtube pode ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, já imprimi o FAQ que está aqui no forúm pois tenho muita coisa que ler antes de passar à fase das aquisições...

 

Umas coisas já são certas: quero ter um tronco no meu aquário e guppys pois foram os primeiros peixes que tive (já lá vão uns 15 anos e gostei bastante)!

 

Assim que tiver mais dúvidas, coloco aqui pois não vou às compras sem o "aval" dos experts! :)

 

Obrigado a todos pela disponibilidade

 

Cumpts

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Lupper: Não sei se foi esta a "faq"... mas fica aqui o link [manual]inicio Na Aquariofilia

 

@Domm qualquer dos aquários que indicaste tem substrato fértil, muita iluminação e co2.

 

Basta pesquisares sobre o que precisas sobre esses temas :) qualquer coisa estamos por cá sempre para ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, eu deduzi que me fosse "atirar" a uma situação que pode ser muita "areia para a minha camioneta"! lol

 

De qualquer forma, pretendo informar-me o suficiente para aprender como funcionam estes aquas mais complexos...

 

Por certo, irei aparecer aqui várias vezes a colocar dúvidas! :D

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A grande vantagem neste mundo aquático é que o transporte de areia vai aumentando conforme a necessidade.... :D

 

Tens ideias pois viste aquário, tens ideia do que queres, basta teres aquário, iluminação e achares o tronco que desejas e mãos à obra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite malta!

 

Hoje ja andei a dar mais uns passos na recolha de informação (leia-se esmiuçar o FAQ e ler vários posts aqui no forum)! :)

 

Dado que pretendo adquirir um aquário com dimnesões 60x30x40, acham que este móvel que tenho aqui em casa aguenta?

 

dsc03785.jpg

 

As dimensões do mesmo são 76x30x60 e é em madeira maciça.

 

Aprveitei o dia para comprar os meus primeiros utensílios...comprar aos poucos não custa tanto! lol

 

dsc03791s.jpg

 

dsc03792b.jpg

 

Em relação à questão que coloquei anteriormente, será que me podem esclarecer?

 

Fico a aguardar os vossos comentários

 

Cumpts

Editado por Domm

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Um amigo aconselhou-me a aquisição de um filtro fluval mas aqui no forum quase "exclusivamente" só leio sobre os eheim. Há muita diferença entre estas marcas?

 

Hoje andei a dar mais uma volta por algumas lojas/grandes superficies em setubal (jumbo e brico marché) e forum montijo (ornimundo) para continuar a apalpar terreno.

 

Encontrei uma que me pareceu +/- boa (como se eu percebesse do assunto:P): um kit da aquapor (aquário 100cm - 102L - com termostato de 200W, filtro de 600L/h e luz de 18W + móvel) por 199€.

 

O que acham?

 

Cumpts

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite!

 

Depois de andar a vasculhar uma serie de sites e de visitar algumas lojas, hoje dei o pontapé de saída do meu 1º projecto!

 

Adquiri um kit da EHEIM - Aquastar 60 plus, no qual está incluído:

 

Aquário: 60x30x30 [cm] com vidro de 4mm de espessura - 54L

Filtro: Eheim 2008 (interno) com caudal de 300L/h

Termostato: JÄGER 50W

Iluminação: 1x15W (T8)

 

De modo a poder começar a dar os primeiros passos, adquiri tb 9Kg de areão preto (2 a 4mm de granulometria), comprei duas Anubias (Angustifolia e Caladifolia) e uma serie de produtos aconselhados pelo vendedor (Sera Nitrivec, Sera Toxivec, Sera Aquaria Clear, Nutrafin - PH adjust e uma embalagem de comida - Tablets)

 

Fico a aguardar os vossos comentários e sugestões para que possa começar o projecto com o pé direito!

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 Litros é um bom aquário para começar, leva água suficiente para se conseguir estabilizar os parâmetros e isso é muito importante para quem começa não ter logo mortes e ficar logo desanimado.

 

Como não tens muita iluminação convêm ires para um aquário Low-Tech, tens uma área ainda a dar os primeiros passos sobre esse assunto aqui no fórum.

 

Qualquer dúvida apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela motivação! :unsure:

 

Sim, a ideia é mesmo ir com calma! Adquiri as plantas para ajudar a ciclar o aqua. Espero que com o Sera Nitrivec, isto comece da melhor maneira.

 

A aquisição de peixes só está programada +/- 1 mês depois de iniciar o ciclo de azoto.

 

Cumpts

 

PS: Entretanto, vou-me entretendo com mais umas leituras e se tiver alguma questão, aviso!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, ainda agora surgiu um novo conceito e já aqui estou para colocar umas dúvidas! :thumbup3:

 

Depois de ler os tópicos relativos aos aquários low-tech, reconheci que é mesmo este tipo que quero montar!

 

No entanto, surgiu-me uma dúvida acerca da filtragem: no tópico "Como montar um plantado low-tech", diz que o filtro deve ter im caudal 10 a 15 vezes o volume do aquário por hora. Ora, tendo em conta que o meu aquário é de 54L brutos e o meu filtro é de 300L/h, estou em claro défice!

 

No entanto, eu comprei tb este fim de semana, uma bomba de ar da Hagen (MAXIMA 805) que tem dupla saída e um débito de 2500x2cc/minuto, com a respectiva válvula anti-retorno e uma pedra difusora de 10cm. Será esta solução, em conjunto com o filtro, capaz de proporcionar uma boa circulação da água, evitando zonas de água estagnada e consequentemente, dispersar os nutrientes de modo uniforme?

 

No que toca a plantas e dado que apenas comprei as duas anubias referidas anteriormente, tenho de pensar em adquirir outras!

 

Cumpts

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os 54 litros são os valores obtidos em bruto.

 

Se tirares, sei lá, 6 ou 7 kilos de areão, mais substrato, decoração (troncos e pedras). Verás que não terás os 54 litros e que o caudal do filtro se aproximará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.