Apresentação e pedido de ajuda. Aquário 60lts.


Rfab

Recommended Posts

Boa noite a todos.

Se querer ser repetitivo, dou desde já os parabéns por este excelente fórum e espirito de camaradagem que se vive nesta comunidade. :mrgreen:

Registei-me aqui no inicio de Agosto e tenho lido (e aprendido) muito muito muito!

Infelizmente, para um iniciado, ainda há algumas coisas que não são tão claras á primeira vista. Por isso decidi pedir a vossa opinião e ajuda para o meu caso especifico.

 

Como tantos outros, a iniciação nesta arte não foi a ideal. Passo a descrever:

Em Julho decidi ir comprar um aquário para um peixe de água fria que tinha aqui em casa num globo de 6 lts, que entretanto já aprendi que é proibido e muito bem.

Este peixe está connosco há já dois anos e tem sido um fiel companheiro. Normalmente era a minha mulher que tratava dele (o peixe é dela), mas ultimamente confesso que me incomodava sobremaneira ver o peixe num espaço tão pequeno. Então, aproveitando que estava de férias, fui comprar um aquário para o Mohamed (é o nome do peixe).

Tinha inicialmente previsto gastar à volta de 80€ nesta mudança de habitação, mas rapidamente entendi que não ia chegar. :sleep:

O aqua comprado foi um Aquatlantis Aquadream 60 Lts, com filtro mini Biobox 2 (4 cestos de materiais filtrantes - bomba Easyflux 300 lts/h), com termóstato 75w incluído. (Agora sei que o aqua é pequeno para o Mohamed, mas lá para o Natal pode ser que mude de casa de novo...).

O areão é uma espécie de cascalho pequeno bicolor com predominância do preto e com alguns bocados mais claros e de outras cores.

Por agora só tem dois elementos decorativos: uma rocha falsa e umas pedras de vidro que estavam no globo, mas que vou retirar brevemente pois tem um aspecto demasiado artificial.

 

Os habitantes são:

1 x Red Cap Oranda (Mohamed), 4 cm.

1 x Bótia Palhaço (eram 2, mas um morreu no final de uma crise de Ictío) 3 cm.

1 x Pléco Leopardo 4cm.

 

O aquário foi montado em Julho e, infelizmente, só descobri o fórum depois, quando procurava saber mais sobre o Pléco.

De imediato me apercebi que fiz quase tudo mal... mas já era tarde.

 

Quando descobri o forum e depois de ler o manual básico, fui de imediato comprar os testes recomendados.

Pouco tempo depois creio que tive um pico de amónio por o ciclo de azoto ter sido mal feito (só esteve o aquário sem peixes uma semana, conforme me foi recomendado na loja).

Não sei se como consequência disto ou não, um dos Bótias apareceu-me com Ictio, pelo que depois de ler aqui o que era e quais os procedimentos a tomar, fiz o tratamento ao aquário com o Protazin.

Infelizmente o peixe acabou por morrer depois de terminado o tratamento, quando aparentemente já estava bom.

Nesta altura introduzi mais um filtro no aqua pois tinha a água toda esbranquiçada e por ter lido que o Mohamed é um peixe que provoca muito lixo e precisa de muito oxigénio.

O filtro é um Eheim Aquaball 60 (150-480l/h), que não utilizo no máximo da potência e aproveito para "injectar" um pouco de oxigénio extra. :)

Tenho feito TPA's semanais de 10 Lts de água e trato sempre a água com Sera Aquatan e Bio Nitrivec.

 

Este é o registo que comecei a fazer do aqua, depois de ter conhecido este magnifico fórum:

 

10.08.2010 - 17:00h - 27ºC

PH: 7,5

NH3/NH4: 2,0

NO2: 0,0

NO3: 10

TPA: 10lts.

Introdução de filtro extra: Eheim Aquaball 60 com substituição de esponja pequena de cima por Bio Ceramic CR500 da Boyu.

 

12.08.2010 - 27ºC

Bótia com Ictio.

Iniciado tratamento com Protozin.

Aumento temperatura 30ºC.

 

17.08.2010

Fim tratamento. Todos os peixes OK.

 

19.08.2010 - 20:00h - 30ºC

PH: 8,0

NH3/NH4: 2,0

TPA: 10lts.

Limpeza dos filtros com a água retirada do aqua.

Adicionado Sera Toxivec para tentar baixar o NH3/NH4 e eliminar os químicos do tratamento.

Inicio descida de temperatura 1ºC/dia.

 

21.08.2010 - 20:00h - 28ºC

PH: 8,0

NH3/NH4: 1,0

Morte do Bótia mais pequeno.

 

25.08.2010 - 20:00h - 27ºC

PH: 7,5

NH3/NH4: 1,0

NO2: 1,0

NO3: 25,0

TPA: 10Lts.

Limpeza dos filtros com a água retirada do aqua.

 

Agora algumas questões para as quais peço a vossa opinião/ajuda:

 

- O PH é o da áqua da torneira aqui da zona. Os níveis de NH3/NH4 não baixam além de 1,0mg/l, o que é prejudicial a longo prazo, segundo as indicações do teste. Entretanto hoje fiz os testes todos e obtive os resultados acima. Agradeço ajuda para interpretar o que se passa... :(

 

- O Aqua não tem substrato para plantas, no entanto gostava de introduzir alguma planta para ajudar a equilibrar os níveis de amónio. O que aconselham, tendo em conta este facto e os peixes que estão no aquário?

 

Entretanto vou comprar mais um Bótia para fazer companhia ao que agora está sozinho.

Tenho consciência que o aqua é pequeno para alguns dos peixes, no entanto como estou a adorar isto, pretendo adquirir outro maior mais para o final do ano/inicio do próximo, este sim devidamente planeado e pensado com base em tudo o que vou lendo por aqui e com a experiência até lá adquirida.

Para terminar, resta dizer que o Mohamed, que foi o catalisador desta magnifica aventura, parece outro peixe na sua casa nova. Sempre activo e brincalhão com os companheiros (principalmente com o Bótia é um fartote de riso) e sempre curioso com tudo. Basta meter a mão dentro do aquário para fazer os testes e vem logo pedir brincadeira. Não tem vergonha nenhuma! :happy:

O Pléco e o Bótia sobrevivente estão muito bem, pelo que me parece. Dão-se todos bem uns com o outros e estão bem bonitos e activos felizmente.

 

Peço desculpa pelo testamento... :oops: e agradeço desde já toda a vossa experiência.

De futuro espero poder contribuir com alguns conhecimentos também...

 

Abraços

Editado por Rfab
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já testaste a água da tua rede quanto ao NH3/NH4 ?

 

É que esse valor é muito alto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom. Na tua situação, por partes fazia o seguinte (e atenção que é sempre uma opinião apenas): Começava por meter Sal uma colher de chá no aquário de um dia para o outro, isto eliminava o íctio e visto não teres coridoras, só tens de ver se algum desses peixes não tolera teor de sal na água e visto já teres metido medicamento e aumentado a temperatura. Depois fazia tpa's com sinfonagem, de 10 a 15% do volume do aquário, mais ou menos uns 4 dedos da linha de água todos os dias, com água tratada com sera toxivec e um anti stress, durante uma semana para ai. Por último comprava uma Elodea e uma Vallisneria que são plantas de crescimento rápido que durante esse processo vão consumir amónia à bruta, atenção que com esses duas plantas aproveita nas tpa's semanais para podar porque crescem bastante mesmo. E comprava igualmente umas quantas anúbias para meter no aquário, nenhuma destas plantas precisa mais do que pedras de fundo. Por último tentava acertar o ph para o valor neutro de 7.0 ou próximo na água tratada das tpa´s. Ah e segundo os valores do segundo grupo de testes comparativamente ao primeiro concluiria que já está a ser transformada a amonia em nitritos, o que já por si é um bom sinal que urge continuar.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão parece que não baixam dos 1,0.

Terás porventura que ter mais atenção na manutenção.

As TPA's são semanais, certo?

Convém manter até porventura conseguires algum valor mais baixo.

 

Seria conveniente manteres uma regularidade na elaboração dos testes para saberes quando existe a redução e a estagnação dos valores.

 

Pessoalmente não te recomendava a compra de mais um peixe, pelo menos até descobrir o que se está a passar com esses valores.

 

Tens conciência (e isso é bom) que o pleco vai crescer. Considera no final do ano um bom tamanho para o aqua ou então dar o animal.

 

As plantas como já te disseram são sempre um beneficio não só visual como para a saúde do aqua.

 

Para elas necessitarás de iluminação e fertilização.

 

Caso queiras passar para além das plantas que o Fernando indicou recomendo-te que coloques substrato (caso queiras alterar profundamente o aqua) ou coloca então umas bolas junto das raízes, existem de muitas marcas procura na tua loja habitual.

 

Bem vindo ao forum e bem vindo ao vicio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos. Obrigado pelas respostas e ajuda! :thumbup3:

Vou tentar responder a todos:

 

- Hugo: Já testei a água da rede. Dá o valor mínimo. Quase nem chega a ficar amarelo o teste.

 

- Fernando: O Sal tenho que comprar numa loja, certo? Ou pode ser sal de cozinha? Quando dizes "sinfonagem" referes-te a aspirar o areão? Se sim é o que faço em cada TPA. Os 10 Lts que mudo por TPA corresponde mais ou menos aos 4 dedos. O aqua é de 60 lts mas com o areão e a Bio Box e filtro extra estará mais ou menos com 50 / 52 lts.

Para baixar o PH já pensei em experimentar água mineral de PH mais baixo. Testei a água da rede e tem 7.5. Tirando na altura em que tive a água esbranquiçada, em que o PH subiu a 8,0, tem-se mantido estável nos 7,5.

Creio que vou experimentar então as TPA's diárias para ver isto estabiliza. Cada vez que vejo a água do teste NH3/NH4 a ficar verde... :?

Já agora... sem querer abusar, que anti-stress recomendas?

As plantas vou ver estas que recomendas. Muito obrigado pelas dicas. :mrgreen:

 

- João: Sim, as TPA's são semanais, excepto durante o período em que andei a fazer o tratamento para o Ictio, em que "saltei" uma TPA. Normalmente até tento fazer de 6 em 6 dias. Será melhor então reduzir os intervalos? Tipo de 3 em 3? Agora vou experimentar fazer diário durante uma semana, como recomendado pelo Fernando, a ver se estabiliza...

Em relação aos testes, parece-te melhor fazer com que intervalo? E todos ou apenas os de PH e NH3/NH4?

Em relação aos peixes, agora não vou comprar mais nenhum enquanto isto não estabilizar. Depois gostaria apenas de mais um Bótia (para fazer companhia ao outro e eventualmente outro Oranda Red Cap (para fazer companhia ao Mohamed) e um limpa fundos para ajudar à "manutenção". Tenho consciência que o Pléco e os Orandas vão crescer e não podem estar neste aquário por tempo indefinido. Neste aqua não queria estar a mexer muito, até porque não tenho onde por os peixes para fazer uma remodelação a fundo, com substrato e plantado. Tenho que tentar meter as plantas recorrendo aos métodos possíveis.

Como estou a adorar este novo "vicio", pondero comprar um aquário de 300/400Lts lá para o final do ano ou no inicio do próximo. No entanto não me quero precipitar e quero entender primeiro o básico e ganhar alguma experiência com este. O próximo terá que ser bem planeado desde o inicio, com a vossa ajuda se puder ser, de forma a minimizar ao máximo os problemas e sem cometer os erros que cometi com este.

A verdade é que o que leio aqui e vejo é fascinante. Por outro lado nem consigo explicar-vos o quanto fico feliz por ver o estado de satisfação do peixe desde que está no novo aquário! :tongue: Até parece que está com cores mais brilhantes e vivas! É um trapalhão de primeira, acho que o bicho nem sabia nadar bem depois de tanto tempo no raio do globo. Fartamo-nos de rir com o gajo... o Bótia é belo malandro também. :happy: Mas dão-se todos bem, felizmente!

 

Mais uma questão: parece-vos bem os dois filtros, ou será demais? Supostamente a Bio Box seria suficiente, mas a realidade é que desde que meti o outro filtro tenho a água muito mais limpa. Já para não falar que o Mohamed e o Bótia grizam-se todos a brincar na saída de água do filtro!

 

Muito obrigado pela ajuda. Vamos ver como evolui a coisa. Vou mantendo o pessoal informado!

A ver se arranjo tempo para tirar umas fotos do aquário para postar aqui. A que tenho no avatar foi tirada com o tlml. É o Mohamed, é claro. eheh

 

bowdown bowdown bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso sal da cozinha mesmo, embora nas lojas exista sal próprio para aquário. Na minha opinião devias ver o quanto antes as plantas, plantas consomem amónia. Quanto aos dois filtros, basta um externo com capacidade para o aquário. Anti stress, olha Aquasafe, por exemplo. E outra coisa se notares que já não tens íctio no aquário não uses o sal. Quanto ao ph, compra um produto para baixar o ph, geralmente umas gotas num garrafão de 5 litros já metem a agua a 7.0/7.1, usa uma seringa para o efeito, e jogas umas 4 ou 5 gotas para o garrafão que deve chegar, é o que eu faço. E olha para completar o rol de sujestões, compra um produto que se chama Safestart é barato nos hipermercados e despeja a embalagem lá para dentro, são bactérias vivas. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrário do que se pensa um aquário de grandes dimensões é mais facil de manter do que um aqua pequeno, pois os valores demoram mais tempo a alterar-se até à TPA seguinte.

 

Segue o que Fernando te diz, pois deves ter cuidado com a variação do PH.

 

Na minha opinião deverás fazer os testes necessários para ver qual é a duração do teu ciclo do azoto, para assim saberes quando deves fazer a manutenção ao aqua com a respectiva TPA e descobrir a razão porque não consegues baixar os valores.

 

Lembra-te que a colocação de mais um animal pode alterar significativamente os valores do aquário pelo deverás tomar essa decisão após boa analise.

 

Boa sorte e fotos do aquário no respectivo subforum serão bem vindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso sal da cozinha mesmo, embora nas lojas exista sal próprio para aquário. Na minha opinião devias ver o quanto antes as plantas, plantas consomem amónia. Quanto aos dois filtros, basta um externo com capacidade para o aquário. Anti stress, olha Aquasafe, por exemplo. E outra coisa se notares que já não tens íctio no aquário não uses o sal. Quanto ao ph, compra um produto para baixar o ph, geralmente umas gotas num garrafão de 5 litros já metem a agua a 7.0/7.1, usa uma seringa para o efeito, e jogas umas 4 ou 5 gotas para o garrafão que deve chegar, é o que eu faço. E olha para completar o rol de sujestões, compra um produto que se chama Safestart é barato nos hipermercados e despeja a embalagem lá para dentro, são bactérias vivas. Cumps.

 

Obrigado de novo!

As plantas já vou ver hoje. O Ictio já desapareceu com o tratamento. Os peixes estão impecáveis.

Relativamente aos filtros a coisa complica-se pois não tenho sitio para meter um filtro externo neste momento (entenda-se, sem que fique no meio da sala à vista...). Além de que o Aquaball tem 2 ou 3 semanas... e não foi barato. :confused4:

Dizes que o Safestart são bactérias? O Sera Bio Nitrivec diz que tem bactérias também. Depois não serão a mais?

 

Desculpem tanta pergunta... é demasiada info, produtos, etc. :eusathink:

 

Na minha opinião deverás fazer os testes necessários para ver qual é a duração do teu ciclo do azoto, para assim saberes quando deves fazer a manutenção ao aqua com a respectiva TPA e descobrir a razão porque não consegues baixar os valores.

 

O problema é conseguir entender como vocês a conjugação de todos os valores. Confesso que para mim ainda não é tão claro assim... :eusathink:

 

Com o tempo vai lá... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo que me parece que passou despercebido ao pessoal mais experiente que já viu e comentou este topico - A fauna!

 

O oranda é um peixe de agua fria e os restantes são de agua quente...

 

No entanto deixo este assunto à consideração de pessoal mais experiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da fauna (que está erradamente misturada é certo) é que sujam muito, até talvez pela alimentação que lhes é dada (flocos possivelmente) e que poderá estar a contribuir para a deterioração da qualidade da água.

 

Os animais não são os indicados para o aqua, no entanto já estão comprados. Não querendo o user troca-los ou dá-los, pois está à espera do aqua grande, urge indentificar as causas dos valores obtidos e a convivência de animais destintos podem estar a contribuir para isso.

 

Obrigado yangelis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra questão é o sal, os bótias (como os corys) são peixes sem escamas, não toleram bem o sal. Nesse aquário o único que pode ter vantagem em ter algum sal é o Mohamed.

 

O filtro só tem 2-3 semanas ainda não tem tempo para estar e trabalhar em pleno, há que ter calma, quando tiver o áqua grande põe um externo.

 

Há plantas que não precisam de substrato fértil nem adubações, não se esqueçam que a amónia está elevada, os peixes de água fria gostam das plantas tenrinhas para salada e os peixes de fundo revolvem o substracto.

 

Para baixar a amónia podes reduzir um pouco a quantidade de comida, aspirar o fundo e fazer trocas parciais de água maiores e mais frequentes. Se já tens Sera nitrivec não vale a pena comprar mais bactérias, esse é bom.

 

Cumps,

João

 

ps: não te metas a seguir as opiniões todas, meter muita coisa ao mesmo tempo no aquário é sempre mau. os peixes precisam de calma e estabilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem duvida cada cabeca sua sentenca, quanto as plantas e peixes de agua fria, bom eu actualmente ate tenho dois cometas com duas anubias no aquario e sem problemas, pela minha experiencia que nao passa de opiniao em aquas de agua fria e dependendo da especie sempre e natural ter plantas com raiz e folha dura ou entao plantas de crescimento rapido tipo as elodeas, nao e a toa que algumas sao mesmo para aquarios de agua fria e essas plantas de crescimento rapido pela logica simples vao consumir mais amonia o que quer dizer que as bacterias nitrificantes vao transformar menos amonia em nitritos e por ai adiante permitindo um ecossistemaq mais equilibrdo, continuo a aconselhar plntas, mas la esta opiniao apenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que dizes são fortes e fáceis, não precisam de substrato nem fertilização.

A anúbia gosto muito é fácil de introduzir no aquário já montado, e pouco apetitosa.

A elódea será mais útil a consumir a amónia e outros azotados porque é de crescimento rápido. Também não precisa ser plantada, basta agarrar um molho a uma pedra ou deixar uns pés a flutuar.

 

Se quiseres elódea e rabo de raposa basta vir cá buscar, tens é que pesquisar primeiro se o Mahomed não desfaz o rabo de raposa , senão fica uma grande porcaria de folhinhas e pode entupir os filtros.

Filtros, eu acho que muitos é bom desde que não incomode os peixes, adoro ver os corydoras a nadarem contra a corrente todos satisfeitos.

 

Quanto aos peixes os orandas e os plecostomus vão ficar todos satisfeitos no aquário grande, são de temperaturas moderadas. Os bótias costumam ser de água quente, não sei qual é a temperatura mais baixa a que se sentem felizes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais um MUITO OBRIGADO a todos pelas dicas, ajuda e por tudo! bowdown

Desculpem não dizer nada há 2 dias mas 5ª feira foi um dia complicado e ontem também.

Ontem saí mais cedo e fui à procura das Plantas, mas tive azar pois não consegui encontrar nenhuma das 3 recomendadas. ;)

Na Aquaplante não tinham de momento (acabei por adquirir uma Limnophila/Eustralis Stellat que me foi recomendada por ser de fácil manutenção, tendo em conta que o aqua não tem substrato). Em outra loja que fui, no Odivelas parque não tinham nenhuma e no Loures Shopping têm as 3, mas estavam nos tanques onde os peixes novos estão a fazer quarentena e não me quiseram vender por precaução. Ficaram com o meu contacto e lá para terça-feira ligam-me, depois de terem terminado o tratamento. Deixei reservado.

 

Quando cheguei a casa, preparado para fazer um TPA e meter a planta (e umas pedras de vulcânicas que comprei), tive uma desagradável surpresa ao fazer os teste: primeiro fiquei todo contente por ver que a amónia estava a baixar, mas logo de seguida verifiquei que tinha os Nitritos e Nitratos a rebentar a escala! :D :D :D

Aqui ficam os valores:

 

27.08.2010 - 19:00h - 26º

PH: 7,5

NH3/NH4: 0,5

NO2: 5,0

NO3: 100

 

Fiz logo o TPA de 25% da água e adicionei 3 doses de Toxivec, conforme indicado no teste.

Mal dormi de noite, sempre a espreitar os peixes com medo que morresse algum... ;)

 

Entretanto acabo de fazer novo teste e verifico que a amónia está a 0 e os Nitratos baixaram um pouco. No entanto os Nitritos continuam lá em cima...

 

28.08.2010 - 18:00 26º

PH: 7,5

NH3/NH4: 0,0

NO2: 5,0

NO3: 50

 

Que vos parece que está a causar isto? Suponho que seja o pico de Nitritos do ciclo, mas não era suposto dispararem os dois valores ao mesmo tempo de repente, pois não?

Deveria ocorrer o de Nitritos e de seguida o de Nitratos, acompanhado pela descida dos Nitritos, certo?

A propósito, obrigado pelo link João Paulo, agora já entendo melhor. :D

 

Bom, vou fazer outro TPA... espero que os peixes aguentem a azelhice do dono... :priere:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, pelos resultados, são animadores, a amónia está a ser transformada a um bom ritmo em nitritos, o que é bom, agora os nitritos estão logicamente altos devido a esse processo, os valores altos de nitratos querem dizer o mesmo e querem igualmente dizer que faltam-te plantas para consumir uma percentagem deles, quer-me parecer que fizeste alguma coisa que quebrou o ciclo do aquário com esses grupos de testes simplesmente, porque agora parece que estão a voltar o sitio, se ainda tens o sera nitrivec despeja mas é o resto da embalagem todo lá para dentro, neste momento não precisas de produto para suavizar como é o toxivec mas precisas de bactérias, mais bactérias, e continuo a achar que o ph devia estar mais proximo se não mesmo a 7.0, pois nesse ph e com uma temperatura bem controlada na casa dos 26 graus a amonia é bem menos perigosa. Nitritos não devem ultrapassar a casa de 0.05 e nitratos a casa de 80 só para teres uma ideia.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, espero que isto vá ao sitio.

Vou monitorizar a coisa atentamente. O Bótia tá meio parado... se não se animar com a comida daqui a pouco (ontem não lhes meti comida devido ao disparate do valor dos Nitritos) creio que o vou tirar do aquário durante um dia ou dois até isto estabilizar. :confused4:

Sobre o PH, li que um tronco ajuda a baixar, é correcto? chainsaw

Ontem comprei um tronco também, mas está de molho a ver se deita muito "chá".

Avisaram-me na loja que era provavel que isto ocorresse... mas já o fervi 2 vezes com um pouco de sal e a água mantém-se limpa.

Amanhã vou comprar o produto para baixar o PH.

 

Obrigado pela ajuda.

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, continuo na luta com os Nitritos.

Hoje os valores dos testes foram os seguintes:

 

PH: 7,5

NH3/NH4: 0,0

NO2: 5,0

NO3: 50

 

Ou seja, exactamente os mesmos de ontem. A amónia foi-se e os Nitratos baixaram, mas os nitritos não há maneira de baixarem...

Até já fiz o teste à água da torneira, mas deu 0.

Entretanto ja fiz duas TPA's de 10lts/cada, uma ontem depois do teste e outra agora mesmo.

Já fui comprar mais Bio Nutrivec. O outro frasco acabou-se.

Também comprei o produto para baixar o PH, da Waterlife. Espero que funcione.

 

Ontem à noite tive que tirar o Bótia do aquário. Estava no fundo meio de lado e já quase não se mexia.

Felizmente que é verão e a água à temperatura ambiente aqui em casa mantém-se nos 26º.

Entretanto melhorou substancialmente, já come e já recuperou alguma vivacidade. :(

 

Os únicos que parecem não estar afectados com isto tudo é o Mohamed e o Pléco... continuam como se nada se passasse de estranho.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser uma ideia estupida, mas cá vai:

 

Estive a ler o que já se escreveu por aqui e esses valores não poderão estar a ser alterados pelo tipo de comida que lhes estás a dar?

 

Pode parecer ridicula a ideia, mas... os animais comem toda? Alimentas uma vez por dia ou mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser uma ideia estupida, mas cá vai:

 

Estive a ler o que já se escreveu por aqui e esses valores não poderão estar a ser alterados pelo tipo de comida que lhes estás a dar?

 

Pode parecer ridicula a ideia, mas... os animais comem toda? Alimentas uma vez por dia ou mais?

 

Olá João, não faço ideia se poderá ser isso.

Hoje estou fora do pais, mas amanha já te dou dados concretos sobre a comida.

Normalmente dou-lhes pouca comida pois já sei que não devemos abusar. Dou flocos ao Oranda e um granulado ao Bótia. O pléco dou-lhe um comida em pastilhas. Como as pastilhas são grandes, dou-lhe apenas 1/4 de pastilha dia sim dia não, antes de apagar a luz. Os outros são alimentados apenas uma vez por dia, á hora de jantar. Pouca comida, isto é, o que conseguem comer em 2 ou 3 minutos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem coloque courget para os seus plecos, já li ervilhas cozidas uns segundos no microondas...não sei se será a alimentação mas já tenho lido em alguns foruns que alguma comida (marca) pode alterar significativamente a qualidade da água num espaço de poucos dias, se não for ingerida pelos animais.

É apenas uma ideia...não sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 de nitritos é demasiado alto para ser só factores de comida, geralmente valores desses de nitritos tão exagerados só costumam acontecer com má manutenção do filtro e consequente morte de grande parte da colónia de bactérias nitriificantes, o que pode ter levado ao aumento considerável da amónia e agora estarem-se a restabelecer ou então o aquário ainda estar a ciclar, o que pode demonstrar os valores igualmente exageradamente altos de 100 de nitratos, em ambos os casos dá a entender picos, além do que foi dito é sempre importante saber a razão destes valores para não se voltarem a repetir. A regra de 1 litro para 1 cm de peixe é segurança mas não é absoluta, com aquário equilibrado e com capacidade biológica até se pode ter mais independentemente da capacidade. Por exemplo em água fria costuma-se dizer que os cometas são peixes que sujam muito, nada mais fora da realidade o cometa é um peixe completo e faz as vezes na maior parte do tempo de um peixe de fundo pois remexe muito o fundo a procura de restos de comida o que faz soltar porcaria que depois é apanhada pelo filtro, lá está, nem tudo é tão linear.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já estou de volta e os Nitritos continuam no máximo: 5,0.

Entretanto sobre a comida, é toda da tropical:

- Goldfish Colour (Flocos)

- Super Goldfish sinking mini sticks (uma espécie de granulado que se afunda)

- Pleco's Tabin (os comprimidos para o Pléco).

 

Entretanto para ajudar à festa, tenho o Bótia de novo com Ictío... ;)

Mais seis dias de tratamento com o Protozin. Mas desta vez vou tirá-lo do aquário para fazer o tratamento.

Os outros peixes estão bem e suponho que não lhes faz falta andar a "respirar" químicos durante mais 6 dias.

Já bem basta tudo o resto... :discuss_gathering:

 

Em relação aos filtros, nunca os desligo. De duas em duas semanas dou-lhes uma lavadela na àgua retirada do aquário.

Os elementos filtrantes não chegam a estar mais de 2 minutos fora do aquário. A mini Biobox e o Eheim aquaball tornam possível retirar os elementos para manutenção sem ter sequer que desligar as bombas.

 

Em relação a esta situação toda, tenho que vos agradecer sinceramente toda a ajuda e opiniões deixadas.

Não tenho dúvidas que a culpa disto tudo é minha, por não ter feito as coisas como deve ser.

Infelizmente agora é tarde e sou incapaz de eliminar os peixes para recomeçar de novo, pelo que isto é um pouco "gestão de danos".

Espero conseguir salvar os bichos.

 

Outra novidade com que me deparei hoje ao chegar a casa foi as plantas metade depenadas... os gajos mandam-se a elas como se fossem uma iguaria!

Mais uma vez, suponho que seja por a única espécie de plantas introduzida no aquário não ser nenhuma das que o Fernando sugeriu.

Essas ainda estou à espera que me liguem da loja para as ir buscar... :mellow:

 

Estou a pensar comprar um Nano Aqua para fazer um mini-plantado / Hospital de apoio a este.

Além de útil para quando tiver algum peixe doente, permitir-me-ia ganhar alguma experiência com as plantas, que, confesso, é algo que me faz alguma confusão.

Parece-vos boa ideia?

 

Abraços. Vou atacar um TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre tive um aquário de reserva (agora não) para servir de quarentena.

Pode ser uma boa opção para tratares o animal livrando os outros o stress dos tratamentos.

 

Deves ser rigoroso nas manutenções do aquário tendo atenção que o ciclo deve ser restabelecido.

 

Acredito com isso irás baixar os valores.

 

Boa sorte.

 

EDIT: erros ortográficos

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre tive um aquário de rezerva (agora não) para servir de quarentena.

Pode ser uma boa opção para tratares o animal livrando os outros o stress dos tratamentos.

 

Deves ser rigoroso nas manutenções do aquário tendo atenção que o ciclo deve ser restabelecido.

 

Acredito com isso irás baixar os valores.

 

Boa sorte.

 

Olá João Paulo, também acho que ter um aquário para servir de hospital é boa ideia.

Já estou a ver preços para um cubo, máximo 30x30x30.

Pelo menos com este posso fazer as coisas bem feitas, com a vossa ajuda, é claro... :shocked028:

 

Em relação à manutenção, desde que descobri o fórum tenho sido rigoroso.

Nesta última semana, desde que meti aqui a primeira msg, tenho estado a fazer TPA's dia sim, dia sim, excepto anteontem porque estava fora.

 

Estou na esperança que a coisa melhore quando meter as plantas e o tronco. Este último já foi fervido 3 vezes e está quase há uma semana de molho, já não libertando nenhuma sujidade. Assim que tiver as plantas vou aproveitar para as amarrar ao tronco e introduzir logo todas estas alterações. Os peixes qualquer dia estão em stress...se é que não o estão já.

 

Abraço e obrigado.

Editado por Rfab
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.