Folhas com buracos


Helder Barbosa

Recommended Posts

Boa tarde,

 

estou com um pequeno problema. Há uns tempos detectei uma carência no meu aquário...as minhas higrophylas polysperma apresentavam problemas nas folhas, sendo que através de algumas pesquisas, conclui que fosse carência de potássio. Adquiri cloreto de potássio e passei a adicionar 25ml (25ppm, segundo a calculadora das dosagens) de potássio diariamente todavia as plantas ainda apresentam alguns buracos nas folhas. O que puderá ser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso é muito K para se adicionar diariamente esses 25 ppm é o valor a que este deve estar e não a quantidade a adicionar diariamente, esses excesso de K deve estar a inibir a absorção de Ca ou Mg, que vai retardar o crescimento da planta e pode levar a uma menor absorção de K.

Para saberes a quantidade de K a fertilizar basta medires o NO3 e PO4 registas o valor e equilibras na proporção 10N:1P:20K depois esperas uns 3 dias e voltas a medir, a diferença entre as duas medições divides por 3 e obtens um valor aproximado da absorção diária de N e P depois basta colocares K. EX se a média diária der 2 ppm de NO3 significante que diariamente tens que colocar 4 ppm de K

 

Espero que percebas o que escrevi qualquer duvida é só perguntares.

 

Também ajudavas se colocasses umas fotos

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso é muito K para se adicionar diariamente esses 25 ppm é o valor a que este deve estar e não a quantidade a adicionar diariamente, esses excesso de K deve estar a inibir a absorção de Ca ou Mg, que vai retardar o crescimento da planta e pode levar a uma menor absorção de K.

Para saberes a quantidade de K a fertilizar basta medires o NO3 e PO4 registas o valor e equilibras na proporção 10N:1P:20K depois esperas uns 3 dias e voltas a medir, a diferença entre as duas medições divides por 3 e obtens um valor aproximado da absorção diária de N e P depois basta colocares K. EX se a média diária der 2 ppm de NO3 significante que diariamente tens que colocar 4 ppm de K

 

Espero que percebas o que escrevi qualquer duvida é só perguntares.

 

Também ajudavas se colocasses umas fotos

 

Cumps

 

Obrigado pela resposta. Sim, entendi...o único problema é que não tenho testes de NO3 e PO4...não há nenhuma quantidade "standard" para a fertilização de K diário? Apenas fertilizo com K...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba não, porque essa quantidade depende da taxa de absorção de cada aqua e não adianta andar a desperdiçar K para dentro do aqua porque o seu excesso inibe a absorção de Ca e Mg.

Os testes de NO3 e PO4 são muito importantes , no meu caso são os que uso mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes de NO3 e PO4 são muito importantes , no meu caso são os que uso mais.

 

o importante é olhar para as plantas e algas se estiverem presentes...e deixas de precisar de testes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais